Férias na casa da vó Nancy

Estive de férias – e férias bem merecidas. Américo e eu fomos levar nossos filhos para a casa da vó Nancy, minha mãe. Desde pequenos acostumei meus filhos a passar as férias na casa da vovó. Existe lugar melhor para se passar as férias? Casa da vó e no litoral do estado do Rio, com direito a primos, tios, soltar pipa, andar de bicicleta na rua, cavocar com a enxada o quintal, etc. Lugar que pode quase tudo!

Fui criada a uma quadra da casa dos meus avós e as lembranças que tenho daquela casa, em Valença-RJ, e deles, são inesquecíveis! A minha opção por morar em São Paulo priva meus filhos desse contato afetivo com a família. Não quero criá-los distantes, por isso deixo que desfrutem desses momentos prazerosos enquanto podem.

Quando criança, minha mãe sempre encontrava tempo para viajar com a gente para a casa de tios e amigos da família durante as férias escolares. Tenho lembranças deliciosas dessas viagens e da convivência com essa gente, que, como diria meu avô, é “gente de casa”.

Minha mãe, com 72 anos, ainda encontra tempo e disposição para levar minha filha de doze anos, meu filho de nove, meu sobrinho de dezesseis e outro de sete anos ao hotel fazenda de meu tio, no interior do RJ (divisa com MG). Eles se divertem muito. É um mês de diversão. E quando meus filhos retornam a São Paulo, é mais um mês de falação relembrando os momentos bem vividos.

Quando, nas poucas vezes que encontro com meus familiares e relembramos juntos as façanhas daqueles tempos, vejo um brilho no olhar de meus filhos, atentos às conversas que não são dos adultos que eles convivem, mas de velhas crianças gargalhando de seus feitos. Há a necessidade de desfrutarem aventuras infantis junto dos familiares, para que num tempo vindouro possam também dar gargalhadas assim.

As lembranças que trago de minha infância me ensinam sobre a representação da família na formação da criança. Essa convivência é o berço de nossa aprendizagem e esses valores que recebemos na infância perduram para sempre. Não devemos privar nossos filhos dessa aprendizagem natural, pelo contrário, devemos incentivar e estreitar esses laços familiares.

Uma resposta to “Férias na casa da vó Nancy”

  1. Thiago Says:

    Foram ótimos os momentos q passamos juntos aqui!
    Voltem logo! Já estamos com saudades!

    Beijos de todos daqui de Rio das Ostras,

Deixe um comentário

