Atitude Interdisciplinar: a capa de um portfólio

marcia_ped_usjt_port_201.jpg

Todo educador sonha com alunos aplicados e que compreendam tudo da primeira vez que a gente explica um assunto. Melhor ainda é quando o aluno começa a ter os insights. Outro dia mesmo eu estava falando com os meus alunos que o meu sonho era esse: que eles fizessem tudo certinho, da primeira. Não seria maravilhoso? Quem não sonha com isso? Até os melancólicos sonham!

marcia_ped_usjt_port_303.jpg

Bom mesmo é aquele aluno que não é seu e nem faz parte de seu projeto, chega quase ao final de sua aula, pede permissão para entrar e começa a observar os alunos aprendendo e fazendo capa em seus livros. Essa aluna – que não é minha aluna – se despede e, em casa, sem ajuda, faz a capa do seu portfólio de estágio baseada em tudo que ouviu e observou durante aquele breve momento em que pudemos compartilhar nossos saberes.

Márcia, foi muito bom ter você no projeto naquele dia. Melhor ainda foi saber que você fez a capa do seu portfólio baseada em suas observações; e já estou sabendo, também, que pesquisou no blog e nas páginas que indiquei. Você conseguiu mostrar, por meio dessa capa do portfólio, leveza, criatividade e boa vontade. Achei lindo!

Na verdade, essa turma da Márcia – 1° APGN – fez trabalhos lindíssimos nas capas de seus Relatórios de Estágios. Uma das exigências da Prof.ª Dinéia Hypolitto nessa disciplina é a decoração da capa do portfólio, e essa capa tem que refletir o aluno. Gostaria de publicar todas; infelizmente não será possível. Por isso, meninas(os), só publicarei a capa do portfólio de estágio da Márcia, para que meus alunos de quinta-feira possam ver a contribuição deles na confecção dessa capa, pois eles foram pacientes e não me solicitaram muito enquanto dava, sem que o soubesse, algumas dicas a ela.

Isso também é interdisciplinaridade! Alunos buscando aprimorar seus conhecimentos, num mesmo espaço físico, mas em áreas diferentes, e transportando o que aprenderam para outras áreas de conhecimento, ampliando, compartilhando e ao interagir os saberes diferentes.

Elisa Kerr

Tags: ,

8 Respostas to “Atitude Interdisciplinar: a capa de um portfólio”

  1. Marcia Gois Says:

    Ola Elisa! estou fazendo o curso de formação de professores da secretaria de educação e visitando seu site para entender como montar meu próprio portfólio. Confesso que ainda não tenho a menor idéia de como farei mas seu site é criativo, explicativo e muito inspirador! obrigada!

  2. Tereza Camilo Says:

    Olá Professora Elisa.
    Foi muito bom pesquisar e conhecer suas ideias. Parabéns pela sua iniciativa!

  3. veraneide santos Says:

    OLÁ elisa tudo bem?
    Seu site é maravilhoso. Estou encantada comtantas coisas lindas parabéns!

  4. Eliane Fernandes Cândido Says:

    Olá Elisa…

    Sou aluna da Profª. Dinéia do 1APGN, quero dizer que li sua publicação antes de confeccionar a capa do meu portfólio…Gostaria de agradecer pelas orientações sempre disponívies no blog, pois me ajudaram muito na elaboração final do trabalho. Cada dia que vasculho este blog me apaixono mais pela arte. Parabéns

    Eliane

  5. Prof. denize Thomaz Says:

    Professora Elisa que capa linda !.Gostei muito ,e vou tentar fazer também. Abraços. Prof. Denize thomaz.

  6. Prof.Eli bendito Says:

    Olá professora Elisa estou dando uma pesquisada no seu Blog , que aliás sempre me dá traz muitas sugestões. Gostei da capa do portfólio da aluna Márcia, e já estou tentando fazer. Que trabalho delicado e difícil também. Parabéns , pois essa arte de encadernar é muito interessante e dá muita abertura para trabalhar no 3 setor.Prof. Eli bendito

  7. Leliane Rocha Says:

    Elisa, parabéns!
    São professoras comprometidas e dedicadas que estimulam os alunos a dar um passo a mais. Certamente a aluna Márcia percebeu que a base era boa e que precisa de informações a mais para completar o pensamento. O que você fez, creio que foi levar em conta as necessidades cotidianas dos alunos, com isso, eles tiveram o interesse de continuar a pesquisa e foram motivados a praticar. Isso é ser educadora. Parabéns mais uma vez e continue sendo a professora.
    Leliane Rocha – Mestre em Educação

  8. Prof. Dinéia Hypolitto Says:

    Cara professora ELISA o Projeto A ARTE DE ENCADERNAR tem integrado os diferentes saberes das várias áreas do conhecimento, e com isso tem- alcançado o desenvolvimento da verdadeira postura interdisciplinar. Prova temos que a aluna Márcia do 1APGN ( Curso de Pedagogia da USJT ) fez o seu trabalho inspirada na orientação dada por você, em visita durante o Projeto, e ainda por meio do seu Blog pesquisou mais , e confeccionou sozinha a capa do portfólio de estágio. Para mim é dupla alegria , pois temos um projeto que vem desenvolvendo também a autonomia dos participantes , convidados , da criatividade, das relações interpessoais e do espírito de cooperatividade. Parabéns a ambas pela atitude interdisciplinar! Abraços Professora Dinéia Hypolitto – Coordenadora do Pojeto A Arte de ENCADERNAR – Universidade São Judas Tadeu.

Deixe um comentário

