CEAM – Encadernação Básica e Clássica

Semana passada iniciaram-se as turmas de encadernação básica e clássica, com ênfase na preservação. Esse curso é um dos projetos oferecidos pela Universidade São Judas Tadeu para atender a comunidade, elaborado e implantado por mim e coordenado pelos professores(as) Dinéia Hypólitto e Ubajára, ambos do CEAM. Neste semestre formamos três turmas com seis integrantes cada, dividida em: duas turmas para o módulo de encadernação básica e uma para o módulo de encadernação clássica. A procura pelo curso foi muito grande e cada classe não poderia ter mais de seis integrantes.

Seu objetivo é preparar pessoas para trabalhar em bibliotecas e acervos particulares com critérios de preservação e oferecer aos participantes do projeto a opção de trabalhar com álbuns, blocos e objetos de decoração feitos com papel ou derivados.

Os participantes do módulo básico estão entrando no universo do papel agora, mas cada um deles já tem em mente o que querem fazer com seu aprendizado. Isso é muito bom, é meio caminho percorrido para um projeto alcançar sucesso.

Estes são seus afazeres durante o curso:

  1. Um livro-boneco com folhas de papel sulfite;
  2. Um livro comprado em sebo;
  3. Uma monografia;
  4. Um bloco.

E esses do módulo clássico:

  1. Uma encadernação com barbante;
  2. Uma com cadarço;
  3. Uma com folha solta;
  4. Um bradel.

As pesquisas teóricas para o projeto terão como ponto de partida o blog, como também o desenvolvimento das aulas e o registro do trabalho dos alunos. Assim, os alunos aprimoram seu conhecimento.

Para começar, click em todos os títulos abaixo para se inteirarem do assunto e depois vão para o quadro ao lado e visitem a página A Arte de Encadernar e depois todos os seus sub-títulos.

Agora é hora de pesquisar os post já publicados:

Ensinar a Preservar

Atelier de Restauração

 

Anúncios

Uma resposta to “CEAM – Encadernação Básica e Clássica”

  1. dea Says:

    Olá,

    parabéns pelo projeto, é lindo! Fiquei muito interessada no curso, uma pena que ele já iniciou. Será que outras turmas serão abertas? E você sabe me dizer onde consigo mais informações sobre o assunto?

    Bju,
    Andrea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: