Casa de ferreiro, espeto de pau

 

Há tempos estou querendo encadernar os livros mais significativos para a minha formação pessoal e profissional, na área da educação. Essa é uma forma de conservar e valorizar essas obras, mas tenho deixado sempre meu acervo pessoal para ser tratado depois. Como diz o dito popular: “Casa de ferreiro, espeto de pau”. Eu não sou uma exceção à essa regra.

Selecionei para ser encadernado primeiro o livro de Carl Rogers: Liberdade de aprender e já comecei a trabalhar nele. Esse processo está sendo documentado passo a passo e publicado no blog, tendo por objetivo orientar os participantes do projeto A arte de encadernar do CEAM – Universidade São Judas Tadeu. Pretendo, assim, satisfazer aos alunos e visitantes do blog, que estão sempre pedindo informação de como e onde encontrar ou como fazer uma encadernação.

Escolhi este livro primeiramente por ser uma encadernação com pequeno grau de dificuldade e impressa em papel de qualidade, o que possibilita, aos alunos e visitantes, visualizar com clareza os processos da encadernação clássica padrão. Essas dicas não substituem um bom curso, apenas orientam a quem já tem uma boa noção dessa arte.

O segundo motivo de ter selecionado esse livro é por ser uma edição esgotada, sem previsão de ser publicada novamente. Também importa o fato de ter sido nesse exemplar que li sobre uma das teorias que me influenciou na relação professor e aluno. O autor faz uso de uma linguagem simples, clara, e se baseia em fatos concretos. O conteúdo é enriquecido pelo autor ao relatar, também, suas experiências pessoais como aluno e, depois, como professor e psicanalista. Recomendo esta leitura a todos que, de alguma forma, trabalhem com o público.

 

 

 

Elisa Mello Kerr

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: