Uma Experiência Formadora: Cortes e Recortes, a Arte de Encadernar

No ano passado, a minha pesquisa para o TCC foi sobre o projeto “Cortes e Recortes: a Arte de Encadernar”. O projeto educacional “Cortes e Recortes…” foi desenvolvido para alunos de EJA com necessidades educativas especiais. Nessa pesquisa descrevo as transformações que ocorreram com os alunos e comigo durante os dois anos que trabalhamos juntos. Eu como professor, eles como alunos, porém todos nós dispostos a aprender. Relato as práticas educativas, as metodologias de ensino e as atividades que fizemos juntos, bem como a relevância de cada uma. Descrevo cada descoberta que realizei por meio das falas dos alunos, os momentos de angústias, frustrações e descobertas. Caminhos que não deram certo e outros que foram consertados. Vivi angústias ao sair da aula e não saber o que fazer para que eles aprendessem; frustrações quando pegava o caminho errado e descobertas quando, mesmo que por intuição, acertava o trajeto. Trabalhar com educação inclusiva é assim: cada dia é um e as oportunidades são únicas. É estar disposto a descobrir o outro e a si mesmo e desprender-se de si. É lembrar sempre que o importante não é como você quer ensinar, mais sim como eles conseguem aprender. É reinventar, todos os dias, um jeito de ensinar. Aí está o gostoso da educação inclusiva.

Quero disponibilizar ao leitor desse blog essa pesquisa publicada na Biblioteca Digital da Universidade São Judas Tadeu. Para ler o resumo é só clicar aqui; mas se você tem interesse em ler o trabalho na íntegra, então é aqui que você vai clicar.

Sugiro uma visitinha a página sobre Carl Rogers.

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

8 Respostas to “Uma Experiência Formadora: Cortes e Recortes, a Arte de Encadernar”

  1. Celia Almeida Says:

    Boa noite me chamo. Célia e gostaria de saber. Se VC. Não teria nada de portfólio de arte pra me arrumar pode mandar pro meu e mail celiaa 668 @ gmail .com aguardo noticias.

  2. malu Says:

    seu blog, tem ajudado bastante!!! olha aí, vc é professora virtual!

  3. malu Says:

    oi ,estou no segundo bimestre de pedagogia, estou conhecendo as teorias de aprendizagem agora… por isso, gostei muito do seu blog, estarei ligada nele!!!! parabéns…

  4. dasilvaorg Says:

    Elisa, lí o resumo de seu TCC. Com calma, lerei o trabalho inteiro. Obrigado pela dica no blog. E parabéns pela causa que abraçou!

  5. Leliane Rocha Says:

    Elisa,

    O seu relato e o seu TCC mostram o quão importante é ser professora, ou melhor, Educadora.
    Profissional que gostam do que faz e busca mecanismos para atingir o seu objetivo, neste caso, fazer com que os alunos com necessidades especiais aprendam.
    Parabéns e continue assim.
    Leliane Rocha – Mestre em Educação

  6. Elisa Kerr Says:

    Profº Luiz e profª Lenita,

    Esse trabalho é muito significativo para mim. Creio que todo professor deveria passar por uma sala de aula com pessoas que apresentem dificuldades de aprendizagem. Isso me enriqueceu muito profissional e pessoalmente. Foi nessa classe que comecei a aprender e a entender o que é ser professora. É uma experiência mais que enriquecedora é transformadora.
    Muito obrigada pelos elogios quanto ao blog. Sinto-me lisonjeada com os comentários que tecem .
    Elisa M. Kerr

  7. Prof. Luiz Cremonezi Says:

    Professora Elisa,eu gostei muito de ler o seu trabalho. Fiquei realmente encantado. Parabéns ! Prof. Luiz Cremonezi

  8. Prof. lenita de Almeida Says:

    Professora Elisa o seu trabalho está belíssimo. Aliás li na íntegra, e devo dizer que está muito bom. Tive a oportunidade de fazer uma pesquisa sobre Portfólios e achei a mais completa de todas que já encontrei.Parabenizo-a mais uma vez, pois o seu blog está com um conteúdo de boa qualidade. Abraços. Consultora Pedagógica-Mestre em Educação Prof.Lenita de Almeida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: