Província Reggio Emília

Alguns dias atrás, me perguntaram onde se localizava, na Itália, a província de Reggio Emilia e, vejam só, a Prof.ª Dinéia me presenteou com esse mapa, sem sequer imaginar que eu estava a procurar por ele. Quem diria, Reggio Emília fica ao lado da terra natal de Luciano Pavarotti – Modena.

Cidade de Reggio Em�lia

Clique no mapa e vá direto para a entrevista com a coordenadora pedagógica da Reggio Emília.

Se você quiser saber mais sobre a educação nessa cidade vá para a página Abordagem Reggio Emília. Lá você encontrará outros sites interessantes.

Pessoal, a Itália respira arte, é impressionante isso! Todo artista tem que conhecer a Europa e passar um bom tempo na Itália, suas vilas, construções, afrescos, é tudo tão fabuloso e inesquecível! Não dá para explicar. Tem que ir até lá e se sentir pequenininho diante da grandiosidade das obras arquitetônicas, plásticas etc., as quais nossos ancestrais registraram para que seus descendentes saibam que são frutos da continuidade da história da humanidade que começou lá atrás. Continuidade é sinal de vida, “vida passada que reflete no presente e transforma o futuro”. Memória viva e atuante, ela não ficou estática no passado; essa memória atua no presente e nos impulsiona para o futuro de nossos descendentes.

Tantas coisas em mim mudaram depois que fiz essa viagem! Tantos conceitos refeitos, e tudo em nome da arte. Fico imaginando essas crianças que são educadas com a abordagem da Reggio Emilia e que podem desfrutar dessas maravilhas! Não diria que é mais fácil ser educador num lugar assim, mas que deve ser mais prazeroso ainda, creio que sim! Mas como não estou lá, então faço minha parte aqui mesmo e desfruto desse prazer aqui no Brasil, pois temos coisas maravilhosas para ensinar e aprender sobre nossa cultura.


About these ads

Tags: , , ,

15 Respostas to “Província Reggio Emília”

  1. maria aparecida zaccarelli Says:

    Estou muito feliz com as informações -não se esqueçam de mim.
    Grata

  2. LÉIA Says:

    o clik no mapa não funcionou…quero muito saber o endereço,pois julho pretendo ir para a Itália e visitar Reggio Emilia

  3. marcia moreira da silva rocha coelho Says:

    olá
    Sou diretora de uma escola municipal de educação infantil em Ubatuba,São Paulo. Sempre ouvi falar das escolas regianas, fiz alguns cursos e anos atras estiveram em nossa cidade, por meio de intercambio, algumas educadoras italianas, pertencentes a essas escolas. Nessa época eu não fazia parte da rede municipal de ensino, só da estadual, mas fiquei muito feliz em saber que alguns educadores ubatubenses iriam até a Italia conhecer algumas dessas escolas. Gostaria de saber se existe a possibilidade de visitar essa região através de bolsa de estudo, pois acredito que muito poderia contribuir com nossa educação.

  4. Rudnei de Oliveira Says:

    É por causa dessas realizações do Homem que me orgulho de fazer parte desta raça !

  5. vilsiane Says:

    Olá, gostaria de receber informações mais detalhadas sobre a evolução de algum projeto (desde a origem) com as crianças em Reggio Emilia.

    obrigada,

    Vilsiane Pereria

  6. Marcela Pereira Says:

    Olá profª
    Tenho acompanhado na mídia tudo sobre as escolas infantis de Reggio Emília, pois sou professora. No entanto quero saber mais. Onde posso encontrar mais informações?

    Obrigada, Marcela

    • Elisa Kerr Says:

      Olá Marcela,

      Você já leu o livro “As cem linguagens da criança:…” ? Ele é muito bom, vale a pena ler. No blog tem alguns posts sobre o assunto e alguns sites, inclusive o deles mesmo. Digite no campo de busca do blog Reggio Emília que vc encontrará mais coisas. Obrigada pela vista.

  7. Isabella Says:

    Oi professora!
    Quero muito conhecer as escolas de Reggio!!! Como faço? Vc tem alguma dica?
    Muito obrigada,
    Isabella

  8. Bianca Morais Says:

    Gostaria de receber mais informações sobre a educaçao e projetos das escolas de Reggio Emilia.
    Também como faço para visitar um dia e me aprofundar nos estuos

    desde já muito obrigada,

    BIANCA

  9. Elisa Kerr Says:

    Teresa Cristina,

    Assim que eu terminar o mestrado vou passar uns dias lá, quero conhecer pessoalmente as escolas e a educação que eles oferecem a população. Já vi diversas fotos sobre o lugar, mas o gostoso mesmo é visitar.

  10. Teresa Cristina Maciel Says:

    O meu filho mora em Sorbolo ( Regio Emilia) e fiquei encantada com o lugar, êle é Italo-Brasileiro mora lá há dois anos é muito bonita aquela região esse ano em dezembro irei novamente para o casamento dêle.Troxe muitas fotos de lá.

  11. Elisa Kerr Says:

    Yeda,
    A profª Dinéia Hypolitto é docente na Universidade São Judas Tadeu – SP nos cursos de Licenciatura e Pedagogia. Mestre em Educação e Avaliação pela PUC de SP. Ela é dez! Vou ver se posso disponibilizar o E-mail dela para você, ou fique de olho nos comentários pois ela pode te responder aqui mesmo. Visite o site dela, está no minha lista de favoritos na área de educação.

  12. Yeda Says:

    Estou pesquisando uma obra de um amigo, a assinatura é de Dinéia e datada de 81. A obra foi adquirida em Goiania.
    Gostaria de saber informações sobre esta professora Dinéia.
    Obrigada
    Yeda

  13. Prof.Denize Thomaz Says:

    prof. Elisa adorei as dicas sobre Reggio Emilia. O seu blog está muito bom. parabéns! Tenho pesquisado bastante sobre encadernação. Talvez faça o próximo curso sobre encadernação no ano que vem no CEAM. Gostaria de parabenizar os coordenadores do Projeto Prof. Ubajara E prof. Dinéia, e a iniciativa da Universidade em propiciar um curso gratuito para a comunidade. prof. Denize Thomaz

  14. Prof.eli Says:

    Elisa concordo plenamente com você, pois sou neta de italianos , e passeei muitas vezes de férias pela Itália. Você tem razão ficamos pequeninos diante da grandiosidade das obras de arte que temos por toda a Itália. Se todos os professores de Artes pudessem ter o mesmo privilégio que você , seria muito bom para os alunos. Trabalhei vinte anos com Educação Infantil no munícipio de São Paulo, e conheço bem a história das escolas municipais de Reggio Emília na Itália, e te digo que muitos professores atualmente já fazem um pouco do trabalho que é feito em Reggio Emília. Tenho esperança que daqui alguns anos também poderemos ter escolas de Educação Infantil no nosso país com mais qualidade . Abraços. ELI Bendito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 127 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: