Memórias do Sergio

Relato das emoções de meu primo “Sergio” ao passar em Coronel Cardoso.

No retorno da festa com +- 140 parentes, parei no lugarejo denominado Coronel Cardoso, distante 25km de Santa Rita de Jacutinga. O pequeno povoado, onde morei de 1958 a 1963, se confunde com a Fazenda São Fernando construída na década de 1920.

Tirei algumas fotos, para mim históricas. São passados 45 anos desde que pela ultima vez pus os pés naquele lugar tão especial de minhas memórias e flutuei nas águas de cachoeira que geraram energia.

Veja que loucura: “pus os pés na memória e mergulhei na energia”. Freud explica!

Sob o ponto de vista de arquitetura e ocupação do solo as mudança neste meio século foram mínimas. A grande diferença foi a desativação do trem. A escola hoje é linda linda, funciona na antiga estação do trem.

Click na foto e compartilhe essa memória.

Estação de Trem de  Coronel Cardoso - Valença - RJ

Estação de trem de Cardoso – RJ – desativada em 1967.

OBS para Valéria, Lúcio e Bianca: vcs conheceram quando visitamos a Fazenda Santa Clara no ano passado.

Dicas das fotos:
– cinema/clube que meu pai construiu (observe a portinhola da bilheteria à esquerda)
– escola de 1 professora e 3 séries (neste prédio que funcionava quando fui alfabetizado)
– escola nova na antiga estação de trem e Gurgel na linha do trem
– sede da fazenda: residência do administrador e onde funcionava o escritório do meu pai (guarda-livros)
– cachoeira e hidroelétrica que no passado abastecia a cidade mais próxima: Rio Preto

Sergio de Mello e Silva

5 Respostas to “Memórias do Sergio”

  1. angelica sousa fernandes Says:

    ola me encanta informaçoes sobre esta cidade,Coronel Cardoso,gostaria de conhece la mais por experiencias de outros,por favor poste um comentario a respeito do meu para que eu possa saber que foi lido. obrigada, angelica.

    • Elisa Kerr Says:

      Olá Angélica, as cidadezinhas que beiram o Rio Preto são realmente lindas! Mas deve ser percorridas com informações de quem conhece o lugar. Em algumas cidades, as fazendas e cachoeiras não estão disponíveis o ano todo, na época das chuvas, as cachoeiras ficam lindas, mas a acesso é complicado. Algumas cachoeiras até desaparecem! Obrigado pela visita e um grande abraço.

  2. angelica Says:

    Ola conheço belos relatos contados por minha mãe sobre esta cidade de grande importancia afetiva para mim a qual tenho um forte desejo e grande necessidade de conhecer…
    Ela nasceu no ano de 1945 e viveu em coronel cardoso ate por volta de seus 25anos de idade, é filha de Benedita e Senhor Juca Moreira,ja falecido,o qual cuidava de muitas outras cidade por lhe oferecer energia eletrica visto que a uzina ficava em sua fazenda, acredito que tal vez por tao pequena,a cidade, vcs ate chegaram a se conhecer…
    Caso tenha mais informaçoes a compartilhar sobre bons momentos em coronel cardoso gostaria que me enviasse por email,desde ja mto obrigada. Como é bom compartilharmos alegria !!!
    Fique com Deus Jeova!

    • Elisa Kerr Says:

      Quem deve se lembra dele é minha mãe, ela morou lá quando meu avô era chefe daquela região estação. Talvez sua mãe saiba que foi o meu avô Senhor Walter Magioli ou meu tio Tarly – casado com tia Tereza – foi administrador da fazendo São Fernando. e montou uma escolinha de futebol com a molecada, dava aulas de alfabetização a noite e montou um cinema improvisado na região – pai do Sergio – meu primo. A época que o tio Tarly morou lá sua mãe também morava. Olha como a internet encurta as distâncias! Legal.

  3. Lucielaine Pavan Giatti Says:

    Olá Elisa, fiquei encantada com a fazenda, você sempre comentou sobre ela, mas nunca tinha tido a oportunidade de conhecer. Infelizmente aqui no Brasil, não temos o hábito de divulgar e preservar as nossas memórias. O quanto é importante conhecer o passado e preservá-lo. Hoje as nossas crianças tem pouco acesso a paisagens tão ricas quanto você nos mostra. Parabéns, continui a preservar nossas memórias.
    Lucielaine.

Deixe um comentário

