Papel e lápis de cor: exposição dos trabalhos

No bimestre passado (fevereiro, março – e abril – de 2009), meus alunos e eu, profª Elisa, na disciplina Artes, na 6.ª série (7.º ano),  trabalhamos a composição plástica e seu elemento principal: a linha: linhas retas, paralelas, verticais, horizontais, perpendiculares, curvas, mistas, quebradas e angulares. Depois trabalhamos as formas geométricas: círculos, circunferências, quadrados, retângulos, trapézios, losangos e triângulos.

Todos esses conceitos foram transformados em desenhos muito criativos realizados pelos alunos.  Aprendemos, também, algumas técnicas de  uso do lápis de cor.

Neste bimestre (maio e junho – e julho – de 2009), trabalhamos em conjunto com a História da Arte.  Os artistas escolhidos para pesquisa e observação de suas obras foram: Kandinsky, Miró e Salvador Dalí.

Após observação de muitas obras desses renomados artistas, sugeri que realizassem as atividades de acordo com as metas descritas abaixo:

1º- Executariam três desenhos distintos e abstratos, utilizando linhas, formas geométricas e deformação da imagem;

2ª - Realizariam uma obra de cada vez, observando os erros e acertos, e somente depois dessa reflexão sobre seu próprio trabalho poderiam passar para a próxima ilustração;

3ª – Teriam de explorar as técnicas de  uso do lápis de cor; o fundo da ilustração teria de ser bem trabalhado e fazer parte da composição da imagem.

Parabéns alunos das 6ª séries, vocês fizeram um ótimo trabalho!

Vejam abaixo as melhores composições das turmas A, B, C e D:

Aulas ministradas no Ensino Fundamental II da Escola Municipal Eduardo Prado na zona leste de São Paulo,  primeiro semestre de  2009 – Professora Elisa M. Kerr.

About these ads

Tags: ,

6 Respostas to “Papel e lápis de cor: exposição dos trabalhos”

  1. Rodrigo Bastos Raposo Says:

    Olá professora!
    Muito legal o trabalho que você desenvolve.
    Gostei também de uma postagem sua sobre Carl Rogers e a educação.
    Estou tentando adotar técnicas para tornar a aprendizagem mais significativa com meus alunos da faculdade e seu trabalho é inspirador.
    Um grande abraço,
    Rodrigo.

  2. Marini Santos Says:

    Gostei!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. ingrid 6ºD Says:

    muito bom amei prof. não esperava que os desenhos ficasse tão lindos amei!!!!! bjus ingrid 6ºD eduardo prado

    • Elisa Kerr Says:

      Olá Ingrid, agora que você já sabe que fica bonito, capriche nessa que estamos fazendo agora. Acho que vai ficar mais bonito ainda. Parabéns, o seu ficou muito bonito também.

  4. Dôra martins Says:

    Professora Elisa como faço para trabalhar artes na educação infantil?Estou falando em plástica.gostaria de diversificar o trabalho em sala e não ficar só no pintar com lápis de madeira , desenho livre,achei lindos os trabalhos como faço para trabalhar com tinta ,por exemplo gostaria muito de fazer releitura de algumas obras como portinari, picasso ,o que faço?Ou não é possível na educação infantil?

  5. Denize Thomaz Says:

    Cara professora Elisa os trabalhos realizados pelos seus alunos estão lindíssimos. Nota Dez para você e para toda a turma, adorei .Parabéns ! Abraços professora Denize Thomaz – rede Municipal de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 114 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: