História da escrita

Uma das necessidades primordiais do ser humano é a comunicação. Desde seu surgimento, o homem tem deixado marcas impressas que representam suas vidas, anseios, desejos, medos, lendas etc. Um bom exemplo é a arte rupestre, que são os desenhos e esculturas que nossos ancestrais, lá na Pré-história, deixaram registrados nas cavernas, datada de doze a vinte mil anos atrás. Esses símbolos deixados, embora simples, caracterizaram suas épocas.

A escrita acompanha lentamente a evolução do homem. Com o passar dos milênios, ele desperta para a necessidade de registrar com clareza suas idéias e expressões significativas. Cada cultura cria uma simbologia e forma de registro própria.

O primeiro indício da escrita surgiu na Mesopotâmia dividida entre os povos da Suméria e da Acádia, atual região do Golfo Pérsico. Com o estabelecimento de comércio entre esses povos, surgiram as notas de compras (dinheiro), que eram pedrinhas de calcário com inscrições geométricas de contagem. Na entanto, a primeira escrita aparece em plaquetas de barro datadas de 4000 a.C. Essas “plaquetas de Uruk” contêm registros de contabilidade agrícola e por meio deles foi possível entender a comunidade religiosa daquele povo e também como se estabeleciam os créditos financeiros da época.

Essas escritas são representadas por signos, ou seja, desenhos que, combinados seqüencialmente, representavam uma idéia, denominados pictogramas.

Não é uma escrita simples e poucos sabiam ler. As pessoas que dominavam a leitura e a arte de escrever eram os escribas. Os que dominavam a arte de escrever detinham grande poder! Eram pessoas muito cultas, poderosas e exerciam grande influência entre os soberanos. Para aprender a ler e escrever, era necessário freqüentar uma escola rígida e severa, com regras bem estabelecidas.

Os escribas também deram início à fonética, unindo símbolos com os sons para facilitar a leitura. Assim puderam distinguir língua falada de objetos. Essa distinção na escrita propiciou o registro de pensamentos, conhecimentos, história etc. Apesar de o escriba ser um artista, ele não trabalhava livremente; tinha que seguir regras bem estabelecidas.

A escrita dominada durante séculos era a cuneiforme (cuneus, do latim cunha). Vários povos a usaram, embora as simbologias mudassem de acordo com a língua de cada civilização, as ferramentas eram adaptadas ao suporte da escrita. Para as plaquetas de barro, as ferramentas eram de madeira; para as plaquetas de metal, usava-se um buril.

Embora o Egito localizasse ao lado da Mesopotâmia, sua escrita desenvolveu-se de forma bem diferenciada. Seus escribas criaram os hieróglifos (Hieros = sagrado e gluphein = gravar; escrita dos Deuses) por volta de 3.000 a.C. Sua simbologia era capaz de exprimir, com clareza, qualquer coisa. Ela é mais complexa que a cuneiforme por dividir-se em três partes: os pictogramas, os desenhos estilizados e os fonogramas. Com ela os egípcios deixaram seus registros em todas as áreas, contemplando desde a medicina até a educação, da agricultura aos reinados etc.

A china, em 2000 a.C., desenvolveu sua escrita, que perdura até os dias de hoje. Assim como os egípcios atribuem o surgimento da sua escrita aos deuses, os chineses atribuem seu surgimento a lendas de imperadores e sacerdotes em busca de suas respostas e sonhos.

Para saber um pouco mais sobre a história do alfabeto, clik aqui “A escrita, espelho dos homens e das sociedades”. 

Esta página está em construção. Caso você tenha algo a acrescentar, deixe em “comentários”; vou considerar sua colaboração.

Elisa Mello Kerr

Bibliografia

JEAN, Georges. A escrita – Memória dos homens / Georges Jean. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

 

16 Respostas to “História da escrita”

  1. ester Says:

    gostei muito eu tinha que fazer
    um trabalho sobre a historia da
    escrita muito obg tomara qe eu
    tire 10 , bjs…..

  2. Erinéia Says:

    Oi, parabéns pelo seu trabalho…..
    Gostei muito, pois precisava lêr algo sobre o surgimento da escrita para facilitar minha história em quadrinhos. Valeu….

  3. priscila Says:

    Gostei muito do seu artigo. Ajudou-me imensamente em minha pesquisa. Obrigada!

  4. priscila Says:

    Gostei muito do artigo. Ajudou-me imensamente no meu trabalho de pesquisa. Obrigada!

  5. maria luiza Says:

    vc tem augum texto sobre a escrita e sua historia temmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  6. maria luiza Says:

    mais
    gostei muito do texto9
    muito ta mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitoo
    se pudese copiar mais meu trabalho è sobre a escrita e sua historia ttttttttttttttaaaaaaaaaaaaaaa
    mais o texto è otimo = gggggggggggggggggooooooooooooooooooooooooossssssssssssssssssssttttttttttttteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    nota1000000000000000000000000000000000000000000000000000000
    100cem e 10 des

  7. maria luiza Says:

    o to procurando oum texto que o titulo seja assim a escrita ea sua historia

  8. maria luiza Says:

    olha è munto enorme fais um piqueno que eu copi para o meu trabalho ta

  9. juli Says:

    Oii
    Eu gostei muito do seu texto sobre a história da escrita.Porque eu ja havia pesquisado em vários site mais nenhum tinha o conteúdo que eu buscava.
    Continue assim, dando o melhor de si para poder nos ajudar e para abrir a mente de certos brasileiros.(eu)

  10. alexander rossini Says:

    seu texto sera de grande valia para meu trabalho

  11. Rosana Says:

    Achei muito interessante o seu texto sobre a históriua da escrita, o que me ajudou muito no meu trabalho para a faculdade. Sou estudante do 5} período de Pedagogia. Parabéns!

  12. paula e maira Says:

    um assunto q esta sendo bastante divulgado por todos

  13. sandra Says:

    Olá!
    Muito bom o seu texto, sou formada em letras e sou apaixonada por esta área e por este fenômeno maravilhoso, a evolução da escrita.
    Hoje com a psicogênese da escrita o educador precisa conhecer a historia da escrita para prosseguir com a dinâmica do processo pedagógico que envolve a evolução da criança , além é claro da questão cognitiva.
    Sucesso!

  14. Maíra Says:

    Oii
    Eu gostei muito do seu texto sobre a história da escrita.Porque eu ja havia pesquisado em vários site mais nenhum tinha o conteúdo que eu buscava.
    Continue assim, dando o melhor de si para poder nos ajudar e para abrir a mente de certos brasileiros.(eu)

  15. Lais Says:

    Adorei seu blog, sou estudante e com seu blog consegui fazer a minha pesquisa

    Parabens!!!

  16. mariana Says:

    Gostei do seu texto achei interessante e além e tudo importante para nós conhecermos mais sobre a origem da escrita. As vezes fazemos várias coisas que parecem ser fáceis e que fizemos todo os dias ,mas não nos lembramos que muitas pessoas lutaram muito e as fizeram com muito esforço.
    Parabéns!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 105 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: