PRESERVAR PARA NÃO RESTAURAR

Hoje escolhi outro artigo para enriquecer o conteúdo teórico das aulas de encadernação na Universidade. Achei muito interessante esse artigo da Adriana Godoy da Silva Sarmento. Ela trata os conceitos de restauração e preservação dentro de um acervo bibliográfico público.

Resumo:
Apresenta-se um estudo sobre os fatores que contribuem para o desgaste dos materiais informacionais. Através dos resultados de uma pesquisa feita com os Tribunais do Trabalho, busca-se iniciar um processo de conscientização sobre a necessidade de preservação como forma de manutenção dos acervos públicos para manter íntegras a história, a cultura e a informação.

Ultimamente, tenho estudado esse tema com mais carinho. Minha dissertação de mestrado, provavelmente, mencionará a preservação das bibliotecas e pretendo compartilhar algumas de minhas pesquisas com vocês.

Tags: , , ,

Uma resposta to “PRESERVAR PARA NÃO RESTAURAR”

  1. dineia hypolitto Says:

    Cara Elisa gostaria de parabenizá-la por mais este semestre de trabalho e pesquisa . Parabéns pela dedicação aos seus alunos e ao projeto A ARTE DE ENCADERNAR. Tenho acompanhado e gostado muito dos recentes`posts. .Coordenadora do Projeto-CENTRO EDUCACIONAL PROF. ALZIRA ALTENFELDER SILVA MESQUITA -Universidade São Judas tadeu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: