A arte dos quadrinhos

Pronto - este é um dos quadrinhos.

Escrevi este post para as pessoas que procuram dicas de trabalhos artísticos a serem realizados em sala de aula. A arte dos quadrinhos é bem versátil por possibilitar a abordagem de diversos conceitos importantes no desenvolvimento infantil. Veja a página Quadrinhos em sala de aula e confira os resultados.

 

Anúncios

4 Respostas to “A arte dos quadrinhos”

  1. joviana fernandas marques Says:

    ola!sou estudante de artes plasticas e atualmente tenho feito pesquisas sobre ainfluencia das hqs na educacao de criancas e adolecentes.realmente percebemos q os resultados podem ser bem satisfatorios.continue divulgando essa parceria arte e educacao porque ela da certo!

    • geicyanne braz barbosa Says:

      a arte em quarinhos é muito divertida criar! as crianças adoram as histórias em quadrinhos!elas se divertem muito! eu acho que tudo oque faz as crianças felizes não deveria acabar! as histórinhas tem grandes vantagens:elas aperfeiçoam a leitura e se intereção! ha história em quadrinhos que ensina algo de bom e tem uma moral da história! é isso! muito obrigado.

  2. jarbas Says:

    Alô, Elisa,

    Para quem gosta de histórias em quadrinhos, uma boa dica de leitura é “A Misteriosa Chama da Rainha Loana”, romance de Umberto Eco. O herói da história educa-se numa época em que os quadrinhos ocupavam com muita força o imaginário de crianças e adolescentes (de adultos, também!). Umberto Eco evoca na obra quase todos os clássicos de HQ. A história é surpreendente e deliciosa. O livro tem bastante ilustrações, matando saudades de obras geniais como as HQ do Flash Gordon, Mandrake, Fantasma,Dick Trace etc. Provavelmente não é leitura para alunos do CAAM, mas para você.
    Outra coisa. Postei uma mensagem sobre as apresentações da classe na última quinta. Aparece por lá e faça algum comentário para dar uma força para o pessoal. Abraço, Jarbas.

  3. Prof. dineia Hypolitto Says:

    Cara prof. ELISA mais uma vez você foi muito feliz na escolha do trabalho que está sendo apresentado neste post, e que por você foi realizado no CAAM-na Educação de jovens e Adultos no 1 segmento ( 1 á 4 séries ), no ano de 2006( Universidade São Judas Tadeu ). A HQ em sala de aula desenvolve competências verbais,visuais e lógicas tanto na educação infantil quanto nos ensinos fudamental e médio .A recomendação de usar histórias em quadrinhos em sala de aula consta do volume dos PCNs dedicado ao ensino de Língua Portuguesa (1997 ) também, e isso auxiliará os docentes na pesquisa do assunto em tela.Quando lecionei por onze anos nas séries iniciais do ensino fundamental também trabalhei com HQ em sala de aula, e obtinha bons resultados, como os que você apresentou no CAAM. Uma dica de atividade que me auxiliou muito foi a criação de uma estante de gibis na sala de aula para a construçao de acervo de leitura, pesquisa e incentivo ao gosto pelas HQs.Fazer com que os alunos criem as suas próprias histórias em quadrinhos é muito importante ,pois trabalha-se com as competências ligadas á língua portuguesa, literatura e ás artes visuais.Observei que os quadrinhos com pouco texto puderam ser de grande valia para mim na alfabetização pelo contexto visual. As HQs com balões em branco também trazem bons resultados para verbalização dos alunos.Parabéns Elisa e continue trabalhando com HQ em sala de aula , pois os resultados são satisfatórios. Para quem deseja trabalhar com quadrinhos na escola, deixo outra sugestão para pesquisa em uma página chamada Ferramentas para Autores de HQs ( http://www.nonaarte.com.br/recursos.asp)Abraços , professora Dinéia hypolitto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: