Encadernar é criar

Encadernação é muito interessante e gostoso. Geralmente as pessoas acham que essa técnica se aplica apenas a livros e agendas, ledo engano. Ela possibilita que o artesão crie uma infinidade de trabalhos fascinantes.

É o que fazem os japoneses com álbuns e blocos decorados com tecidos pintados à mão e com a costura aparente na lombada; são mestres na arte com papéis! Assista ao vídeo da montagem de um bloco com costura japonesa.

 

 

Com papel e papelão,

E um lindo tecido na mão,

Use a imaginação,

E crie um lindo cartão.

 

A Camila, do Blog Costurando Livros parece compartilhar da mesma paixão que nós encadernadores. Ela faz algumas coisas muito legais. Essa foto abaixo é de um dos trabalhos que ela fez. Vá até lá e aproveite para assistir alguns vídeos dessa costura japonesa.

 

Clique na foto e vá para o Blog Costurando Livros

 

 

Blog da Camila

 

Não é lindo? Imaginem um álbum!

Meus alunos, de outro projeto, fizeram esse bloco com a mesma costura, usando retalho de brim e outros materiais; veja como ficou bonito .

Bloco

Existem também aqueles que fazem arte com qualquer material que esteja ao seu redor. É o caso da Scrapbookbrasil. Que criatividade! Clique na foto e confira o passo a passo.

 

Click na foto e vá para o site

 

Scrapbooking é a arte de armazenar as fotos de acordo com o momento que ela representa, um álbum decorado para cada momento, ou ocasião. Essa arte está crescendo muito no Brasil!

 

Viu como é fácil? Então, mãos à obra, faça um agora mesmo!

13 Respostas to “Encadernar é criar”

  1. lotto. lottery Says:

    First of all I want to say fantastic blog! I had a quick question which I’d like to ask if you don’t mind.

    I was interested to know how you center yourself and clear your thoughts before
    writing. I’ve had difficulty clearing my mind in getting my thoughts out.
    I do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes
    are generally lost just trying to figure out how to begin. Any ideas or
    tips? Many thanks!

  2. Heyder Santos da Siva Says:

    Eu assisti o video que vcs. fizeram ,mostrando uma forma de se fazer um bloquinho muito encrementado e valorizado.Gostei muito,pois sou restaurador de livrose acervos.Fiquei em dúvida ao ver como vcs.transportaram as imagens e passaram o ferro de passar roupas para fixa-lás.Vcs poderiam me dizer qual é o tipo de material ,que suportou a caloria sem que enrrugassem,até pensei que era contact,mas pelo jeito não .Também fique muito ancioso para conhece-los,quem sabe um dia desses eu vá ao encontro de vcs. Agradeceria um contato atravêz de vcs.

  3. Silvia Says:

    Gostaria de saber como fazer o curso.

  4. Gabriela Says:

    olá, adorei o seu trabalho…..que dicas me daria para eu iniciar trabalhos de encadernação? onde faço os cursos, por onde começar? obrigada

  5. ARLETE Says:

    Gostaria de fazer aula de costura japonesa.

  6. Gabrielle Says:

    Olá estou muito curiosa sobre a encadernação mas não está disponível…

  7. Wellington Reis Says:

    Eu sou encadernador e moro em Caruaru,
    Gostei muito

  8. Antonio Pitanga Says:

    Gostei muito do video.
    Moro em Aracaju-SE, tenho uma encadernação mas aqui não tem quem venda o plastico de monografia se poder me ajudar mandando um contato de revenda do material .
    Abraço.

  9. Camila Says:

    Nossa, Elisa, só hoje vi o seu post sobre os meus caderninhos. Super obrigada!!! Parabéns pelo trabalho!

  10. Elisa Kerr Says:

    Paulino,

    Álbum é fácil de fazer,mas tenho que te ensinar alguns truques importantes. Me lembre na quinta. Não comece sem antes conversarmos.

    Um abraço

  11. paulino Says:

    LEGAL, ADOREI JÁ TENHO ENCOMENDA PARA ENCADERNAR UM ALBUM. ACHEI INTERESSANTE O MATERIAL TECIDO LEGAL MESMO.MUITO OBRIGADO PELAS DICAS.

  12. Rayssa Winnie Says:

    Elisa…estão muito boas as dicas para encadernação.
    Dá pra pirar, fazer mil coisas….eu que gosto dessas coisas….

    Abraço

  13. profEli bendito Says:

    Cara prof. Elisa li o seu post por indicação da prof. Dinéia , e participei da confeccção de um álbum de Chá de cozinha para uma amiga. O trabalho era o Scrapbooking. Ficou lindo. Adorei as dicas de encadernação que você colocou neste blog. Vou utilizar e repassar. Parabéns! Abraços. prof. Eli

Deixe um comentário

