Abordagem Reggio Emília

O objetivo dessa página é divulgar os principais link sobre a abordagem Reggio Emília.

Entrevista concedida pela Diretora Pedagógica, Lucinha Magalhães – São José dos Campos – SP, em 2005.

Entrevista com Bruna Elena Giacopini, Coordenadora Pedagógica de Reggio Emília, na Itália, concedida a revista Nova Escola em 2006.

“Site” do Projeto Pedagógica Reggio Emília, Itália.

Leiam, também, o texto de Heide S. Miranda sobre o livro “As Cem linguagens da criança”. Uma bibliografia indispensável para quem deseja conhecer mais sobre essa abordagem.

Se você tiver alguma sugestão de site para acrescentar a essa página é só deixar em comentários que agregarei a ela.

61 Respostas to “Abordagem Reggio Emília”

  1. Marli Dos Santos Gonçalves Says:

    tornando visível a aprendizagem das crianças
    educação infantil em Reggio Emillio
    livro.

  2. Michele Says:

    Meu filho de três anos estudou em uma escola em Miami com filosofia Reggio Emilio na qual eu me encantei. Nós tivemos que nos mudar para Portugal e gostaria de matricula-lo em uma escola com a mesma filosofia mas nao encontrei. Agora ele está em uma escola que estou muito decepcionada e percebo negativamente o impacto que lhe causou essa mudança. Portanto, se souberem de uma escola com essa metodologia em Lisboa ou Cascais agradeço.

    • Fabiane Says:

      Olá MIchele, tudo bem ? Vc poderia me dar o nome da escola que ele estudou em Miami.
      Em Novembro estarei por lá com um grupo de educadoras brasileiras conhecendo um espaço escolar que sé chama L’atelier.
      Sou estudiosa dessa abordagem e gistaria de aproveitar minha estada por lá para conhecer utros espaços tambem.
      Muito obrigada
      Fabiane
      Meu e-mail é fabianevitiello@hotmail.com

  3. Sandra Marangoni Ferraz Says:

    Oi Elisa, que blog interessante!
    Sou professira e mestre em educação e pretendo visitar a escola Reggio Emilia em 2011.

    Quero saber se você ou alguém sabe me dizer qual é o nome da pessoa responsável com quem eu possa falar e agendar a minha visita.
    Obrigada!

  4. Daniele Says:

    Queridos educadores,

    faço parte de uma rede Latino Americana em defesa da cultura da Infânica e de divulgação das Idéias e valores de Reggio. Todos os anos realizamos seminários internacionais com práticas inspiradas no sistema educacional dessa cidade, promovemos ações diversas em defesa da Infância e levamos um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos sobre Reggio Emilia e visitar escolas. Temos também encontros mensais gratuitos. O próximo acontecerá no dia 28 deste mês de outubro em Salvador/Ba.
    Acessem nossos site e blog e entrem em contato conosco! Juntos somos mais fortes!
    “Vamos precisar de todo mundo…Um mais um é sempre mais que dois…”

    http://www.redsolarebrasil.com.br

    http://redesolarebrasil.blogspot.com

    redesolarebrasil@gmail.com

  5. Pabla Alessandra Says:

    Parabéns pelo espaço criado para trocar de idéias sobre educação infantil e, em particular, o interesse sobre Reggio Emilia.
    Sou arteterapeuta e aplico, com certo sucesso, essa técnica em criança com dificuldade de aprendizado e comportamento.
    Tenho interesse em saber o porquê da fama de Reggio Emilia. Irei em Março de 2011 passar um mês. Desejo fazer contato com profissionais da educação que possam dar subsidios para o projeto de intercâmbio que desejo realizar usando documentários. Agradeço a atenção.kalimera01@globo.com

  6. ´TÂNIA CAMPOS Says:

    POR FAVOR ME ORIENTEM…..
    QUERTO CONHECER MAIS SOBRE A ABORDAGEM REGGIO EMILIA, VISITAR ESCOLAS , PARTICIPAR DE CURSOS….. QUEM SOUBER ALGUMA COISA POR FAVOR ME MANDEM UM E-MAIL “tacsemeando@yahoo.com.br”.
    OBRIGADA
    TÂNIA

  7. Flavia Says:

    Olá,
    gostaria de aproveitar minhas férias no mes de junho/2010 para conhecer uma pouco da Reggio Emilia visitando pessoalmente escolas naquela regiao da Italia. Alguem pode, por favor, me dar dicas e endereços uteis para marcar tais visitas? Pretendo ficar uma semana na região. Alguem conhece hoteis que possam ser indicados?
    Obrigado e parabéns pel blog.
    Flavia

    • Anelise Says:

      Flavia, tbm vou para a Italia agora no final de junho e quero dicas para visitar Reggio Emilia e as escolas. você obteve resposta às suas perguntas? sabe como marcar visitas às escolas? fico no aguardo. Anelise

    • Theresa Siqueira Says:

      Também gostaria de informações sobre hospedagens, cursos em reggio emilia. quem poderia me ajudar?

    • Ana Elisa Says:

      Olá, Flávia
      Espero que sua viagem que se realizará neste mês seja de qrande proveito. Um verdadeiro estudo com certeza.
      Irei para lá em Setembro de 2010 e gostaria de trocar experiências.
      Aguardo respostas
      atenciosamente
      Ana Elisa
      Tatuí SP

    • kelly ferreira Says:

      Ola, meu nome é Kelly Ferreira, sou formada em pedagogia pela unesp rio claro mas agora vivo em reggio emilia, infelizmente hoje foi meu orimeiro acesso a este site contudo me coloco a disposiçao de todas, atraves do emial kellyzucchi@bol.com.br.

    • Fabiane Says:

      Olá meninas, sou Fabiane, estudiosa da Abordagem Reggiana. Costumos levar grupos de educadoras para conhecer escolas e açoes pelo mundo que tem como foco essa abordagem.
      Semana passada estive com um grupo de 22 educadoras conhecendo 2 escolas em Bs Aires, Sara Jardin Maternal e Fabulins.
      Em Novembro irei com um grupo a Mimai para conhecermos L’atelier School. Se alguém tiver nteresse em receber folder digital com a programação dos encontros, por favor, escreva para fabianevitiello@hotmail.com
      bj e obrigada
      Fabi

  8. Lariça Betfuer Says:

    Olá, adorei as informações sobre Reggio Emilia, sou estudante de pedagogia e minha professora havia nos contado sobre a educação por lá, fiquei encantada principalmente porque ela nos deu um texto contando como eram elaborados os projetos pedagógicos e os que deram certo e os que fracassaram.
    Eu tenho um blog de educação infantil e vou postar seus artigos por lá lhe dando os devidos créditos.Afinal quando a informação vale a pena temos que compartilhar ne?
    Espero que não se importe e se quizer posso mandar os textos trabalhados em sala de aula que minha professora apresentou.
    Obrigada por dividir suas experiencias conosco e estarei sempre por aqui.
    Mil beijos

  9. sueli frança Says:

    Olá, sou estudante de pedagogia e muito me interessa o assunto reggio emíla, pois é um método bem diferente do nosso de aprendizagem infantil.
    Quero me especializar em educação finfantil e tenho planos para visitar reggio emília.
    Gostaria de participar de grupo de estudo sobre reggio emília em são paulo e tambem de notícias e sites.

    • Isabela Says:

      Bom dia Sueli,

      por favor não chame Reggio Emilia de método, o mais correto é chamá-la de abordagem. Recomendo como leitura: As cem linguagens da criança”
      Att
      Professora Isabela

      • Elisabet Ristow Says:

        Olá a todos

        É bom que se esclareça que Reggio Emília é o nome da cidade do norte da Itália. Além do mais, o que acontece por lá não é método e já não se fala mais em abordagem.

        Bom seria, que ir a Reggio, conhecer a realidade e experimentá-la na prática, fosse uma dinâmica quase que obrigatória para aqueles que desejam pensar e falar sobre o assunto. Creio que não basta ir e de lá trazer idéias maravilhosas e até mesmo achar que todas as escolas por lá procedem da mesma forma.

        Muitas são as “reproduções” muitas até grosseiras, verdadeiras cópias daquilo que acontece por lá.

        Ainda são poucos no nosso país, os que estudaram de fato,peaquisaram e continuam a pesquisar, foram lá e por lá permaneceram em investigação e o experimentam e já desenvolvem na prática.

        Creio nesse diálogo com a cidade italiana. Mas, também devemos ter cautela com o muito que se fala e oferece e pouco se vive a respeito de tal assunto.

        Abraços
        Saúde e Paz!
        Elisabet Ristow

        Pantákulo – Assessoria, Consultoria e Projetos Ltda.
        http://www.pantakulo.com.br
        elisabet@pantakulo.com.br

  10. Reggio Emília: uma abordagem artística na educação infantil « art|educando Says:

    [...] um pouco sobre o seu surgimento em Histórico da Reggio Emília e, os sites que indico na página Abordagem Reggio Emília [...]

  11. Maria Nelma Paulo de Araújo Says:

    Sou pedagoga e pós graduada em Psicologia Educacional.Estou pensando em abrir um espaço lúdico e pedagógico com objetivo de atender os pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos e não podem pagar uma escola particular.Pretendo atender crianças de dois e três anos de idade,já que na comunidade não tem nenhum espaço lúdico e público para atender as crianças carentes (creches),pois os governantes que por aqui passaram nada fizeram pelo bairrro da Califórnia ,um bairro periferico e margilalizado. Aqui existem muitas crianças carentes que precisam de cuidados pedagógicos .Desde de 2006 venho tentando abrir um espaço para atender crianças carentes.
    Gostaria de conhecer mais o método de Reggio Emilia ,saber sobre os cursos ,seminários e materiais.Também gostaria de saber se voces dão algum tipo de ajuda de custo para manutençao do espaço,no caso para as crianças,(brinquedos ,jogos,material didático,imobiliário etc).Desde já agradeço e espero resposta.

  12. Maria Nelma Paulo de Araújo Says:

    Sou coordenadora de Educação Infantil e gostaria de receber textos e informações sobre a proposta de Reggio Emilia.Também gostaria de ser informada sobre congressos,seminários e cursos .Também queria saber se é possivel uma visita a escola que adota a proposta de Reggio Emilia na Bahia.

  13. Hildinea Barros Says:

    Olá pessoal,

    A Artimed publicou neste mês de agosto o livro “Tornando visível a aprendizagem das crianças: educação infantil em Reggio Emilia” de Linda Kinney & Pat Wharton, Na obra, as autoras destacam por que os educadores das creches usam a documentação como meio para melhorar a aprendizagem das crianças pequenas; os valores, os princípios e as teorias que norteiam a abordagem de Reggio Emilia; como implementar documentações em qualquer ambiente de pré-escola, com estudos de caso da vida real e sugestões para se evitar ciladas comuns; e como envolver, inspirar e entusiasmar as famílias e a comunidade.
    Já comprei o meu!
    Abraços a todas,
    Hildinea Barros

  14. Hildinea Barros Says:

    Bom dia, Elaine Faria

    O grupo de estudo que organizamos aqui em Barreiras/BA com professores e coordenadores de creches já, terminou e tivemos discussões muito interessantes a respeito da concepção de criança, infância e educação infantil com ênfase na abordagem Reggio Emilia.
    Estamos nos organizando para formar um grupo de estudo virtual, caso alguém esteja interessada/o envie um email para reggioemilia09@gmail.com e logo entraremos em contato.
    Abraços a todas/os!
    Hildinea Barros

  15. Daniele Says:

    Caro (a) educador (a),

    A REDSOLARE Brasil promove o 3º Seminário Internacional de Educação Infantil – Educação é Arte: Crianças e Artistas de mãos dadas – Reggio Emilia e América Latina, nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2009, em Salvador, Bahia, Brasil.
    O foco do evento é a criança, suas múltiplas linguagens e diversas formas de expressão, assim como o papel dos educadores na formação dos meninos e meninas. Nesta ocasião pesquisadores, estudiosos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares infantis e demais educadores e interessados terão a oportunidade de aprofundar idéias sobre “A cultura da Infância e a Educação nas Escolas da Reggio Emilia”.
    Contaremos com a presença da educadora brasileira Madalena Freire, da pedagogista Madalena Tedeschi, da atelierista Francesca Manfredi da Reggio Emilia – Itália e de representantes da RedSOLARE Latino América.
    Contaremos também com relatos de experiência de representantes da REDSOLARE Latino América e de diferentes estados brasileiros, em uma linguagem simples, porém instigante, em torno de práticas educativas de qualidade para atender as crianças na 1ª infância.
    Neste encontro os interessados encontrarão um rico apoio para o debate, a reflexão e conseqüentemente para o aperfeiçoamento da sua prática.
    Maiores informações no telefone: 55-71 3234 6601/ 71 3233 0104 / 71 8880 0533
    Solicite a programação detalhada.

  16. Ronnie Says:

    Bom dia a todos! Haverá um Seminário Internacional sobre as práticas educativas das escolas de educação Infantil de Reggio Emilia com uma atelierista e uma pedagogista dias 18 e 19 de agosto de 2009. vejam maiores informações no site http://www.operacomica.ne ou peçam por email seminariointernacionalredsolare@uol.com.br

    abraços a todos

    Ronnie

  17. Elaine Cristina S. Faria Says:

    Olá à todos e hildinea!!
    Sou professora de Educação Infantil da rede Municipal de Bragança Paulista e gostaria de incentivar a abertura de um grupo de estudos virtual sobre esta abordagem, como vc sugeriu. Se o mesmo acontecer minha presença é certa! E tenho mais pessoas interessadas que poderia participar. Tenho certeza que temos muitas trocas a compartilhar… um abraço!
    profª Elaine Faria

  18. Alba Bezerra Says:

    Caros educadores,

    Faço parte da REDSOLARE BRASIL e estaremos realizando nos dias 13, 14 e 15 de agosto mais um Seminário Internacional em Salvador “Educação é arte: crianças e artistas de mãos dadas”. Palavras, sentimentos, gestos e olhares… Em diálogo com a prática educativa da Reggio Emilia.
    Traremos Madalena Tedeschi (Pedagogista) e Francesca Manfredi (Atelierista), ambas da Reggio Emilia, Madalena Freire, DRa Márcia Guedes (Promotora da Infância e da Juventude Salvador/Bahia/ Brasil), dentre outras representantes da RedSolare Brasil (Marilia Dourado), RedSolare Colombia (Túlia Gomes), RedSolare Perú (Ana Maria Barrantes).
    Além destas personalidades, neste seminário terá 15 relatos de experiência de práticas educativas inspiradas em Reggio.

    Para maiores informações acessem: redesolarebrasil@gmail.com

  19. THERESA Says:

    olá sou Nutricionista e trabalho com o desenvolvimento infantil. Quero muito me aperfeiçoar na arte educação na saúde e na abordagem regio emilia. Gostaria de ajuda, contatos, links e bibliografia. Também gostaria de participar de grupos de discussão e alguma rede se houver.
    tmabém gostaria de informações sobre intercambios.

  20. Hildinea Says:

    OK!

  21. Silaine Says:

    Sou pedagoga e estou pensano em abrir um espaço lúdico e pedagógico com o objetivo de atender pais que não tenham como deixar crianças em período integral na escola e preeriram uma especialização. Estou formatando as idéias e conheci um pouco do método, pois coloquei minha filha menor em uma escola que segu este método e estou gostando muito. Gostaria de mais informações locais de cursos e materiais pra ver como aplicá-los no meu espaço.
    obrigada
    Silaine

  22. Elisabet Says:

    Olá Hildineia, tudo bem?
    Estive em Salvador na semana passada. Considero muito interessante sua idéia e já tive experiencia nesse sentido. É muito produtivo e motivador.
    Me envie um email para pantakulo@pantakulo.com.br para articularmos o grupo. Aguardo seu retorno.
    Abraços
    Saúde e Paz!
    Elisabet Ristow
    elisabet@pantakulo.com.br

  23. Hildinea Says:

    Olá! Sou de Barreiras Bahia e junto com algumas colegas organizamos um grupo de estudo sobre Reggio Emilia, com alguns coordenadores e professores de escolas municipais da nossa cidade, está sendo uma experiência maravilhosa.
    Poderíamos organizar um grupo virtual, estou com muitas informações e dúvidas para compartilhar.

  24. Juliana Says:

    BOM DIA!
    GOSTARIA DE SABER SE HAVERÁ ALGUM EVENTO EM REGGIO PARA EDUCADORES EM MAIO DESTE ANO, OU ATÉ EM OUTRA DATA. SEI DE UMA PESSOA QUE VAI PARA LÁ, MAS PERDI O CONTATO DELA E NÃO CONSIGO SABER SE VAI HAVER O ENCONTRO MESMO.
    Se puderem me mandar: juliana@tgvviagens.com.br
    OBRIGADA!

  25. CRISTINA FERREIRA Says:

    BOA NOITE PESSOAL!
    ESTOU REALIZANDO MEU DOUTORADO EM PORTUGAL NA AREA DE EDUCAÇAO INFANTIL.
    ESTOU QUERENDO IR AGORA EM MAIO A REGGIO EMILIA, MAS AINDA NAO CONSEGUI AUTORIZAÇAO PARA VISITAR A ESCOLA…NAO SEI O QUE FAÇO…AJUDEM-ME POR FAVOR!
    OBRIGADA!

  26. Elisabet Ristow Says:

    Elisa, considerei super interessante seu canal de comunicação.
    Trabalhamos em diálogo com as experiências de Reggio e fui este ano pela terceira vez fazer um intercâmbio e visitar as escolas reggianas.
    Aproveito seu canal, se assim permitir, para divulgar nosso grupo de estudos, partilha e trocas em diálogo com Reggio.
    Os interessandos poderão entrar em contato com pantakulo@pantakulo.com.br
    Obrigada
    Abraços
    Saúde e Paz!
    Elisabet

  27. Josiane Says:

    Boa Noite…em maio/2009 irei pra Itália e quero conhecer escolas em Reggio emilia. Como faço, preciso de dicas: qual site que informa quando e como posso visitar? Por favor que já foi, me oriente …
    Muito obrigada

    • Elisa Kerr Says:

      Josiane, Entra no site da própria Reggio Emília, está publicado em alguma página sobre essa abordagem aqui no blog.

  28. mara Says:

    Estou concluindo o curso: “especialização em educação infantil – diálogos com a filosofia reggiana”.
    Esta especialização é oferecida pela UNIGAP em Uberlânida-MG e é uma excelente oportunidade para quem se interessa pela questão.

  29. Sandra Cardoso Says:

    Boa noite, iniciamos este ano algumas leituras sobre Reggio, em particular, no livro “AS CEM LINGUAGENS” em uma Unidade Escolar de 0 a 3 anos, municipal. Estamos só no começo, mas encantados.
    Sorocaba – SP

  30. Natália Freire Says:

    Olá… se alguem puder me enviar algo sobre a abordagem regiana u qagradeço… Esse ano irei fazer meu tcc baseada nessa abordagem…

  31. Renata Says:

    Ola!! sou coordenadora de uma escola de educacao infantil que a anos vem se aproximando das ideias Reggianas. inclusive montamos varios seminarios internacionais e hoje somos menbros de uma rede latino americana para difusao da proposta educativa de Reggio Emilia e a cultura da infancia. Chama-se REDSOLARE. Em fevereiro estamos organizando uma visita para as escolas da Reggio
    http://www.redsolarebrasil.com.br

  32. Sesso Says:

    Great site.

  33. Hildinea Says:

    Elisa Kerr estou fazendo meu TCC, relacionado com a abordagem de Reggio Emilia, gostaria de indicações de leituras, e tambem se tiver algum artigo ou site que possa me inicar será ótimo.

  34. Marilia Dourado Says:

    Estamos com um grupo de estudos para a Reggio em fevereiro/2009.
    Entrem no nosso site e busquem mais informações.

  35. Elisa Kerr Says:

    Margarete,

    Tente esse contato:
    Marilia Dourado
    e-mail:
    centrodeestudonossainfancia@hotmail.com

    Mew dê um retorno depois, OK.

  36. Margarete Says:

    Gostaria do endereço para contato agendamento de visitas e conhecer o trabalho em Reggio Emilia.

    Grata

    Margarete

  37. elisabete Says:

    Olá Eliza, estou concluindo meu curso de pedagogia, meu tcc será sobre a abordagem Reggio Emília, você pode me enviar materiais?
    Grata

  38. Elisa Kerr Says:

    Maria da Luz,

    Gosto de mues livros e não costumo vendê-los. Mas acho que ainda é fácil de ser encontrado em sebos ou livrarias.
    Um abraço
    Elisa

  39. Maria de la Luz Says:

    Oi, Elisa,
    vi na sua bibliografia que você usou o livro Dez novas competências para ensinar, de Perrenoud. Ainda o utliza? Se não, não gostaria dee vendê-lo a mim? Moro em Pinheiros, São Paulo, e, dependendo de onde você esteja eu iria buscar o livro.
    Aguardo sua resposta!
    Dela

  40. Elisa Kerr Says:

    Teresa,
    Entre em contato direto com eles pelo site do Porjeto Pedagógico Reggio Emília,

    Veja quando eles abrem para estágios, ou visitas.

  41. Eliza Kerr Says:

    olá,
    Tenho muito interesse em fazer um curso na regio emilia, visto que trabalho c/ cças deficientes na Pref. de Diadema Sp. Porem não disponho de muitos recursos financeiros e possuo a cidadania italiana.
    Como devo proceder?
    Grata
    Teresa

  42. Elisa Kerr Says:

    Ana Claudia,

    Os textos que tenho estão divulgados nas páginas que publiquei, mas se você puder enviar para mim os que você tem, eu te agradeço.

  43. Ana Claudia Says:

    Estou concluindo a Especialização em Educação Infantil e meu trabalho de conclusão será sobre Reggio Emilia:espaços possiveis em nossa realidade. Gostaria de receber artigos referentes a este tema.Obrigada!
    Ana

  44. Loize Maria Laval Malucelli Says:

    Por faor preciso do site da Escola martin Luter King em Reggio Emilia, na Italia .Obrigado , Loize Maria

  45. Janaina Rebouças Luiz Nobre Says:

    Olá Elisa,
    Sou professora de Ed.Infantil (curso Normal), e estou no 1º ano de Pedagogia, e me apaixonei por essa referência educacional da escola Reggio Emillio e acabei achando seu blog, que por sinal é muito bom, obrigada pelas informações nele contidas.
    Um abraço.

  46. Elisa Kerr Says:

    Mônica,

    Estou na mesma situação que você. Gosto dessa abordagem e leio bastante sobre ela, vou até fazer uma oficina, com a 1ªano da pedagogia, sobre a importância da Arte no desenvolvimento do criança nos anos iniciais. Baseio-me no livro “As cem linguagens…” e nas reportagens. Também quero fazer esse intercâmbio, mas só depois que terminar o mestrado.
    Entre no site lá que indico na página para marcar esse intercâmbio, sei de uma pessoa que fez. Acho que vale a pena! Depois que voltar ao Brasil, venha aqui e compartilhe conosco sua experiencia.
    Tente esses aqui:
    Via Verdi, 24
    42100 Reggio Emilia
    tel. +39 0522 452461
    fax +39 0522 403140
    e-mail
    amici@reggiochildren.it

  47. Mônica D'Almeida Says:

    Boa tarde.
    Meu nome é Mônica sou coordenadora de Educação Infantil, leio muito sobre Réggio Emília e tenho muita vontade de conhecer o trabalho de vocês. Existe alguma possibilidade de um intercâmbio para este semestre ainda?
    Estive a poucos dias aí na Itália, em Roma, Florença, Pádua, Assis, Milão, mas não foi possível conhecer Réggio Emília pois estava numa excurssão.
    Aguardo ansiosa um retorno,
    Mônica

  48. Sandra Says:

    Gostaria de saber como é possível realizar algum tipo de curso de formação em Reggio Emília.Sou pedagoga, trabalho com Educação Infantil e tenho muito interesse em aprimorar meus conhecimentos com a referência mundial em Educação Infantil.
    Sou de Curitiba, Paraná e aguardo um retorno.
    Agradeço a atenção,
    Sandra

  49. Elisa Kerr Says:

    Olá Sara,

    Obrigada pela atenção. Já tem sim em outra página.
    Um abraço

  50. Sara Says:

    boa tarde!
    só para deixar o site original do modelo reggio emilia, que provavelmente nesta altura ja deve ter:

    http://zerosei.comune.re.it/inter/reggiochildren.htm

  51. Província Reggio Emília « art|educando Says:

    [...] Abordagem Reggio Emília [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 119 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: