Por dentro da lombada de seu livro

Se você tem um livro com uma boa encadernação provavelmente será uma encadernação clássica. Só assim esse livro perdurará por longos anos sem danos a ele. Para que isso ocorra a sua costura deve ter sido feita com barbante embutido, ou com cadarços ou outros materiais. Tudo isso muito bem escondidinho dentro da lombada do livro. É isso que estou ensinando aos meus alunos do projeto ” A Arte de Encadernar” módulo clássica.

A primeira a aprender essa costura foi a Tamiris. Agora foi a vez da Kátia aprender a costurar um livro com os barbantes embutidos em seus cadernos. Achei que a melhor forma de todos entenderem bem esse processo é deixar o procedimento registrado em alguma página do blog. Por isso filmei com minha máquina fotográfica digital. Sempre reclamei da qualidade das fotos dessas máquinas. Das filmagens então nem se fala, mas convenhamos, elas quebram um galho e tanto!

Assista ao vídeo; é rapidinho!

Observe bem a posição dos barbantes. A primeira coisa que fiz foi esticar esses barbantes, depois deixei a distância entre eles igual a distância entre os furos que foram feitos no fundo dos cadernos. Só então comecei a costurar os cadernos do livro.

Aquele instrumento que uso para prender os barbantes e costurar o livro é chamado de costurador. Existem diversos modelos. Os mais antigos são parecidos com o que você já viu no site do Moleiro. Se ainda não visitou esse site, então corra e pesquise pelo post Atelier de Restauração; as informações que postei por lá são importantes para você que freqüenta o projeto “A Arte de Encadernar”, independente do módulo em que esteja.

Elisa M. Kerr

Tags: ,

6 Respostas to “Por dentro da lombada de seu livro”

  1. Gisele Says:

    poxa, já faz tempo q vc fez p post, mas eu gostaria mto de vresse video

    • Elisa Kerr Says:

      Desculpe-me Gisele, mas não estou conseguindo publicar nada ultimamente. Estou com tantas atividades que não estou dando conta.

  2. Elaine Says:

    Favor deixe mais claro pq ñ consegui entender direito o q significa lombada,tenho um trabalho para fazer e preciso deste significado senão eu ñ conseguirei concluir o meu trabalho.Muito obrigado e Boa Tarde!!!

    • Elisa Kerr Says:

      Elaine,
      É a parte oposta a abertura do livro (goteira ou corte lateral). Local onde as folhas estão presas umas nas outras. Em muitos casos as folhas estão apenas coladas, em outros a lombada esa costurada.

  3. profWanderley de Neves Says:

    Olá Prof. Elisa, eu visitei alguns blogs por meio do site da Prof. Dinéia Hypolitto,e devo confessar que o seu trabalho me chamou muito a atenção , pois é algo extremamente delicado e artístico. Adorei as suas dicas. Pretendo visitá-la mais algumas vezes.Parabenizo-a pelo trabalho belíssimo que está desenvolvendo junto á comunidade. prof. wanderley

  4. prof. Dinéia Hypolitto Says:

    Cara professora Elisa fiquei encantada com a explicação e o vídeo que você colocou neste post. O seu curso está DEZ. Valeu muito a pena visitar os sites indicados. Abraços. professora Dinéia Hypolitto

Deixe um comentário

