Atelier de restauração

Este post destina-se aos meus alunos do CEAM que participam do projeto “A arte de encadernar”. Ontem, os alunos finalizaram os livros que estão encadernando, no projeto, e o resultado foi muito bom. Na segunda-feira, poderão ver o acabamento desses livros e perceberão as melhorias que deverão ser executadas no próximo livro a ser encadernado.

O projeto não tem por objetivo ser apenas um curso de encadernação comercial, mas sim pretende ser, também, um grupo de estudo sobre a importância da preservação e conservação do nosso patrimônio histórico que se encontra registrado em livros, revistas, periódicos etc. Portanto, aprende-se o porque de cada etapa a ser executada, para que suas interferências sejam criteriosas e os leve a usar os materiais adequados para a conservação desses suportes.

Acho que já está na hora de fazermos uma visitinha virtual a alguns laboratórios de encadernação. Vamos primeiramente conhecer o atelier do meu primeiro professor de encadernação, Luiz Fernando Machado. Ele possui um laboratório lindíssimo e tem muito a nos acrescentar; inclusive já foi entrevistado diversas vezes; leiam essas entrevistas! Ao entrar no site, clique em clipping e depois na revista que você escolheu para ler, e faça seu comentário em seguida.

Temos também, em Barcelona, Espanha, a empresa M. Moleiro, especializada em reprodução de livros de artes, códices etc. Nesse site vocês terão a oportunidade de ver como são costurados esses livros.

Após esse primeiro momento de pesquisa, voltaremos ao nosso pequeno laboratório, no qual eu ensino encadernação comercial, mas com a pretensão de ensinar a encadernação clássica e, quem sabe no futuro, restauração de livros antigos. Mas isso é bem mais tarde!

O que torna o projeto gostoso são os próprios alunos, que apreendem essa proposta, levando-me a crer que, ao findar o projeto, eles darão continuidade às pesquisas e serão mais que encadernadores, serão restauradores.

Elisa Mello Kerr

Anúncios

11 Respostas to “Atelier de restauração”

  1. Elisa Kerr Says:

    Eulalia,

    Do que vc está precisando? Nessa área as lojas que concentram todas as coisas são impraticáveis. Temos que comprar em várias lojas. Me diga o que vc precisa que tento te ajudar.

  2. Eulalia Stucchi Says:

    Bom dia Elisa!
    Quando posso, acompanho as novidades do seu blog, que é muito bacana.
    Estou escreveno, porque preciso de umas dicas de empresas e lojas onde posso encontrar material e equipamento próprios para pequenos reparos em livro. Por favor, você poderia me indicar?
    Muito obrigada,
    Eulalia

  3. Elisa Kerr Says:

    Olá Felipe,

    Vou te indicar uma grande amiga Yara Petrella. Ela é restauradora de tela no Museu Paulista. Estou sem o ramal, mas o fone de lá é 6165-8000.

    Um abraço.

  4. Felipe Maluta Says:

    Gostaria de saber se você tem alguma indicação de restaurador de quadros de barbante. Trata-se de uma obra muito delicada, que precisa ser preservada.
    Grato desde já,

    Felipe Maluta

  5. Ary Says:

    Elisa,

    Obrigado pela dica. Ja vi o filme. Ate 5a.

    Ary

  6. Gil Says:

    São Paulo,21 de Setembro de 2007

    Bom dia.

    Professora Elisa: fico muito grato pela sua gentileza de me informar durante o periodo que vou ficar ausente do curso.Pois estou muito contente em poder esta aprendendo essa arte de encadernar e restauro
    e portanto pretendo fazer deste projeto um novo desafio profissional.

    Sem mais, de seu aluno

    Gil

  7. Por dentro da lombada de seu livro « art|educando Says:

    […] já viu no site do Moleiro. Se ainda não visitou esse site, então corra e pesquise pelo post Atelier de Restauração; as informações que postei por lá são importantes para você que freqüenta o projeto “A […]

  8. CEAM - Encadernação Básica e Clássica « art|educando Says:

    […] Atelier de Restauração […]

  9. Milaine Says:

    Bom dia!!!

    Fornecemos produtos de conservação e restuaração.

    Acesse nosso site e confira
    http://www.conservart.com.br

  10. Lúcia Says:

    Elisa, vc desenvolveu com bastante criatividade o seu blog. Acredito que valeu a pena o esforço. Visitei o seu atelier e vi a grande importância que devemos ter com o nosso patrimônio histórico.
    Abraços,
    Lúcia

  11. jarbas Says:

    Cara Elisa,

    Volta e meia você me diz que anda lutando com muito esforço para botar o blogue no ar. Duas coisas; os resultados estão valendo a pena; o texto e ilustraçôes são de tão boa qualidade que não parecem fruto de “luta”, mas fruto de uma atividade que flui com muita naturalidade.
    Você faz uma boa mistura de posts destinados a seus alunos e posts destinados a passar idéias sobre sua área de estudos (arte-educação e/ou arte e educação). Ganha assim leitores de diferentes origens e constrói um ambiente onde podem conviver gentes com interesses diversos. A mistura é boa.
    Destaque para a crônica sobre o seu avô. Emocionante, bem feita, reveladora, educante. Tem gosto de quero mais. Aguardo outras crônicas de inspiração similar.
    Um outro destaque. Você está fazendo um bom aproveitasmento do conceito de “page” do wordpress, um segmento que facilita a publicação de textos mais longos e temáticos. Siga em frente e publique mais coisas lá.
    Meus cumprimentos pelos resultados até agora alcançados. Abraço grande,

    Jarbas Novelino Barato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: