Restauração de livros

Hoje, deixo para meus alunos mais um artigo interessante sobre conservação e restauração de documentos e fitas de vídeo. Nele, a autora responde a diversas perguntas sobre o assunto.

Maria José Távora Queiroz Cobra, especialista em restauração e conservação do acervo bibliográfico da Universidade Federal de Brasília.

Vez por outra recebo uma pergunta sobre restauração ou conservação de livros e documentos. Listo abaixo as perguntas que mais freqüentemente me são feitas, e uma breve resposta a cada uma. Claro que estas recomendações são oferecidas sem qualquer conhecimento detalhado da situação ou condição do material. De fato, seria irresponsabilidade alguém dar opinião ou recomendar qualquer tratamento sem ver o material a ser preservado ou restaurado. Por esse motivo as respostas são escritas em termos gerais, apenas procurando indicar que existem soluções possíveis para muitos dos problemas de restauração e conservação.

Clique aqui para ler a matéria na integra.

Sugiro também, seguindo a mesma linha, outro artigo, dessa vez do DECOD – Centro de Documentação da Universidade de Brasília. Nesse caso, clique aqui para que tenha acesso a essa matéria, a qual conceitua alguns aspectos específicos da área de conservação, papel e documentos gráficos.

About these ads

Tags: , ,

6 Respostas to “Restauração de livros”

  1. ana lucia coelho Says:

    preciso entrar em contato para serviço de restauração de livros e materiais audio visuais ou empresas que façam este trbaçho

  2. Marilene Araujo Says:

    Somos uma empresa publica, precisando comprar material para restaução de livros, jornais e revistas. Onde podemos comprar material de restauro. Pois nos localizamos em Mossoró/RN e precisamos de orçamentos diferentes.
    grato pela ajuda,
    marilene

  3. amilcar guevara Says:

    Somos uma empresa publica, precisando comprar material para restaução de livros, jornais e revistas. Onde posso comprar esrtes materiais como trinchas, dobradeiras, fitas etc a não ser na Casa do Restaurador.
    grato pela ajuda,
    amilcar.

  4. Nana Says:

    Elisa

    Esse blog foi uma descoberta maravilhosa. Gostaria muito de aprender encardenaçao, mas moro no interior de SP – Piracicaba e aqui não tem nenhum curso.
    Gostaria de dicas de bons livros e seu email de contato em pvt.
    Abraço
    Nana

  5. Leandro Souza Says:

    Olá querida e amada Elisa,

    Tudo bem com você e sua família? Espero que sim. É o Leandro lá do CEAM, lembra? rs. Muito interessante esse post sobre Restauração de Livros, muito bom mesmo. O endereço de meu blog está acima, mas olhe, não espere lá essas coisas não hein, rs. É bem simples.
    Um ótimo começo de semana e até breve se Deus quiser.
    Beijo dear.

  6. Augusto Machado Paim Says:

    Elisa, que belas palavras! Muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 118 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: