Como Conservar seus Livros

Após ter lido o livro “Conservar para não Restaurar”, escrito por duas colegas de profissão, Lucy e Ione, pensei comigo: este não é um título qualquer, é um lema. Durante quinze anos estudando e trabalhando com restauração de livros e papéis, adotei este lema, não apenas nesse campo de atuação, mas também para muitos aspectos de minha vida, como: meus pertences, minha casa, minha rua, minha cidade, minhas amizades… Se me preocupo em cuidar bem e da maneira correta de tudo ao meu redor, os conservarei intactos por mais tempo – e provavelmente não terei que restaurá-los ou comprar outros. Nossos livros não fogem à regra. Seu tempo de vida útil dependerá dos cuidados e da forma com que os manuseamos. Mesmo sendo frágeis, podem manter-se úteis por séculos. Neste texto, explico como guardar, manusear e conservar esse bem que enriquece nosso saber e o das gerações seguintes, que aprenderão a buscar, com gosto e zelo, em nossa pequena biblioteca, o seu conhecimento. Desta maneira, se enriquecerão cada dia mais e se aventurarão em outros mundos imaginários, mágicos, lógicos e, muitas vezes, até aterrorizantes. Deixando como herança aos filhos e netos o único bem que ninguém poderá tirar de suas vidas – o conhecimento!

Posição correta dos livros na estante.

Primeiramente, observe como você guarda os seus livros na estante. Caso tenha-os guardado em uma caixa, tire-os imediatamente! Enquanto estiverem lá dentro, estragarão muito rápido. O livro deve ficar em pé, formando um ângulo reto com a prateleira, já encostado ao próximo livro, um ao lado do outro. Evite pressioná-los um contra o outro; o livro precisa deslizar suavemente ao ser retirado da estante. É fundamental que isso ocorra sem que haja qualquer atrito entre eles. Caso contrário, será necessário segurá-lo com força pela lombada, o que o danificaria. Enfileire-os de forma a conseguir manuseá-los segurando-os pela capa. . Quanto aos que ficarem na prateleira, ajeite-os para que um não tombe sobre o outro; isso poderá arrebentar sua costura. Tome muito cuidado com as unhas para não machucá-los e mantenha suas mãos sempre limpas. Portanto, não coma ou beba nada próximo aos livros; acidentes acontecem com todo mundo.

Deixe uma folga para deslizar o livro

Escolha bem o local da estante em que guardará os livros: a luminosidade excessiva desbota suas capas e a umidade deforma tanto a sua capa como o miolo. Portanto, mantenha-os longe dos raios solares e da umidade; isso os deixará muito felizes!

A poluição e a poeira são danosas para nós – e também para nossos livros. Para evitar que os danos que causam sejam maiores, devemos manter os livros livres do pó. Esqueça o pano úmido, ou qualquer tipo de material de limpeza. Eles diminuem o tempo útil de seus livros. Limpe sempre as estantes e as capas de seus livros com uma flanela seca.

Existem profissionais especializados em higienização de bibliotecas, que são capazes de identificar e limpar livros adequadamente. Nem sempre o que parece pó é realmente pó; pode ser algum tipo de fungo e estes são perigosos à nossa saúde; portanto, deixe esta parte para os profissionais. Lembre-se, a sua saúde está acima da saúde de seu livro.

Abra seu livro naturalmente.

Ao consultar ou ler um livro, esteja atento para a abertura natural deste. É comum pensar que, ao pegar um livro, podemos abri-lo totalmente em um ângulo de 180 graus – e assim forçamos a abertura. É certo que a lombada irá quebrar‑se, mais cedo ou mais tarde, de acordo com a qualidade e tipo do material com que o livro é feito e encadernado. Por isso, trate seus livros como um tesouro do saber que não deve servir somente a você.

Imagino que você tenha alguns livros conhecidos como “de cabeceira”. São muito manuseados e precisam de cuidados especiais. Ao transportá-los, temos de nos preocupar com o caminho a ser percorrido com eles.

O suor das mãos danifica qualquer tipo de encadernação. Para evitar esse dano, proteja-os dentro de uma pasta. Caso eles fiquem sempre em sua mesa, faça uma capinha de collor set, que deverá ser cortada da altura certa de seu livro, não havendo dobras na cabeça e pé do livro. A capa dobrará apenas no corte lateral do livro (lado oposto à lombada). Usando essa técnica elimina-se o péssimo hábito – que algumas pessoas adotam – de encapá-los com fita adesiva e papel de presente – dois grandes verdadeiros vilões dos livros! Alguns livros já são vendidos com capas de proteção, que normalmente tiramos e jogamos fora; o que é um grande erro, uma vez que essas proteções gratuitas ajudam muito em sua conservação. É comum encontrarmos livros com fitas adesivas nas lombadas, ou mesmo encapadas com contact transparente; no primeiro caso, danifica-se a lombada e o fundo do corpo do livro (miolo do livro); já no segundo, perde-se toda a capa e a lombada. O uso do contact ou da fita provocam danos irreversíveis à capa do livro e muitas vezes se estende até o seu miolo.

Temos o costume de deixar papéis, marcadores, cartas, folhinhas e pétalas secas dentro dos livros. Às vezes encontramos clipes ou mesmo vestígios de alimentos dentro deles, coitados! Quaisquer objetos, sejam orgânicos ou não, deixam marca nas páginas com que tiver contato. Com o tempo, a marca passará para as páginas adjacentes. A ferrugem causada pelos clipes corrói o papel; já a gordura, a saliva e outros materiais, acidificam‑no, tornando-o quebradiço e com manchas amareladas. O importante é manter o livro sem qualquer objeto dentro.

Sem querer ser insistente, lembre-se: os adesivos, a cola branca e o durex causam o mesmo mal que os acidificantes, com um agravante: são irreversíveis. Para tirá-los, muitas vezes se perde uma camada do papel, pois temos de usar produtos agressivos para removê-los.

Este livro foi mordido por um cachorro! Veja o estrago.

Nunca vire a página de um livro ou revista molhando o dedo na língua. Podem-se atrair insetos e roedores ao se deixarem vestígios de alimentos dentro dos livros. Pode também ser prejudicial a você, por não saber quem foi o último a molhar o dedo para trocar de página. AH! Nossas crianças e animais domésticos, como são lindos! Contudo, deixe seus livros longe do alcance deles, pois são muito peraltas e gostam de roer, rasgar, jogar no chão etc.

Aos colecionadores de HQ´s e revistas, escrevi essa página especialmente para você.

Considero o livro uma fonte inesgotável do saber. Este registro tão frágil é capaz de nos contar a história de uma nação, como também de uma família, ou uma só pessoa! Pode nos ensinar a observar as estrelas ou a aprender as primeiras letrinhas. É gostoso imaginar uma nação, cujos filhos herdem essa fonte de sabedoria. Ela nos leva a encontrar uma vertente saborosa do saber, quer seja erudito ou não. Não importa o gosto individual de cada um; o importante é sabermos que nossa descendência terá a oportunidade de explorá-la, absorvendo o conhecimento. É deliciando-se entre letras, desenhos e ilusão, que muitos artistas nos levam a desfrutar – os sonhos! Quando penso nas crianças alienadas da leitura, perco de vista o sonho de um país promissor. Visualizo nelas apenas adultos vivendo uma vida sem saída, sem futuro, sem perspectiva e o pior, sem sonhos!

Elisa Mello kerr

167 Respostas to “Como Conservar seus Livros”

  1. Mariane Silveira Says:

    Consegui tirar um pequeno risco de caneta da capa de um livro meu utilizando remover de esmalte a base de acetona. Molhei um cotonete no remover e passei levemente sobre a mancha, retirando a tinta com a extremidade seca. Saiu! Não sei dizer o nome do papel, mas acredito que funcione na maioria dos papéis de capa.

  2. Amanda Says:

    Muito bom esse post…mas como ainda moro com meus pais e na minha casa a estante é pequena, portanto não tenho espaço para colocalos-los em lugar arejado. Só tenho algumas partes do meu closet que também não é muito grande e tenho medo de entrar alguns bichos e poder se “alojar” em meus livros. Como posso arrumar um lugar onde os meus livros fiquem bem? Sem muito perigo de insetos outros bichos que possam estraga-los?
    Obrigada desde já.

  3. Adriana Says:

    Muito boa as dicas, mas ainda fiquei com uma dúvida. – Não tenho espaço para estante, terei que guardá-los em um guarda roupa, Pensei em usar a caixa de papelão, mas como vi que é prejudicial a conservação, gostaria de saber como faço então para guardá-los no guarda roupa, qual a sugestão?

  4. Relva Marsil Says:

    Eu costumo guardar meus livros envoltos em filme PVC, será que isso faz mal à eles?

  5. ganhar curtidas no instagram Says:

    Cara belo post bem interessante !!

  6. get likes on instagram Says:

    bem bacana e criativo !!

  7. A limpar livros | Livros e bicicletas Says:

    […] pano úmido para limpar livros não é técnica recomendada (leia aqui). Pode realmente estragar os livros, ou facilitar a proliferação de fungos. Mas como moro numa […]

  8. Gustavo Paes Says:

    Olá, adorei as informações. Gostaria de pedir a sua ajuda para um trabalho, faço design de produto, e estou com um projeto de criar um local para armazenamento de livros, um lugar de fácil acesso, bons para os livros, e sem prejudicar espaço na casa, e outros fatores.. Adorei seu ponto de visto e dicas.. poderia me dar dicas e ideias para um projeto? obrigado

  9. ganhar curtidas Says:

    Muito bom o post amei !!

    • Ana Says:

      Elisa, preciso de uma indicação. Vou comprar uma estante para meus livros e estou em dúvida. Estante aberta ou fechada com vidros?

      Grata, Ana

  10. Mari Rossi Says:

    Elisa, boa noite!Estou precisando muito da sua ajuda pra confecção de um álbum para fotos com costura alceada. Será que dá pra vc me orientar? Abs Marielisa Rossi

  11. Nicolle_Gutierrez Says:

    Achei essa uma matéria muito boa e interessante. E eu acho que fudo o que eata aí ajuda muito mesmo a previnir os tao queridos livros de tudo o que é ruim !
    ☆☆☆☆☆

  12. Amilton Júnior Says:

    Olá, adorei suas dicas. Estou de mudança para uma casa alugada enquanto constroem a minha casa nova, pretendia proteger meus livros com plástico bolha e deixa-los guardados em uma caixa para tira-los somente na casa nova, mas segundo sua matéria, deixa-los guardados em uma caixa pode danifica-los, o que eu faço?

  13. Djalma Says:

    Olá. Adquiri um livro didático em uma feira de livros usados e ele veio com um forte cheiro de inseticida. Alguém saberia como eliminar esse cheiro

  14. yasmim Says:

    Tah mas ou menos voce tinha que ter colocado em ordem tipo
    1
    2
    3

  15. Thiago Says:

    Oi Elisa, adorei o seu blog, através dele tirei várias dúvidas porem uma persiste é que venho percebendo que os meus livros estão ficando com a lombada empenada, gostaria de saber o que pode estar causando isto.

  16. Suzana Says:

    Olá Elisa tudo bem?
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelas dicas que li aqui.
    Mas, vamos as perguntas:
    Eu e um amigo meu estamos com um propósito de montar uma biblioteca em um centro Umbandista. A princípio tivemos a ideia de colocá-lo em uma caixa revestida, mas, conforme li aqui, vi que essa não seria uma boa ideia, no momento não temos como colocar uma instante lá pela falta de espaço físico. Nossa ideia seria guardá-los na caixa e uma vez na semana retirá-los para colocá-los em uma bancada para que fiquem visíveis para a locação.
    Aguardo ansiosamente pela sua resposta!
    Um abraço.
    Suzana Pires

  17. Luana Says:

    Olá. Adorei seu post, mas tenho uma pergunta que não foi respondida… Você saberia me dizer por que as páginas dos meus livros ondulam? É como se começasse a criar um espaço em algumas folhas, realmente ondulando elas e quando se olha por cima quando ele está fechado vê-se fendas pequenas, mas feias. Já é o segundo livo que acontece isso e os dois tem o material do papel diferente um do outro, um ficava “de pé” na estante, mas o outro ondulou deitado, os dois tem uma quantidade média de página e esse ondulamento só acontece de cima para baixo, nunca dos lados, na parte de baixo isso também acontece, mas com menos “intensidade” … Estou doida por uma resposta. O que causa isso e o que posso fazer para reverter/prevenir isso?

  18. 5 dicas para seus livros viverem mais Says:

    […] professora de arte e restauradora Elisa Mello Kerr dá algumas dicas importantes em seu blog: ao invés de usar um pano úmido para limpar as capas empoeiradas dos livros, use uma […]

  19. Ali Says:

    Olá! Eu gostaria muito de saber se tem como retirar (ou disfarçar) marcas de escrita na capa do livro, por exemplo, quando sem querer escrevo em uma folha de papel em cima do livro e fica aquelas palavras em uma pequena profundidade… Obrigada, e também agradeço pelas dicas do blog!

  20. joselia antunes Says:

    tenho varios livros guardados em caixa de papelao o q devo fazer para conservar, q n crie bichinho tracas etc. Tem como por algum produto nafetalinas ou algo diferentes. Obrigada

  21. George Says:

    Muito bom gostei

  22. Tamires Krause Says:

    Oi.. Tenho alguns livros mais antigos, e algumas páginas caíram deles. Sabes como faço para coloca-las novamente?
    Grata.

  23. Euler Augusto Says:

    Obrigado!

  24. Nikki Nixon Says:

    Traças de livros, aquelas pestes prateadas, como combatê-las?

  25. Milu Duarte Says:

    Excelente post: sou maníaca com meus livros, morro de ciúme deles. Limpo minha estante imensa sempre, mas não tem como livra-los da luminosidade. Pelo menos, até hoje, não descobri como fazer isto. Eu faço “rodízio” entre os livros, trocando-os sempre de lugar, para que não fiquem expostos continuamente à luz. Muito obrigada mesmo pelo post. Valeu muito.
    Aproveito para te desejar um feliz ano novo.
    Milu

  26. Aprende a conservar tus libros | Blog de autoreseditores.com Says:

    [...] Fuente: Elisa Kerr y Livros e Afins [...]

  27. animateddocumentary Says:

    Cara Elisa
    Estou com alergia atópica (dermatite aguda) e um dos alegados fatores é a poeira acumulada pelos livros. Eles costumam ficar no meu quarto (que divido com o escritório) em prateleiras, mesmo limpando sempre é inevitável que acumule alguma poeira. Gostaria de saber se trocando para um armário com portas de vidro consigo diminuir o acúmulo de poeira sem precisar remover os livros do quarto ou prejudicá-los de alguma forma. O quarto é seco e bem ventilado, mas eles não recebem sol direto. É o melhor lugar da casa para conservá-los, por isso gostaria de mantê-los aqui. Grata desde de já,
    India Mara Martins

  28. Lucy Says:

    …decidi limpa-los como pudesse.
    Uma tigela com cloro e detergente em po
    meia porcao de cloro puro e meia de agua.
    Depois de ‘varrer’ a poeira das lombadas
    com escovas
    eu deitava os exemplares
    de dois em dois
    passava essa mistura na capa, dos dois lados e um pouco dentro
    e nas lombadas.
    “caprichei” nisto, deixava molhado mesmo.
    Depois de uma hora, passava varias vezes o pano limpo
    parapara limpar bem as capas.
    E depois os punha no sol, para secar por dias.
    E guardei de 15 em 15 mais ou menos, em caixas novas de papelao, sem plasticos.
    Porque preciso me mudar e nada esta certo ainda, mas minhas coisas devem estar prontasdesde ja.

    Gostaria de saber se fiz muito errado,
    porque nao tenho dinheiro para envia-los a um especialista
    e tampouco pretendo me desfazer deles, mais da metade de valor sentimental.
    Obrigada pela atencao!

  29. Lucy Says:

    Tenho muitos livros e a maioria estava mofada.
    Mofado exatamente nao, mas havia manchas amareladas e marrons
    e muitos anos atras alguns mofaram, com agua.
    Muito bem
    Deixei-os por quase dois anos no chao, e tomaram sol.
    Fiz uma mudanca repentina e essa solucao acabou sendo boa,
    porque antes nas prateleiras de um quarto fechado
    nao havia circulacao de ar nem sol.
    Entao, sem saber o que fazer
    e sem jamais cogitar desfazer-me deles…

  30. j Says:

    Bem… quanto ao contact transparente, percebi que com isso conservo melhor as capas dos meus livros… discordo quanto ao contact.

  31. Val Says:

    Olá
    Eu encapei meus livros com papel celofane, pois na minha casa tem muito pó e os livros ficam em prateleiras, isto pode estraga-los ?
    Obrigado pela resposta,

    Val

  32. Como conservar seus livros | Livros e afins Says:

    [...] especialista em reparação Elisa Melo Kerr dá algumas dicas de como conservar seus livros e de como conservar as suas histórias em [...]

  33. jerusa ap costa Says:

    gostaria de saber como guardar meus livros pois tenho umidade em um certo periodo do ano e o resto muito calor e poeira moro no tocantis .obrigada.

  34. Carol Says:

    ooi muito obrigada pelo seu post me ajudou muuito. eu sou escoteira e precisava explicar várias coisas sobre livros para eu conseguir tirar minha especialidade muuito obrigada e beijos

  35. Deyler Ferreira Says:

    Olá Elisa, gostei do blog!
    Aconteceu um acidente com um livro que tenho aqui, infelizmente, um livro emprestado…
    Sou muito cuidadoso com livros, mas deixei a desejar durante uma viagem onde dormi e uma garrafa de, olha só, de Guaraviton, que estava na poltrona ao lado esbarrou no livro em questão.
    Será que é possível retirar a mancha causada pela bebida que vazou de leve na poltrona e molhou um pouco uma extremidade da capa e algumas folhas do livro?
    Muito obrigado!
    Abraços.

  36. Sandra Regina Purkott Says:

    Elisa Mello kerr,

    como você escreveu em seu artigo os adesivos, a cola branca e o durex causam o mesmo mal que os acidificantes e são irreversíveis, como devo proceder no caso de um livro que está com a capa ou páginas soltas? Tenho uma coleção muito antiga e gostaria de restaura-la

    Tenho interesse em receber a resposta por e-mail

  37. Eduardo Reis Oliveira Says:

    Oi Elisa!
    Hoje comprei papel contact para encapar alguns livros em péssimo estado que comprei a alguns dias, e fiquei surpreso quando vi tu dizer para não fazer uso dessa técnica. Procurei informações mas não achei nada a respeito. Afinal, qual o problema em se usar contact? Vi alguns comentando que depois pra tirá-lo o contact fica com uma camada do papel grudada nele… mas por que motivo eu iria querer tirá-lo? Não encontrei fotos ou comentários de experiências com livros encapados a muito tempo com contact, sabe me dizer o que acontece com eles? Obrigado, e parabéns pelo site!

  38. Sebastião Says:

    Professora.
    Tenho várias revistas, algumas soltas que foram guardadas sobrepostas e outras encadernadas, que pelo efeito da umidade vieram a ter as suas paginas internas coladas, bem como as capas.
    Haveria algum jeito de liberar essas paginas e capas sem danificar ó conteúdo?

  39. matheus garcia Says:

    Olá , tudo bem tenho 12 anos e amo ler livros e não livros infantis , na verdade eu detesto Harry Potter e esses tipos de livros gosto de ler literatura clássica , pois quando eu era pequeno minha vó sempre me contava essas historias bem tem uma coisa que me preocupa , sempre que , olho para a capado meu livro bem la embaixo ele sempre esta um puco degastados , meu pai diz que é normal por que eu coloco eles em sima da barriga na hora de lelos mas é isso gostaria que você desse sua opinião desde já agradeço
    o brigado beijos !!!!

    • MariannaHN Says:

      Cara, HP é um clássico, e se tu lesse tanto assim estes livros clássicos, você saberia fazer uma pontuação correta e escrever conforme a língua portuguesa.
      Att,
      Marianna

  40. Fábio Pinto Says:

    Elisa, muito bom dia!

    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer-lhe pela primeira orientação. Fiquei muito satisfeito!
    A minha outra pergunta é: que bichinhos são aqueles minúsculos, quase que imperceptíveis, parecendo piolhos que aparecem entre as folhas dos livros? Estou preocupado!
    Gostaria que me orientasse como devo me proteger dos insetos como: traças, baratas, os mencionados acima etc

    Desde já agradecido
    Fábio Pinto

    • Fábio Pinto Says:

      Elisa, bom dia!

      Continuo aguardando ansioso pela sua resposta!!!

      Sds,
      Fábio Pinto

      • Elisa Kerr Says:

        Fábio, desculpe-me a demora, mas pouco tenho verificado meus emails e o blog. Esses bichihos são o piolos de livros, eles sobrevivem de fungos e os f ungos se proliferam no ambiente quente e úmido. Um ambiente saudável evita todos esses bichinhos indesejáveis. reduza o calor e a umidade do ambiente em que você armazena seus livros que eles morrem ou procuram outro lugar para viver.

  41. Julio Says:

    em virtude de uma enchente muitos dos meus livros gaurdados em uma estante num quarto nos fundos de minha casa apresentaram manchas negras nas laterais. Acho que são fungos
    Tentei passar um guardanapo e tirei um pouco deles, mas eles andia continuam com uma visível mancha negra.
    Soube que existe um produto para retirá-los
    Alguém poderia me ajudar?

  42. Cristiane Says:

    Bom dia,

    Qual é o tipo de aspirador apropriado para remover o pó das lombadas dos livros? Desde já agradeço a atenção. Cristiane

  43. Urick Says:

    Olá, posso guardar meus livros embrulhados naqueles plástico “filmes” para comida?

    Obrigado.

  44. Fábio Pinto Says:

    Elisa, muito bom dia!

    Gostaria de saber se posso guardar meus livros em armários bibliotecas de madeira, pois posso mante-los fechados para uma maior proteção dos meus livros. Não gosto que ninguém mexa!
    Atualmente estão no maleiro do meu guarda-roupas e com produtos anti-mofo por perto.

    Grato desde já
    Fábio Pinto

    • Elisa Kerr Says:

      Fábio,
      Obrigada pela confiança. Quanto a forma de armazemar seus livros esse é um excelente meio.
      Obrigada
      Elisa

  45. Joseane Guerreiro Says:

    Boa tarde Elisa Mello kerr,

    como você escreveu em seu artigo os adesivos, a cola branca e o durex causam o mesmo mal que os acidificantes e são irreversíveis, como devo proceder no caso de um livro que está com a capa ou páginas soltas?

    Tenho interesse em receber a resposta por e-mail no entato também acho que seria interessante você publicar/postar a respota pois muitas das dúvidas do pessoal são interessantes e de grande valia.

    Obrigada pela atenção.

  46. Daniela R. Vieira (@danielarvieira) Says:

    Parabéns pelo blog!

  47. Fátima Says:

    Parabéns pelo artigo! Você não fala em guardar em plásticos, mas sabe que a melhor forma que encontrei para evitar o amarelamento das folhas foi esta!? eles permanecem novos como o encontramos na livraria. Agradeço por algum comentário que venha a fazer.

    At., Fátima

    • Elisa Kerr Says:

      Olá Fátima,
      Armazenar documentos ou qualquer objeto composto de celulose requer alguns cuidados especiais. O plástico é bom para pessoas que fazem vistoria periódica em seus livros, caso contrário poderá danificar seu acervo rapidamente. Se por acaso entrar umidade num desses livros, o plástico se tornará seu grande vilão, pois a umidade retida nesse invólucro favorecerá o desenvolvimento de fungos. É melhor um livro amarelado, pois é natural que isso ocorra, que um livro danificado por fungos.
      Um abraço,
      Elisa M. Kerr

  48. Mauro Weber Says:

    Olá, Elisa!

    Gostaria de lhe parabenizar pela excelente divulgação de informações sobre conservação e restauro de livros. A arte da leitura é intrínsica à arte de conservação. Afinal, queremos que durem eternamente!

    Tenho uma dúvida e quero sua orientação. Possuo uma pequena biblioteca onde os livros estão em estante de madeira a qual aberta nos fundos, ou seja, não tem chapa de madeira que proteja os livros do pó. Pensei que pregar um plástico grosso por conta da falta de fundo. Bom ou mal procedimento? Por que?

    Aguardo seu retorno.

    Obrigado por sua atenção.

    Mauro
    webermauro@yahoo.com.br

    • Elisa Kerr Says:

      Olá Mauro e obrigada pela confiança.
      Depende do lugar onde elas estão, O plástico não realiza troca de umidade com o ambiente, muito pelo contrário, ele forma uma barreira o que pode proporcionar condensação, prejudicando o livro.

  49. Angélica Says:

    Nossaa! guardo meus livros em gavetas, na horizontal e ainda enplastificados, sem falar que estão uns em cima dos outros em pilhas mto pesadas.Quando chegar em casa vou correndo muda-los de lugar e retirar os plásticos.

    muito obrigada!

  50. Vália Regis Says:

    Elisa Kerr
    Faz 3 dias tive um problema seríssimo em minha biblioteca.
    De repente, mas de repente mesmo!!!(tinha limpado toda há questão de um mês e meio atrás) fui literalmente assombrada por cupins. Inseto horroroso!!! Perdi alguns livros (tenho muitos) e para não danificar o restante chamei um dedetizador que aplicou um produto fortíssimo, um cheiro horrível que está na casa até hoje. Os livros estão todos empilhados no chão da sala onde fica a biblioteca e não sei o que fazer para tirar o cheiro do produto e também não tenho mais confiança na estante em que estavam. O que posso fazer?
    Grata pelapossível ajuda.

    • Sue Correa Says:

      Vália, o que você fez para limpar umas manchas marrons, espécie de rastros, que esses cupins terríveis deixam nas bordas dos livros? Aconteceu a mesma coisa aqui em casa, perdi cinco livros; e os cupins já estavam começando a destruir os livros mais novos.

  51. Cairo Says:

    Ola, gostei muito das dicas, mas gostaria de saber se teria algo em particular para cuidar de mangas, tenho uma coleção com pouco mais de 1300 e gostaria de saber como melhor armazena-los.

    tenho a minha disponibilidade uma maquina para fechar-los em sacos a vácuo isso poderia ajudar?

  52. Adrianne Says:

    Olá! Gostaria de saber se guardar os livros selados dentro de sacos pláticos pode trazer algum tipo de deterioração para o documento???

  53. INDHIRA Says:

    Olá, parabéns pelo seu trabalho!
    Tenho muitos livros e meu marido tb. Para disfarçar mais o ambiente posso colocá-los numa estante com porta?Pretendo abrí-las sempre que puder para não mofarem e assim ficariam longe da poeira excessiva.
    Obrigada!

  54. Astor Ventura Says:

    Olá Elisa,

    Permita-me consulta-la sobre como eu posso guardar meus livros dentro de caixas medias sem danifica-los ou acelerar o processo de envelhecimento. Pergunto porque vou ficar 4 anos fora do país para participar de uma programa de doutorado e vou ter que deixar a maior parte das minha coisas na casa da minha mãe, inclusive todos os meus livros (+- 200). Terei que utilizar caixas que ficaram dentro do maleiro do armário. A principio pensei em enrolar cada livro em plastico-filme (aquele que se uma na cozinha) tentando de certa forma isola-los… Bom, desde já agradeço sua ajuda.

    Abs.

    Astor

    • Elisa Kerr Says:

      Astor Ventura, é difícil um bom armazenamento em caixas sem estar presente para ver a cituação, principalmente pelo tempo em que ficarão guardados. Tente seguir algumas regras que minimizarão os males. Primeiro detetize o amiente antes de guardar as caixas. Se for possível emplilhe os livros por tamanhos iguais. Coloque silicia gel no maleiro em local de fácil, acesso para que seja trocado sempre (caso necessário). Boa sorte e parabéns pelo doutorado. O plástico é uma solução quando tem alguém verificando sempre, mas no seu caso é muito arriscado.

  55. Gabriel Says:

    Olá, instalei prateleiras de vidro reforçado no meu quarto recentemente, num local um tanto alto, e coloquei os livros nela, próximos da parede (não encostados), gostaria de saber se prejudica, obrigado.

  56. Carolina G. Holz Says:

    Oi,

    Encontrei seu blog enquanto procurava dicas para tirar manchas de um livro em especial.

    Cuido dos meus com todo o carinho do mundo, e empresto para as pessoas esperando que o tratem igual… Mas aconteceu uma tragédia!

    Emprestei o livro para uma amiga, e ela me entregou (entregou para outra pessoa, que me entregou) com a capa manchada de TINTA DE CANETA. É o primeiro da série Dexter, que tem a capa branca. As páginas também ficaram levemente manchadas, as pontas ficaram encardidas de sujeira.

    Já tentei tirar com Quiboa a mancha da capa, molhando de leve com um algodão, mas não teve resultado.

    É um livro novo, imagino não ser sua especialidade, mas será que teria alguma dica para que eu possa restaurar meu livro?

    Agradeço a atenção!

    • Elisa Kerr Says:

      Carolina,

      Sinto te informar, mas não tem jeito de tirar essa tinta e não utilize nenhum produto a base de cloro e seus derivados. Os produtos que poderiam clarear papel são extremamente nocivos ao papel e seus capas.

    • Nathália Says:

      Olá, Elisa!
      Gostei muito do seu texto. Você tem algum contato de email? Mudei para um apartamento pequeno e estou em busca de um lugar para meus livros. A escolha que me pareceu mais viável até agora foi destinar uma parte do guarda-roupa para eles. No entanto, não sei se as condições de luminosidade, ventilação e umidade seriam adequedas para eles. * o contato com a madeira estraga os livros?* Você pode me ajudar?

      Recebi uma dica recentemente de “embalar” os livros com um saquinho plástico e fazer alguns furinhos para que eles respirem, evitando assim que se sujem desnecessariamente, com o suor das mãos ou poeira. O que você acha? Os livros conseguem respirar assim?

      Obrigada e um abraço!

      • Elisa Kerr Says:

        Eu dei essa recomendação para gibis e não para livros, são casos diferentes. Essa orientação foi para um caso expecífico, não se aplica a todos os gibis e nem a livros. Pense assim:
        Luz difusa e logne do sol; baixa umidade, longe de paredes com encanamentos hidrálicos e janelas. Pode usar madeira, gesso, vidro ou e metal. A madeira atual não é recomendada para a 1ª edição da Bíblia de Gutenberg e nesse caso nem de metal. Nathália, fique tranquilha e pense num ambiente agradável para colocar seus livros. O importante é a higienização periódica das estantes e dos livros. Um abraço.

  57. Valquíria Says:

    Boa tarde, Elisa, Tenho 11 livros de uma coleção que fiz na década de 80, que infelizmente estão com marcas amareladas de mofo, acho, nas partes expostas. Como faço para tratá-las ? Agradeço a ajuda.

  58. Marcello Says:

    Parabens pelo trabalho!
    Como poderia lixar o beiral dos llivros usados para deixa-los como novos?Qual é a lixa?Ou voce recomenda guilhotina-los
    desde ja agradecendo,
    Marcello

    • Elisa Kerr Says:

      Marcello, a guilhotina era muito recomendada na França para decaptar os criminosos. Não faça isso com os livros, vc pode , sem perceber, danificar uma imagem ou mesmo parte do texto em algum lugar bem escondidinho do livro. Esse é um dos motivos que não fazemos mais isso. Essa rtécnica já foi muito usada mas não é mais. Isso pode até desvalorizá -lo. Passe uma borracha branca, aquelas que tem uma capinha verde (ou as similares a ela) com muito cuidado. É só esse o procedimento. Um abraço

  59. Claudia Sanchotene Says:

    Oi Elisa,

    Vou me mudar para um apartamento menor e, infelizmente, terei que deixar parte dos meus livros armazenados no deposito da empresa de mudanças, por dois anos. Gostaria de saber qual a melhor forma de acondicionamento para evitar danos ( humidade, fungos, pragas…)

    Obrigada
    Claudia

    • Elisa Kerr Says:

      Claudia , vc fez uma pergunta difícil, como ajudá-la se não sei como é o ambiente de armazenamento do depósito. E fácill proteger do pó, mas da umidade é mais complicado, pois se local de armazenameto for úmido pouco podemos fazer. veja se vc consegue algumas informações sobre o local, assim poderei te ajudar melhor. Tem rios, lagos, espelhos de água ao redor, é calor ou frio, tem muitas árvores? Viu como é difícil!

  60. sandra Says:

    Olá, Elisa!
    Sou aluna do Técnico em Biblioteconomia e gostaria de saber se você conhece alguma receita caseira ou modo alternativo para conservação de livros ( sachês, desodorizador,…)
    Como sabemos nem toda biblioteca está equipada adequadamente para controlar o ambiente e manter distantes os insetos, não é mesmo?
    Agradeço retorno!
    Sandra Bacellar

  61. Cadu Says:

    Olá! Queria parabenizá-la pelo excelente artigo. Foi de grande ajuda.
    Tenho uma dúvida, será que você poderia me responder?
    Sem querer, deixei um livro exposto ao sol e infelizmente ele ficou
    envergado. Como consertar isso? Tenho que preensá-lo colocando livros sobre ele?
    Desde já,
    agradeço.

  62. elizabeth neves Says:

    Como tratar fungo de cédulas? Só álcool ou luz do sol seriam a solução? obrigada

  63. Diego Padão Says:

    é como uma segunda capa em forma de caixa, inclusive a ilustração que geralmente vem nas capas neste caso não está lá,mas na referida “capa”. grato pela atenção, beijos…

  64. Diego Padão Says:

    alguns livros vem com uma caixa “protetora” onde ele é encaixado, ficando só a lombada exposta…podem ser assim mantido ou devem ser retirados da referida caixa?

  65. Says:

    Oi, moça, que artigo maravilhoso! Completíssimo…

    Procurei seu e-mail para falar diretamente como você, mas não encontrei, então vou falar por aqui mesmo.

    Estou começando um sebo virtual e gostaria de saber se posso postar um link para esse artigo por lá? Te mando o texto para aprovação antes da postagem para você ver se está tudo de acordo com seus direitos, o que acha?
    As informações que você passou são valiosíssimas para a conservação e acho que todos devem ter conhecimento delas!

    O endereço é http://www.cemiteriodoslivros.com.br. Como você vai perceber, se entrar, está bem no começo mesmo, site em construção.

  66. Rogério Says:

    ótimo!
    obrigado

  67. Simone Says:

    Olá Elisa, tenho um blog literário e achei muito interessante sua matéria, estou publicando e dando os devidos créditos! Acho que será de interesse dos meus leitores!
    Se quiser me visitar, eu agradeço! Se quiser que eu retire a postagem, me avise!
    Obrigada

  68. Roberto Maia Ferraz Demunno Says:

    Em primeiro lugar parabénz pelo site e pelas suas explicações técnicas, onde sinto o seu amor pelos livros. Tenho uma pequena biblioteca a qual possui por volta de 12.000 livros diversos. Nunca fiz uma limpeza técnica dos mesmos e acho que é chegado a hora de contratar algum técnico que o faça. Existe esse profissional? , poderia me indicar e qual o custo aproximado para fazê-lo. Muito obrigado.

    • Elisa Kerr Says:

      Existe sim um profissional para isso. Somos nós os conservadores ou restauradores. Quanto a preço é recomendado uma visita para saber o estado e os procedimentos para a sua biblioteca.

  69. Bruno Melo Says:

    Hmm, mas que artigo ótimo! Estava procurando há tempos algum parecer profissional sobre a conservação de livros, e finalmente encontrei. =)

    Só tem uma dúvida que ainda falta ser sanada, sobre a umidade do ar. Moro numa cidade litorânea aqui no Nordeste, com um índice de umidade relativa anual de 80%. E, pra piorar a situação, moro a duas ruas da praia. Ou seja, não existe nenhum lugar que eu possa exatamente evitar a umidade.

    O que eu posso fazer para minimizar os danos? As medidas sugeridas o suficiente, ou precisarei de alguma técnica especial pra evitar o envelhecimento e amarelamento das páginas?

    Obrigado!

  70. Melk Says:

    Olá, gostaria de saber o porquê de alguns alguns livros relativamente novos estarem com as páginas onduladas? como posso evitar isso?

    Att,
    Melk.

  71. DENISE PALUDETTO Says:

    estou fazendo uma pesquisa pra minha filha que é escoteira e gostaria de saber quais os bichinhos que atacam os livros normalmente????

  72. JUNIO Says:

    Parabéns pela iniciativa, temos mesmo que refor as pessoas sobre o cuidado com os livros. pois acho muito triste ver algém , pegar um livro para rabiscá-lo. como fazem muitos adolescente com seus livros. na minha faculdade os ACADÊMICOS jogam livros no chão sem o menor respeito pelo que aquele livro pode representar para sua vida mas adiante, mal sabe ele que aquele objeto inanimado pode ser responsável por um futuro brilhante de uma pessoa1

    parabéns mesmo…

  73. M. A. Cardoso Says:

    Concordo com cada palavra do que você disse, e obrigado pelas dicas.

  74. Melkzedek Nunes Says:

    Olá Elisa, ótimas dicas a suas. Parabéns.

    Aqui em casa venho notando que a maioria dos meus melhores e mais importantens livros estão ficando com as páginas “onduladas” o que eu faço? deixo um em cima do outro por um tempo? ou é melhor guardá-los sempre em pé?

    Att,
    Melkzedek Nunes

  75. Mônica Says:

    OI, Elisa

    Gostaria de saber como faço para limpar livros muito antigos, como Tesouro da Juventude, que estão há muitos anos numa biblioteca escolar estadual, sem serem manueados. Estou sofrendo com alergia, minha garganta especialmente. tenho um pouco de receio de limpá-los com medo de me prejudicar mais ainda, mesmo que eu vá usar máscara (essas comuns de dentista) e luvas cirúrgicas. Acredito que seja somente pó, mas talvez tenham fungos. Minha dúvida: expor os livros ao sol por 30min não mataria os fungos? Há profissionais especializados nesse tipo de limpeza aqui em Porto Alegre? Obrigada

  76. Camila Says:

    Olá, gostaria de pedir uma ajuda. Algum infeliz escreveu com um papel apoiado a capa de um livro a qual tenho grande apreço, gostaria de saber se existe um meio de sumir com as marcas de escrita que ficaram na capa? Gostaria de receber a resposta por e-mail. Obrigada.

    • Rafi Says:

      se não for plastificado a capa pode passar o ferro de roupa mesmo camila dos dois lado mas principalmente do lado oposto do rabisco, cuidado para nao manchar ou molhar se o ferro tiver lugar para por agua

  77. milu duarte Says:

    Oi, Elisa,
    Amei seu artigo, já estou aplicando um monte de dicas suas. Estou iniciando um blog e gostaria de fazer uma entrevista com você a este respeito para postar em meu blog.Topa?Aguardo resposta. Desde já, muito obrigada.

  78. Paloma Says:

    Gostaria de saber como consevar livros com capa de tecido (como guardar, como limpar a capa,…)
    Obrigada,
    Paloma

  79. Angelo Souza Says:

    Elisa,
    Durante toda a vida adquiri livros. Estou com 77 anos. Ha alguns anos
    tive sérios problemas respiratórios, depois de uma infeccão hospitalar que
    me mateve internado por 12 meses, apos uma operação de safena.
    Hoje não posso nem abrir um de meus livros, que começo a tussir. Por
    duas veses insistí, o que resultou em grandes problemas.
    Resido em cidade do interior de Minas, onde não conheço empresa especializada. Desejaria ler pelo manos alguns dos livros. O que V. me acoselha???? Abs Angelo

  80. Fabio Silva Says:

    Elisa,
    Sem duvida um excelente artigo, merece ser impresso e “guardado” com os livros.
    Tenho uma duvida relativamente simples. O valor daquelas maquinas de embalagem a vacuo caiu significativamente. E elas funcionam muito bem, removendo todo o ar da embalagem e selando em seguida.
    Posso guardar meus livros embalando-os a vacuo, utilizando essas embalagens, ou a falta total de oxigenio (caracteristica de algo em balado a vacuo) é ruim para o livro?
    Obrigado,
    Fabio.

  81. R Jones Says:

    Resido em ap. último andar de prédio que recebe muito sol e esquenta muito gerando um mini-efeito estufa interno. Todos meus livros estão “empenando”.
    Gostaria de saber o que posso fazer para preservá-los do calor e conservá-los, além de, se possível, consertar alguns deles…
    Grato.
    R Jones

  82. Leonardo Iorio Says:

    Prezada Senhora,

    Tenho uma pequena biblioteca, em estante fechada, com muitos livros antigos do século XIX (e XVIII), herdados de meu trisavô.

    Recentemente, tenho notado o aparecimento de muito pó branco que vem se proliferando cada vez mais mesmo com um anti-mofo em cada pratileira e com limpeza com pano seco.

    Estes livros ficaram muito tempo em um sótão.

    Tenho receio em relação à minha saúde e de minha famíia, e gostaria que me indicasse um profissional que pudesse me auxiliar nesta limpeza.

    Cordialmente,

    Leonardo Iorio

  83. Paulo Henrique Says:

    Querida Elisa,

    Primeiramente, gostaria de enaltecer a senhora pela a matéria acima exposta, você foi sucinta e objetiva, além da transparência das suas palavras, que são claras e não vagas e ambíguas.

    Na verdade, chamaria não de matéria, mas sim de aula, já que estou tentando botar em prática alguma das suas teses. Acabo de trazer todos os livros que eu tinha para a minha casa, já que o meu Pai vendeu uma propriedade nossa, que servia de abrigo para os livros e refúgio para mim, quando quisesse ler alguma coisa. O Problema é que os Livros estão bem acabados, alguns da década de 30, outros de 50, que com um simples toque a folha espedaça, estou fazendo de tudo para recuperá-los, já que sou um viciado em livros, outros estão com o interior amarelado, sem falar no cheiro de poeira, de coisa antiga, alguns sem capa original, outros faltando uma ou algumas páginas.

    Como não consigo me livrar de nada, mesmo os meus pais insistindo para eu me livrar deles, gostaria de uma opinião da senhora, do que eu poderia fazer com esses livros? Como eu poderia salvar alguns deles? Qual o material que eu poderia comprar para utilizar na restauração desses livros?

    Desde já agradeço pela oportunidade de me comunicar com a senhora, e aguardo ansiosamente por uma resposta as minhas perguntas.

  84. Sheila Cecheto Says:

    Bom dia

    Quero tirar uma duvida tenho alguns livros que são da esposa do meu irmão, mas como eles mudaram os livros ficaram aqui em casa e eu gostaria de guarda-los de uma maneira que não estraguem e ocupem pouco espaço, o que me endicam? caixas de plastico? caixas de papelão? no que posso guarda-los ?
    obrigada

  85. Gisele Says:

    Gostaria de saber sobre cursos de encadernação. Quando será o próximo?

    Grata,

    Gisele

  86. Bruno Says:

    Elisa, gostaria de saber se é recomendável guardar livros em armários fechados e se é sábio guardar livros frágeis( de paperback) em plásticos.

    • Elisa Kerr Says:

      BRUNO,
      Eu não aconselho a guardar em sacos plásticos, mas se esse for o único recurso faça. O problema é que, vc terá que retirar do saquinho para oxigenar as página. Quanto ao armário, desde que seja monitorado, pois a umidade que se formar dentro pode ser danosa para o livro.
      Grata pela visita

  87. mauro Says:

    Estou adorando aprender a fazer esses bloquinhos de anotações, espero que eu esteja sendo um bom aluno, pois tenho muitas perguntas as vezes, e com isso acho que atrapalho um pouco as aulas.mais estou adorando o curso de arte de encadernação. Espero aprender cada dia mais técnicas para que me torne um excelente profissional com o que estou aprendendo com você. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO QUE ESTOU TENDO.

  88. Gianluca Says:

    Cara Elisa…
    algumas extremidades das páginas de meus livros estão ficando mareladas, o que devo fazer???

  89. Felipe Says:

    Gostaria de saber se é bom enrrolar os livros em filme de pvc para evitar a entrada de sujeira. Por favor me responda. Obigado!

  90. Ligia Pin Says:

    Elisa
    Preciso de umas dicas especificas sobre conservação e higienização de livros para voluntários que trabalham em ambiente hospitalar. Podemos nos “falar” atraves de emails? Há algum endereço em que posso te escrever?
    Obrigada,
    um beijo
    Ligia

  91. Luana Says:

    Olá!!

    Bom, eu herdei alguns livros do meu avô, mas não sei como manuseá-los. Há dois anos eu os troquei de prateleiras de um quarto com infiltração para um armário dentro do meu quarto.Mas no início deste ano eu tive crises alérgicas e como eu não os limpo à algum tempo, acho que isto acarretou nesta crise, já que eu nunca tive isto antes.
    Por falta de tempo eu ainda não os tirei de lá, mas to com medo de mexer nestes livros e pegar algum fungo.
    Eles são da década de 60 até 90.
    Eu tenho um espaço no meu terraço que é aberto e arejado e tem uma cobertura de telhado, apesar de bem ventilado tem muita luz solar.
    O meu desejo é colocar estes livros dentro de um armário no terraço mesmo, mas to com medo por causa da luz; mesmo não sendo direta chega ao armário. Eu pensei em forrar o armário com isopor e colocar os livros dentro de caixas dentro do armário.O que você acha?

    Por favor, eu queria que você me desse um conselho.

    Obrigada!!!!

  92. Alessandra Says:

    Eu comprei cerca de 60 livros este ano e por enquanto os estou guardando em caixas box de plástico, que tem perfurações pequenas nos lados para passagem de ar. Gostaria de saber se posso continuar guardando meus livros nestas caixas até comprar uma estante. E qual o procedimento devo utilizar para conservar meus livros, visto que poderão ficar ainda por algum tempo guardados nestas caixas box? Outro problema é que o único lugar que eu tenho para colocar uma estante é no meu quarto. Ter estante com livros no quarto é recomendável? O ideal é uma estante com ou sem portas? Desde já agradeço sua atenção.

  93. Alessandra Says:

    Eu comprei muitos livros este ano e por enquanto estou guardando meus livros em caixas box de plástico, já tenho cerca de 60 livros e ainda não comprei uma estante. O problema é que o único lugar que eu tenho pra colocar uma estante é no meu quarto mesmo. Ter estante com livros no quarto é recomendável? E o ideal é uma estante com portas ou aberta? Desde já agradeço sua atenção.

  94. Ângela Coelho Says:

    Elisa, ganhei duas sacolas de livros antigos e maravilhosos. Tirei das sacolas e não aguentei o cheiro de mofo; eles estão sem manchas o problema é o cheiro de mofo. Deixei o fi de semana todo ao ar livre mas não resolveu nada. Se puderes me ajudar, te agradeço.
    Beijos.

  95. Josué Micaroni do Rosario Says:

    Bom Dia

    Tenho livros que quero conservar melhor, você acredita que embalando eles em sacos plásticos ajude ? Outra coisa tenho um livro que a parte de cima(a soma da partes finas das folhas – desculpe não sei o termo correto) apresenta pontos de amarelado. Isto pode ser ação de fungos? como faço para cuidar disto ? Obrigado.

    obs: Obrigado pela dica do livro “Conservar para não restaurar” vou comprar uma cópia dessa obra.

  96. Helder Says:

    Saudações.

    Estou sem espaço para mais livros…

    Neste momento não sei o que fazer pois não tenho lugar nas estantes, nem lugar para colocar estantes.

    Já pensei em colocá-los em caixas plásticas…
    Como posso proteger os livros de forma eficaz?

    Alguém me dá sugestões? (barata, de preferencia :D)

    Agradecido.

  97. Bandeira Says:

    Oi Elisa, tenho um livro grande, antigo e verifiquei que foi atacado por broca de madeira, como faço para saber se ainda existe a praga no livro, como posso eliminá-la e prevenir? Em uma das estantes já eliminei a prateleira que tinha a praga e não voltou, mas não posso fazer o mesmo tratamento que dou a madeira.
    E ainda, em uma outra estante estava aparecendo baratas, na primeira e segunda vez que limpei, voltou, mas na terceira vez, fiz uma limpeza geral, verifiquei se haviam buracos e fiz a mesma limpeza que faria para broca de madeira e deu certo, mas qual seria a melhor maneira de prevenir o aparecimento de baratas nas estantes e livros.

  98. Rosângela Says:

    Comprei um livro pela internet, e ao abrir a embalagem percebi que algo amarelado começou a aparecer. Foi bem rápido. Depois parou, mas percebo que estas manchas estão aumentando. Estão ficando num número maior, percebo isto todas as vezes que pego no livro, pois se tinham 10 manchas quando vou pegar de novo tem aumentado para 15.
    O que será?
    O que posso usar para evitar o aumento destas manchas?
    Obrigada!

  99. Matheus Says:

    Usar naftalina ajuda?

  100. Matheus Says:

    tenho alguns livros que vieram em caixas, devo guarda-los fora das caixas para melhor oxigenação?

  101. Sesso Says:

    Great site.

  102. Paula MAchado Says:

    Desejo saber informações sobre curso de encadernação.
    Obrigada

  103. Bruno Robalinho Says:

    Olá Elisa.
    Tenho três questões a colocar.
    1ª – Como posso saber se realmente os livros estão com fungo ou não? o que encontro são vários pontos amarelados ou amarronzados que são mais concentrados no centro.

    2ª – Uma vez que vc sugere que uma limpeza dessa deva ser feito por um profissional e utilizando uma capela, qual seria o custo, em média, para a limpeza de um livro desses?

    3º – O ambiente em volta (paredes, armários de madeira, outros livros) estará contaminado também, imagino. Como poderei limpá-lo?

    Obrigado.

  104. Renée Jaqueline da Cruz M. Says:

    Quero saber quais os mellhores materiais para restaurar meus livros.
    É verdade que não se deve utilizar cola a base de pva ?
    Se esta não pode então qual devo utilizar?
    obrigada por tudo; continue com este belo trabalho .

  105. ELLE Says:

    gostaria de saber sobre as abas que alguns livros possuem com função de marcar as páginas.
    é prejudicial usá-las?

    existe alguma nomenclatura apropriada para elas?

  106. Bárbara Says:

    Olá gostaria de solicitar sua ajuda.Meu namorado me emprestou um livro e ele deve ter aproximadamente umas 580 páginas.Acontece que eu leio quando estou indo ao trabalho, e de tanto ir e vir descolou a capa que é de papel bem grosso.O que devo fazer e que tipo de cola devo usar?

    Agradeço desde já pela sua ajuda.

    Bjs no coração

  107. José Severino dos Santos Says:

    Oá tudo bem?
    .
    Eu tenho alguns livros antigos, inclusive alguns com capas de couro, estão perfeitos, tenho também uma coleção de livros editado em espanhol.
    São livros que variam desde 1910 até 1970 e gostaria muito encontrar alguém para avaliar estes livros, de preferência alguém que esteja habilitado no assunto.
    Alguém poderia me ajudar? Obrigado, José Santos…

  108. Elisa Kerr Says:

    Elut,

    O fungo está no ambiente e ele só se prolifera se o ambiente for favorável, tipo: muita umidade, falta de oxigenização e calor. Quanto ao amarelamento, fica mais difícil de diagnosticar sua ocorrencia. Por exemplo: poluição, fabricação do papel, acidez da celulose, exposição a muita luz, etc.

  109. Elisa Kerr Says:

    Ebert,

    Que pena! Esses produtos realmente resolvem o problema do fungo, na verdade para fungo ele são ótimos; mas são destrutivo as moléculas de celulose que ao longo tempo vão sentir o efeito. Mas fique tranquilho, isso acontece com muitas pessoas. Já estou acostumada, eu dou aula para pessoas que trabalham em sebo e eles fazem essas coisas por amor ao livro e falta de informação.
    Qualquer coisa pode perguntar, mas nem tudo posso ensinar por meio do blog.

  110. Elut Says:

    gostaria de sabe como como evitar fungo e o amarelados das paginas…

  111. Ebert Guimarães Calaça Filho Says:

    Obrigado pela resposta, tenho certeza que é uma ótima sugestão. Antes de recebê-la , liguei a um ´´sebo´´ e de maneira emergencial o atendente me sugeriu comprar Lysoform spray, colocar os livros em um saco plástico e pulverizar um pouco, tapando o saco logo em seguida, deixando-o por 24 horas. Fiz mal para os livros?
    Parabéns pelo trabalho

  112. Elisa Kerr Says:

    Ebert,
    Sua alergia deve ser por acusa de: fungos, sujeira (alguns livros foram editados em papel muito poroso que adere muita poeira fina), ou mesmo inseticida em pó (nossos pais e avós usavam muito para evitar ataques biológicos aos livros e isso é um veneno para nós). Se for excesso de poeira é só colocar uma máscara e passar um pincel. Mas, se for veneno ou fungo aconselho mandar para um conservador tratar e higienizar, a coisa é séria e os danos a saúde também. Esse é nosso trabalho e temos equipamentos adequados para esse tratamento.

    Qualquer coisa é só escrever novamente.

  113. Ebert Guimarães Calaça Filho Says:

    Ao escrever estou com uma rinite, alergia intensa e espirrando devido a ter manuseado dois livros antigos. Acredito serem fungos. Qual seria uma maneira simples e rapida de eliminar tais fungos. Eu estava doando os dois livros e não tive coragem de entregá-los para não fazer o mesmo mal a pessoa que iria recebe-los e com certeza ela está ansiosa para tê-los.
    Conto com a sua ajuda.
    Obrigado

  114. Elisa Kerr Says:

    João Rezende,

    1º Umidade: caso você more em algum lugar em que a umidade relativa do ar for inconstante, o gesso poderá vir a ser um inimigo de seu livro, por reter umidade. Esse efeito danoso ocorrerá com o passar dos anos, não será visível imediatamente em seu livro. As páginas em contato com a umidade começam a ficar levemente onduladas. Mas se você estiver em Brasília, creio que não fará diferença.
    2º Peso: Aí você tem que consultar alguém que entenda de estrutura, lembrando que livro pesa muito e, até mesmo prateleira de madeira costuma envergar um pouco. Será que o gesso tem essa flexibilidade e agüenta o peso? Será que este problema seria solucionado com a espessura da prateleira de gesso e sendo mais curta?
    Se nãi me fiz entender, escreva novamente.

  115. João Rezende Filho Says:

    Por favor, me ajudem. Estou com o projeto de fazer várias estantes para guardar meus livros, como o valor de estantes de madeiras de lei são proibitivos, pois custaria uma fortuna, estava pensando em fazer as estantes de gesso.

    O gesso seria apropriado para livros ou poderia danificá-los? Não existe alguma umidade no gesso que poderia prejudicar os livros? E a espessura das prateleiras não teria que ser muito grande para sustentar o peso dos livros?

    Fico muito grato aos que me responderem o mais rápido possível!!!
    Abraços
    João

  116. João Rezende Filho Says:

    Pretendo fazer estantes para guardar muitos livros meus que estão em caixas. Gostaria de fazê-las de madeira de lei, mas os preços não são muito acessíveis. Pensei em fazê-las em gesso. Tem algum problema? O gesso passaria alguma umidade para os livros? teriam que ser muitos grossas as prateleiras para suportar o peso dos livros?

    Desde já agradeço muito.
    João

  117. Raphael Says:

    mt legal o seu site Elisa, ótimas dicas. Algumas eu já sabia e outras não mas adorei lê-las. Parabéns.

  118. Elisa Kerr Says:

    Olá Bruno,

    Essa é a função do conservador, limpar tudo isso. Nesses casos é importante ter um especialista ao seu lado para avaliar o melhor procedimento a ser adotado em seu acervo. Fungo é uma desgraça, quando pensamos que o eliminamos – ele volta! Sinto muito, mas não posso te orientar pelo blog, isso é um caso a ser examinado um a um, ou por amostragem. Ao passar um pano, sem os cuidados adequados, você pode estar contribuindo para a propagação desse fungo. Em caso de fungos é necessário trabalhar com uma câmara de exaustão. È melhor chamar um higienizador, ou um conservador.
    NOTA: Se precisar de indicação, me avise que talvez posso te ajudar.

    Elisa Kerr

  119. Bruno Costa Says:

    Meu pai me deixou com um legado interessante, são mais de quinhetos título e alguns raríssimos. Contudo, não tive o conhecimento necessário para guardá-los. Como não tenho muito espaço em casa, guardei os livros em caixas. Certo dia fui trocar algumas caixas pois achei que estavam desgastadas e para minha surpresa muitos estavam com fungos. Não sei o que fazer ou quem chamar, limpei alguns livros com uma flanela mas sei que só isso não é suficiente. Existe solução ou eu acabei com o meu legado?

  120. Elisa Kerr Says:

    Cristiano,

    Esse odor não tem jeito, só as limpezas com química próprias para celulose e mais profunda. Não passe nada no livro, se não há fungos o livro está bem.

  121. cristiano Says:

    È a respeito de um livro que gostaria de saber como tiro o cheiro forte. Esse livro está em bom estado, ele não esta embolorado.So está com cheiro forte.
    Como se elimina este odor?
    Grato

  122. Elisa Kerr Says:

    Roberto,

    O senhor está com um problema complicado, pois esse fungo pode ser perigoso. Nesse caso nunca aconselhamos que pessoas leigas, como vocês, a fazerem a limpeza do livro. Alguns fungos causam danos gravíssimos, tanto a pele, quanto as via respiratórias. Não mexa nesses lixos, existem técnicas e equipamentos especiais para eliminar esses fungos.
    Enviei um email mais detalhado para o senhor.

    Grata
    Elisa

  123. Roberto Moraes Says:

    Tenho vários livros e enciclopédias antigos que trouxe da casa de meus pais, porém não pude colocá-los em minha biblioteca porque o cheiro de mofo está muito forte. Minha esposa foi manuseá-los e suas mãos ficaram vermelhas com alguma reação alérgica.
    Como faço para limpá-los e tirar este cheiro forte, pois nós dois sofremos de rinite alérgica e no estado em que eles estão não será possível colocá-los dentro de casa.
    Obrigado.

  124. Julia Says:

    Desculpa…
    eu tava brava com todos

  125. Julia Says:

    Cara… decha q eu cuido dos meus livros!!!

  126. Janete Says:

    Eu amei… Muito obrigado pela dica!!! =D

  127. jefferson.eti.br » Como conservar livros e revistas Says:

    [...] de forma totalmente errada. Se ama seus livros, revistas e hq’s veja como cuidar bem deles aqui e [...]

  128. Elisa Kerr Says:

    Karin,

    Parabéns pelo doutorado. Os livros devem ficar em prateleiras e de pé. Como está pensando em guardá-los?

  129. Karin Says:

    Temos uma significativa quantidade de livros em casa e esse ano nos mudaremos pra Suécia por conta de um curso de doutorado de cinco anos. Gostaria de saber a melhor maneira de guardá-los.Obrigada,Karin.

  130. Elisa Kerr Says:

    Ana Paula,

    É muito bom saber que vc gosta de livros e presa pelo bom estado deles. Sua dicas são boas e corretas,mas aconselho a não envolver seus livros em plásticos de PVC. O livro precisa de oxigenação e esse tipo de embalagem impede essa oxigenação. Quanto as outras sugestões são excelente.

  131. alexandre Says:

    ana paula, gostaria de contribuir com seu post.

    para conservar as capas durante a leitura, eu uso folhas de papel sulfite. simplesmente as dobro ao redor das capas, deixando a lombada livre ou não. também pode ser usada uma outra folha sulfite para conservar a lombada. uso porque suo bastante nas mãos e o suor normalmente estraga as capas.

    outra coisa que eu costumo fazer é usar filme de pvc para envolver os livros após a leitura, protegendo-os da poeira.
    uma alternativa é envolver o livro todo em papel para mesma proteção, mas aí eu já acho exagero.

  132. Como conservar seus livros Says:

    [...] Livros e Afins no Prêmio iBest? A especialista em reparação Elisa Melo Kerr dá algumas dicas de como conservar seus livros e de como conservar as suas histórias em [...]

  133. Silvio Augusto Neves Says:

    Muito boa explanação. Estes artigos sobre conservação são raros na Web, há muita coisa sobre restauração, nem sempre confiavel, mas é muito mais importante conservar, porque restaurar no exato sentido da palavra, nem sempre é possível ou viável.

  134. Elisa Kerr Says:

    Cristine,
    Nada que eu consiga ser clara pelo blog. Cada livro pede um tipo de intervenção diferente, depende do material da capa, de como foi costurado, qual tipo de cola que a lombada recebeu etc. Olhe no IV – Dicas de Encadernações, vou publicar amanhã para você ver um dos tipos de intervenção.
    Prof. Elisa M. Kerr

  135. Cristine Says:

    se eu não posso reforçar as capas com papel contacto, como faço ? na cidade q moro não tem profional do ramo?
    Qual a melhor maneira?

  136. Flavia Oshima Says:

    Ando muito preocupada com os meus livros, pois tenho exemplares que estão inviáveis por causa do pó. A senhora poderia me indicar uma forma de evitar o pó. somente tirar pó com pano seco não tem adiantado. Tenho pensado em mandar fazer uma porta de vidro para as estantes de livros. Isso ajudaria? Onde posso encontrar um profissional para me ajudar com a limpeza dos livros?

    Obrigada

  137. Prof. dineia Hypolitto Says:

    Professora Elisa este texto está dando dicas e sugestões úteis para todos os leitores deste BLOG, inclusive para mim. Seria interessante que todos os professores pudessem orientar os seus alunos e ensinar como preservar o maior tesouro que podemos ter ao nosso lado sempre- NOSSOS LIVROS. Mais uma vez devo parabenizá-la pelo auxílio que está prestando a todos que tiverem o privilégio de acessar o seu BLOG. Prof. Dinéia Hypolitto

  138. José S. Moreira Says:

    Gosto muito de livros, tenho uma pequena biblioteca. Tenho feito restaurações à minha moda. As instruções “conservar para não restaurar” enriqueceram muito meus conhecimentos sobre a arte de encadernar e conservar os livros. Obrigado!

  139. Elisa Kerr Says:

    Ana Paula,

    Peço desculpas pela demora, mas por favor aguarde mais um pouco. Vou preparar um post que sirva para várias pessoas. Ok!

  140. ANA PAULA Says:

    O espaço é pequeno, com prateleiras de metal, temos 4 prateleiras destas.
    O público alvo são somente os associados, visto que tudo é feito para eles.
    Temos um acervo na sua maioria de livros técnicos e antigos (em média de 1960). Há romances mas são poucos. Acho que temos uns 100 livros no total e muitos deles eu estou tentando restaurar antes de colocá-lo a disposição.
    Obrigado por me responder e espero que possa me ajudar.

  141. Elisa Kerr Says:

    Ana Paula,

    Fico feliz em saber que este pequeno artigo está sendo útil a sua associação. Para ajudá-la é necessário que eu saiba mais sobre o espaço, o mobiliário que armazenará estes livros, quais os materiais que serão consultados e os que não serão e o estado desses livros. Preciso saber mais sobre o público que terá acesso a esse acervo e se será aberto somente aos associados ou ao público externo. Sem essas informações não posso te ajudar, pois cada lugar tem suas características próprias. Contudo, me coloco a sua disposição.

    Um abraço
    Elisa kerr

  142. ANA PAULA Says:

    Quero deixar aqui o meu muito obrigado pelas informações deste site. Estou iniciando uma biblioteca na associação em que trabalho e tirei muitas dúvidas em relação a conservação dos livros.Gostaria que pudessem me ajudar na elaboração das regras a serem afixadas na biblioteca com relação aos associados para uma boa leitura e conservação do livro emprestado.
    Grata desde já.
    Ana Paula Valotta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 120 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: