Dramatização – uma ação inclusiva

Sei que você deve estar pensando qual é a importância do teatro na alfabetização de jovens e adultos. Vamos por partes, primeiramente vou falar da importância de temos projetos interdisciplinares nas escolas.

O termo interdisciplinaridade é comumente conhecido com uma abordagem que envolve várias disciplinas no processo de desenvolvimento do projeto. Para exemplificar melhor, veja como trabalhamos essa peça.

Primeiramente, percebemos a necessidade de trabalhar com nossos alunos o tema “Preservação do meio ambiente”. Foi aí que resolvemos trabalhar o tema em todas as disciplinas, e a concretização da aprendizagem seria a apresentação da peça. Juntamente com a coordenadora pedagógica, traçamos os objetivos do projeto com base nas dificuldades que os alunos apresentavam em sala de aula e a metodologia para alcançarmos esses objetivos.

Eles apresentavam muita dificuldade na leitura. Não respeitavam as pontuações e engasgavam sempre que aparecia uma palavra nova para eles (mesmo que simples). Para ensinar a leitura seguindo todas as pontuações, eu levava para a sala de aula diversos textos diferentes e engraçados, todos com vocabulário simples, mas ricos em diálogos e outras pontuações. Eles tiveram que formar grupos para escolher, ler e depois improvisavam os textos escolhidos. Trabalhei a leitura por dois meses.

No princípio eles não queriam ler em público, pois achavam que seriam ridicularizados pelos colegas. Percebendo essa dificuldade passei a trabalhar primeiro a auto-estima desses alunos e depois passamos para a leitura. Ninguém foi forçado a ler em público; como professora, os persuadi. E o resultado foi excelente: todos queriam ler!

Ajudar esses alunos a compreender e refletir sobre a leitura foi outro desafio! Isso não é nada fácil de se alcançar, mas é possível! Embora nossos alunos sejam adultos, eles não dão significado a suas leituras. Ler para eles é um ato mecânico, apenas juntar letras para formar palavras e sucessivamente. Passei a ler para eles como leio para meus filhos em casa. A cada frase ou parágrafo que lia com eles, eu perguntava ao aluno o que o texto estava dizendo ou indagava sobre o que estava para acontecer na história.

Enquanto isso, a professora das outras disciplinas foi em busca de um texto que abordasse a preservação do meio ambiente e que todos pudessem trabalhar na peça. Como tínhamos 36 alunos, tivemos que fazer adaptações na trama. Todos os alunos assumiram um papel, seja de locutor, ator, sonoplasta… Todos desempenharam algum papel na dramatização.

Durante esse processo, foi necessário trabalhar impostação de voz, entonação das pontuações, interpretação de personagens etc. Apesar de não acreditarem que seriam capazes de representar em público, com o tempo eles foram adquirindo autoconfiança, até que resolveram assumir o risco.

Esse trabalho só foi possível porque todos, alunos, professores e funcionários se empenharam para que o projeto acontecesse. Todos os dias, os alunos liam a peça em sala de aula, o que facilitou muito o meu trabalho. Assim, pude ficar atenta às falas dos alunos e à interpretação dos personagens. Todo o cenário foi feito pelos professores; até os que não davam aulas para essas duas classes participaram do projeto. Foi uma ação coletiva e de ajuda mútua.

Os conceitos de preservação do meio ambiente contidos na trama eram amplamente abordados e discutidos pelas outras disciplinas.

Além dos conceitos cognitivos que eles aprenderam, pudemos observar que esses alunos se desenvolveram muito na área emocional: cooperação, elevação da auto-estima, trabalho em equipe, respeito ao rítmo do colega, respeito ao seu próprio rítmo e outros.

O peça adaptada está na página “Sumaúma

Veja as fotos no post  Teatro em EJA

9 Respostas to “Dramatização – uma ação inclusiva”

  1. milly Says:

    isso serve para nós ;nos desenvolver!

  2. Gerla Says:

    Eu adoro trabalhar dramatizações, pois vejo que meus alunos tem melhorado muito na leitura e produção de texto.

  3. Gerla Says:

    A dramatização em sala de aula faz com que o aluno aprende mais com os conteudos trabalhados, absove mais conhecimento trabalhando o ludico, leva o mesmo pensar, agir e buscar novos conhecimentos.

  4. heliete Says:

    é otimo aprendi muito!!!!!

  5. Rosilda Portelinha Says:

    Amo o teatro e essa arte é uma das formas que mais levam ao desenvolvimento completo do aluno,Parabéns pela idéia.

  6. lina Says:

    dicas ? :D

  7. Elisa Kerr Says:

    Oi Grazi,

    Podemos nos encontra na USJT, o que vc acha .
    Tchau

  8. Grazielle Says:

    Boa tarde mocinha,
    Gostaria de ter algumas dicas suas quanto um projeto que estou terminando.
    beijos,
    Grazi.

  9. Grazielle Medeiros Says:

    É esplêndido saber que o Teatro pode auxiliar no desenvolvimento das pessoas.
    Menina, me passa seu e-mail.
    beijos,
    Grazi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 122 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: