2º Exposição: a arte de encadernar

Hoje, dia 17/12 às 19:00hs, será realizada a formatura dos alunos que participaram dos projetos do CEAM, incluindo meus alunos, que receberão o certificado de encadernação básica e outros de encadernação clássica. Parabéns a todos e especialmente aos meus alunos, que desempenharam muito bem suas atividades.

 

Veja o vídeo com uma das técnicas de encadernação para livros e revistas com folhas soltas. Nesse livro, a aluna Larissa está fixando os barbantes na lombada de seu livro de folhas soltas.

 

 

O próximo vídeo é sequencia do anterior, no qual o aluno Leonardo desfia os barbantes para que, nesse caso, a revista de folha solta possa receber a capa.

 

 

Vejamos, agora, alguns dos processos de encadernação clássica em pleno couro.

cla_verde_2.jpg cla_verde_1.jpg

A encadernação desta Bíblia foi realizada por três alunos: Paulino, Tamiris e Renato. Eu também participei. Cada um fez uma etapa e minha parte foi revestir com pleno couro, ou melhor, pelica.

Trabalhar com couro requer muito cuidado e delicadeza com as mãos e os instrumentos. Qualquer pequeno deslize marca ou arranha o revestimento.

A Bíblia em pleno couro preta, abaixo, está sendo totalmente realizada pela aluna Tamiris, que trabalha com muito cuidado e precisão.

cla_preta_1.jpg cla_preta_3.jpg cla_preta_2.jpg

cla_preta_4.jpg cla_preta_5.jpg

Agora assista ao vídeo dessa mesma aluna revestindo o livro com couro. Perceba os movimentos cuidadosos feitos por ela para não marcar a encadernação.

Por hoje chega, durante essa semana publicarei outros trabalhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: