Encadernação

Foram abertas as inscrições para o projeto “A Arte de Encadernar” – módulo comercial  O projeto tem por objetivo principal sensibilizar os participantes para a atividade de encadernação, na tentativa de inseri-los no mercado de trabalho.

Nesse projeto, em especial, vamos ensinar as técnicas de encadernação de teses, monografias, revistas e agendas.

Quando elaborei o projeto “A Arte de Encadernar” para a universidade, imaginei que ele atenderia apenas a comunidade local da instituição. No entanto, tem alcançado pessoas de todas as regiões de São Paulo. No ano passado tivemos alunos que residem em Guarulhos, no Jabaquara, em Interlagos etc.

Parte desses alunos (que já concluíram o módulo comercial) retornam, nesta sexta-feira, para participar do segundo módulo do projeto “A Arte de Encadernar”, que ensina as técnicas de encadernação clássica.

Para mais informações sobre o curso de 2008, entre no site da Universidade São Judas Tadeu – 2008, ou entre em contato com o CEAM pelo telefone 2799-1922.

Para as novas turmas de 2009 as informações estão nesse link Universidade São Judas Tadeu- 1º semestre de 2009 ,ou entre em contato com o CEAM pelo telefone 2799-1922.

Tags:

16 Respostas to “Encadernação”

  1. Cleonice Wadden Says:

    Por favor moro em Curitiba e gostaria de fazer um curso de fotografia p casamentos e de encadernacao p casamentos,mais so posso fazer no mes de dezembro 12-07 -01-10.Sera nque alguem pode me ajudar moro nos Estados Unidos e so vou ao Brasil nessa data.
    Por favor se tiver alguma informacal me avisa,
    serei muito agradecida por qualquer ajuda.
    Cleonice

  2. Eliana Bianchi Says:

    ola!!!gostaria de saber se vc oferece cursos para encadernar albuns.
    de casamento, são fotos que vão de 15 x 21 a 30 x 45.
    com capa dura.
    aguardo resposta no meu email.
    grata
    Eliana

  3. José Scheffer Teixeira Says:

    Cara Elisa,
    Gostaria muito de aprender a fazer encadernações manuais, mas moro em Torres/RS e não tenho disponibilidade de viajar para fazer o curso.
    Resta-me a opção de adquirir algum material explicativo, curso em livro, apostila e/ou vídeo.
    Ficaria muito feliz com alguma indicação sua de material para esse aprendizado.

    Abraço,
    José.

  4. Victor Samuel Rabinovich Vasconcellos Says:

    Elisa! Eu estudo Hebraico e acho muito irritante comprar cadernos ocidentais ( com a lombada começando a esquerda) e gostaria de saber se vc não tem uma indicação de livros para eu poder fazer meus próprios cadernos orientais (com a lombada começando a direita), me encantei com o trabalho de artesãs que postaram na internet e gostaria muito de fazer os meus próprios, se puder me passar por e-mail livros para fazer encadernações agradeço.

    • Elisa Kerr Says:

      Olá Victor,

      Obrigada pela visita. O único livro que conheço no Brasil está esgotado há muitos anos. Assim que eu souber de algum vou publicar no blog, muitas pessoas perguntam.
      Um abraço
      Elisa

  5. Elisa Kerr Says:

    Vilmar,

    Sinto muito, mas não sei de nenhum curso rápido, e nem de apostila. Estou preparando uma, mas vai demorar um pouquinho.

    Grata pela visita

  6. Vilmar de Souza Says:

    Moro no interior de santa catarina, cidade de joaçaba, temos lab fotog e estamos montando uma encadernadora, mas estou com dificuldades em encontrar informações e matéria-prima utilizada na encadernação.
    Gostaria de saber se existe algum curso ou treinamento onde possamos adquirir mais informações.
    Desde já agradeço

    Vilmar ( 49 9923 3787 ) 49 3522 1922

  7. Maria ignes do Vale Gois Says:

    Eu já peguei a lista de material e estou ansiosa para iniciar o trabalho.
    Desde já muito obrigada!

  8. Elisa Kerr Says:

    Cristiane,

    Meu trabalho é manual, não usamos máquinas. Consulte a ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Resturo. O site está no cantinho direito do blog.

    fone: (11) 5579-6200 e fale com a Flávia.

  9. cristiane bastos cauduro Says:

    Gostaria de saber que tipo de máquinas se usa para fazer encardenações de Albuns para casamentos moro em curitiba aqui não temos ninguém que de o curso e também não informam que máquinas são usadas. Existe algum curso pela internet ou algo parecido?

  10. Elisa Kerr Says:

    Hudson,
    Você já costurou sua bíblia e preparou a lombada para que ela fique firme? Mande uma foto de como está sua bíblia, atualmente, para que eu entenda melhor o que vc quer e, saber se posso te ajudar.

    elisakerr@gmail.com

    Aguardo seu resposta

  11. Hudson Says:

    Prezada Elisa,

    Estou a quase um ano procurando por “arte em encadernações” e para minha surpresa encontri o seu site e/ou blog. Estou querendo “re-encadernar” uma biblia que tenho para fazer nela uma arte chamada PRATA BOLIVIANA, porém a única dificuldade que encontro é a seguinte:

    Preciso fazer que o dorso dela não se mova, porque senão o trabalho da prata se descolará, para isso colocaria duas dobradiças nas capas perto do dorso, é mais ou menos parecido com uma capa que vi aqui (https://elisakerr.wordpress.com/a-arte-de-encadernar/cortes-e-recortes-a-arte-de-encadernar/) na figura (https://elisakerr.files.wordpress.com/2007/05/bloco-com-capa.jpg), porém ao invés de tudo junto usaria dobradiças para abrir e serei mais impertinente o dorso não seria um “bloco” e sim “abaloado”. Se poossível queria que vc me enviasse o passo a passo!!!!

    Bem desde já agradeço vc tim blog muito lindo e fico na espera, aprecio receber até mesmo uma resposta em caso negativo.

    Att.,

    Hudson Araújo

  12. Elisa Kerr Says:

    Até o fim do ano terei um manual pronto para aqueles que precisarem.
    Um abraço

  13. Ubiratan Says:

    Cara Elisa,
    Gostaria muito de aprender a fazer encadernações manuais, mas moro no interior de SC e não tenho disponibilidade de viajar para fazer o curso.
    Resta-me a opção de adquirir algum material explicativo, curso em livro, apostila e/ou vídeo.
    Ficaria muito feliz com alguma indicação sua de material para esse aprendizado.

    Abraço,

    U. Borba.

  14. dineia hypolito Says:

    Cara Professora Elisa fico muito feliz que possamos dar continuidade ao projeto A ARTE DE ENCADERNAR neste ano de 2008. Durante o acompanhamento dos módulos anteriores, em 2007, pude constatar os resultados bem sucedidos do referido trabalho, e devo mais uma vez parabenizá-la , pois sem o seu empenho e dedicação não teríamos resultados tão benéficos e gratificantes para os participantes e a comunidade em geral. Sucesso para a nova jornada de trabalho. Professora Dinéia Hypolitto – COORDENADORA do Projeto A Arte de encadernar – CEAM – 2008/ 1 semestre

Deixe um comentário

