Portfólio nas aulas de artes

Precisei simular um portfólio de aprendizagem para a disciplina de avaliação do curso de Pedagogia. Resolvi montar esse portfólio com atividades artísticas desenvolvidas com meu filho de 8 anos, como se ele fosse meu aluno na escola. Fiz essa proposta a ele e para minha surpresa ele concordou. Tem sido muito gostoso realizar essas atividades. Veja a proposta e os resultados nas páginas – do lado direito do blog –  com título iniciando com a palavra Portfólio.

Esta é a capa que confeccionamos para este portfólio

Álbum para portfólio infantil

Leia também, a historinha sobre essa capa que o Victor escreveu. Ao terminar de escrever ele disse: “Escreve aí mãe: Uma história da vida real”.

Todas as atividades e estudos sobre esse assunto estão nas páginas subseqüentes.

18 Respostas to “Portfólio nas aulas de artes”

  1. Celio Says:

    É Muito interessante sua ideia, principalmente para empreender uma prática com os alunos.

  2. Selma M. P. Oliveira Says:

    Professora Elisa… Achei as suas sugestões maravilhosas! A ideia da ilustração da capa do portfolio em familia me encantou. Parabens!!!

  3. Solange Cabral Says:

    Amei o seu trabalho, Parabéns!

  4. Profª Vera grando Says:

    Querida Kerr,

    Gostei muito da maneira como apresentou o seu trabalho. Na minha escola colocamos trabalhos de alunos no site. Creio que já é um avanço. Pergunte-me, como seria eu controlar um bloco de portfólios de 400 alunos?

  5. ALBA Says:

    Gostei da idéia de fazer portifólio, suas dicas, são geniais.

  6. Profa. Gloria Says:

    Muito criativo e interessante a idéia de utilizar a arte em Pedagogia.
    Acho que uma das habilidades adquiridas na criação de um Portfólio é justamente a criatividade.
    Parabéns! Ficou bonito de ler e de se ver também.

  7. LINDACI FERREIRA DA SILVA Says:

    EU SOU LINDACI DE REDENÇÃO; E GOSTARIA DE DIZER QUE É MUITO DIFICIO ESTES TRABALHOS.

  8. LUANA GUIMARAES Says:

    gostei mas é muito dificil de fazer eu queia atividades facis pq dou aula de ates na prefeitura.se vc tiver alguma coloca já,estou desispereada pq amanhã de manhã já dou aula para uma segunda série.HEALP…

  9. christiane maia azeredo Says:

    Tnho o desejo de incluir o registro atrvaves de portfólios em meu trabalho, além esse site, que estou adorando, tem outros para consulta sobre o assunto? Obrigada. Christiane

  10. Prof.Denize Thomaz Says:

    Elisa porque você não dá um curso para professores aprenderem a montar portfólios na Educação Infantil e séries iniciais ? Fica aqui a sugestão. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho nesta área tão polêmica- Avaliação. Prof. Denize Thomaz

  11. ProfDinéia Hypolitto Says:

    Cara Elisa é isso aí ,tudo tem que estar articulado , principalmente em Projetos. O seu trabalho desta minha disciplina está muito bom. Você está danada de boa! RSOS. Prof. Dinéia Hypolitto

  12. Elisa Kerr Says:

    Olá Professores,

    Vou publicar algumas atividades artísticas que estou realizando juntamente com meu filho. Todas que estou colocando no portfílio dele. Quero fazer como se fosse um portfólio digital. Deixarei como exemplo para projetos em sala de aula. Não gosto de trabalhos isolados, acho que a criança tem que aprender a construir, refletir e aprender a reconstruir. Assim é o ciclo de nossas vidas, por isso acredito que as crianças podem fazer o mesmo. Todos os trabalhos que proponho não acabam em apenas uma aula.

    Muito Obrigada pelos elogios.

  13. Prof.Luiz Cremonezi Says:

    Olá professora Eliusa parabéns pelo trabalho sobre portfólios. Gostei muito da pesquisa e do seu trabalho com a capa patchwork. E ainda a história de Victor é uma graça. Abraços. Prof. Luiz

  14. paulino Says:

    QUERO MIGRAR PARA O WORDPRESS SERÁ POSSIVEL????????????? O DADA.NET ESTA FORA , DO OBJETIVO.

  15. paulino Says:

    PARABENS ESTA MUITO LEGAL CADA VEZ MELHOR SEU BLOG, EU TENHO MUITO QUE APRENDER EM RELAÇÃO A BLOG O MEU http://www.plenoamor.blog.dada.net

  16. Prof.Wanderley Neves Says:

    Professora Elisa parabenizo-a mais uma vez pela criatividade e originalidade com o conteúdo do seu Blog. Atualmente também estou estudando Portfólio de Avaliação. Gostei das sugestões que você colocou no BLOG. Abraços Prof. de História Wanderley

  17. Prof. Lenita C. Ameida Says:

    Cara Professora Elisa gostei muito da idéia do Portfólio. Com certeza estarei ampliando junto ás escolas que acessoro. Gostei muito do trabalho em equipe. Parabéns , oseu blog como sempre me encanta. Abraços ! Prof. Lenita C. Almeida – Consultora pedagógica.

  18. Prof.eli Says:

    Cara professora Elisa gostei muito da história do VICTOR. Eu tenho um neto que se chama Victor( 10 ) , e ele também gosta de escrever e contar histórias. Achei a idéia do portfólio genial! Vou montar um para os trabalhos dele. Parabéns pelas orientações que você tem dado no seu blog. Eu tenho aproveitado bastante , e pesquisado muito com as suas excelentes dicas. Abraços. prof. Eli Bendito

Deixe um comentário

