Reggio Emília: uma abordagem artística na educação infantil

No dia 29/09/2009 ministrei uma aula no curso de Pedagogia da   Universidade São Judas Tadeu -USJT-  a convite da profa. Dinéia Hypolitto. Para o profissional da educação e da área de artes, é sempre prazeroso contribuir com minhas futuras colegas e transmitir para elas a importância da Arte para a  aprendizagem da criança. Após a aula, prometi a(os) aluna(os) que deixaria aqui no blog as novas publicações sobre essa escola, sob o tema “escola de educação infantil italiana Reggio Emília”.  Para entender um pouco mais sobre o contexto da escola leia um pouco sobre o seu surgimento em Histórico da Reggio Emília e, os sites que indico na página Abordagem Reggio Emília .

Na edição da Revista Criança do professor de educação infantil no. 43 foi publicado  uma  entrevista com Bruna Elena Giacopini e Lanfranco Bassi  Reggio Emília: uma experiência inspiradora”, realizada por Vitória Faria e Alex Criado. Esta reportagem está muito interessante.

Também publicou, a partir da página 19,  e os integrantes do GAE – grupo ambiental de educação – o artigo escrito por Angélica Miranda do RJ/Rj e outros autores “Arquitetura e educação juntas para uma educação infantil melhor” que fala  sobre os espaços do ambiente escolar e sua importância para a aprendizagem da criança. Para a abordagem Reggio Emília o espaço de aprendizagem é muito importante, por isso aconselho que  leia.

A  revista também traz  para você o artigo sobre  “Faz de conta: invenção do possível” escrito por  Adriana Klisys de BH/MG, que muito lhe ajudará na disciplina de psicologia.

A edição 44  da Revista Criança do professor de educação infantil, por Joseli Pereira Lobo – professora de educação infantil da rede municipal de BH – escreve sobre “Um currículo centrado na arte”, continuando o tema da revista anterior. E, para aprofundar  um pouquinho mais em educação centrada na pessoa, sairemos da Revista Criança um pouquinho e vamos passear por outros links e ler sobre essa teoria de Carl Rogers em:  Humanismo – Carl Rogers e Concepção de Carl Rogers sobre aprendizagem.

De volta à revista,  Angélica Miranda realizou uma entrevista com a professora Léa Tiriba  com o tema  “Consciência Ecológica se aprende com o pé no chão”, muito boa também. Arrume um tempinho e leia com muito carinho, o planeta Terra agradece!

Bibliografia

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0153/aberto/mt_244113.shtml

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. 10. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância . Porto Aelgre, RS: Artmed, 1999.

FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloisa Correa de Toledo. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

LEENHARDT, Pierre. A criança e a expressão. Lisboa: Editora Estampa, 1973.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 2 ed., São Paulo: Cortez,1995.

MAHONEY, Abigail A. e ALMEIDA, Laurinda R do. A constituição da pessoa: na proposta de Henry Wallon. São Paulo: Ed. Loyola, 2002.

PARRAMON, Jose Maria. Luz e sombra em desenho artístico. Rio de Janeiro: Ibero-americano, 1986.

ROGERS, Calrs R. “Liberdade de aprender em nossa década”. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

_____________. “Tornar-se pessoa”. Trad. Manuel J. C. Ferreira, 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Boa leitura.

Elisa Mello Kerr

About these ads

Tags: , , , , , , , ,

6 Respostas to “Reggio Emília: uma abordagem artística na educação infantil”

  1. Carla Says:

    Oi,
    Sou estudante de Pedagogia e preciso apresentar um trabalho acadêmico. Onde fale da experiência em que um professor de Educação Infantil esteja apresentando uma produção com arte, que foi realizada com as crianças com que leciona. Pode ser um projeto ou uma aula, na escola ou em um espaço cultural, onde as crianças tenham vivenciado o contato com a arte (artes visuais, música, dança ou teatro) numa prática intencional, interessante, estimulante e que promoveu nos alunos novos conhecimentos sobre arte, materiais e técnicas artísticas.
    E também dê suas informações:
    Qual o nome do professor que realizou a aula ou projeto?

    2. Onde e quando a aula ou projeto foi realizado?

    3. Qual a expressão artística que foi trabalhada (artes visuais, música, dança ou teatro)?

    4. Quais foram os objetivos da aula ou projeto?

    5. Quais foram as estratégias e os materiais utilizados?

    6. O que foi realizado com as crianças (ou qual a produção do projeto ou aula)?

  2. Rosangela Says:

    Caríssima Elisa,
    Como sempre a sua parceria com a Dinéia Hipólito é maravilhosa! E com isso quem ganha somos nós! Pois temos acesso às suas produções que por sina são muito bem elaboradas, Parabéns!
    Bem, ESTOU PASSANDO POR AQUI PARA TE FAZER UM CONVITE! O ESSÊNCIA DA PEDAGOGIA ESTÁ COMEMORANDO A CHEGADA DE 30.OOO ACESSOS E LANÇOU UM SORTEIO! GOSTARIA MUITO QUE VC PARTICIPASSE (PASSA LÁ NO BLOG PARA CONFERIR)E, SE POSSÍVEL, ME DESSE UMA AJUDINHA DIVULGANDO O SORTEIO AKI NO SEU ESPAÇO!

  3. Lenita M. de Ameida Says:

    Professora Elisa estou revisitando o seu blog, e devo dizer-lhe que esse post tem uma rica bibliografia para os docentes da educação infantil. é importante a sua preocupação com essa área , articulando a arte. Espero que continue nos brindando com mais posts como esse. Parabéns !Mestre em Educação – Lenita M. de ALMEIDA

  4. www.elitemonografias.com.br Says:

    MONOGRAFIA-ARTIGO-RESENHA-RESUMO-DISSERTAÇÃO-TESE E OUTROS….

    Elaboracao , Orientacao , Complementacao ou Conclusao. Desde a escolha de um tema atual ate a seu resultado final.Interatividade direta com os orientadores. Garantindo excelencia em qualidade e exclusividade . Possuimos toda a documentacao de uma Empresa totalmente legalizada. Conheca nossos servicos , temos um especialmente para voce.
    Sites
    www .dissertacaoetese. com. br
    www . elitemonografias. com. br
    (11) 7542-2121
    MSN: dominiomonos@hotmail.com

    obs: os enderecos devem ser digitados sem espacos.

    Acesse nosso site agora mesmo: http://www.elitemonografias.com.br
    http://www.dissertacaoetese.com.br
    msn: elitemonografias@hotmail.com
    tel- 11-7542-2121

  5. Denize Thomaz Says:

    Cara Elisa adorei as sugestões para a pesquisa da Reggio Emília. Gostaria de parabenizá-la mais uma vez, pois o seu blog é realmente rico embibliografia e sugestões. Abraços prof. denize thomaz

  6. Dinéia Hypolitto Says:

    Cara Professora Elisa , eu e a turma de alunos do 1APGN- Pedagogia da Usjt agradecemos a sua riquíssima palestra do dia 29/09 sobre Reggio Emíllia, e também as sugestões deste excelente post.Abraços Professora Dinéia Hypolitto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 117 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: