CEAM comemora o centenário da imigração japonesa

Nesta segunda-feira o CEAM comemorou o centenário da imigração japonesa. O projeto educacional interdisciplinar 100 anos Brasil Japão foi coordenado pela profª Dinéia Hypólitto e elaborado pelos professores da EJA.

Foram três meses de trabalho, no qual professores de todos as disciplinas se empenharam nas pesquisas e busca de atividades pertinentes ao tema. Os alunos se dedicaram à aprendizagem e à realização das atividades propostas pelos professores e por eles mesmos, lembrando que um projeto interdisciplinar conta com a participação ativa dos alunos na elaboração das propostas.

Cada disciplina contribuiu para que os alunos compreendessem as diversas vertentes que proporcionaram essa miscigenação entre os dois povos e o enriquecimento cultural agregado à nossa nação.

Um dos pontos fortes dessa comemoração foi Larissa, pequena shisei (bisneta de japoneses) de dez anos, sobrinha de nossa secretária Tereza, que nos agraciou com sua apresentação musical e muito original. Foi lindo!

Artes

Os alunos aprenderam sobre o teatro japonês, a música, os desenhos e a influência dos mangás nos desenhos animados. Vejam os trabalhos com origami, mangá e os ideogramas:


Inglês e Informática

Os educandos criaram um cardápio em inglês com a tradução em português, baseado na culinária japonesa.

Português e Inglês

Os alunos pesquisaram sobre palavras portuguesas que foram incorporadas pelos japoneses, lá na época das grandes navegações. Para entenderem melhor, Portugal foi o primeiro pais ocidental a pisar no Japão.

Exemplo:

Botão – português;

botan – japonês;

Button – inglês.

Ciências

Os estudantes aprenderam sobre alimentação saudável da cultura japonesa e os costumes alimentares que nós, brasileiros, adquirimos após a vinda deles para cá.

Educação Física

Todos entenderam que os exercícios são importantes para uma vida saudável, ao estudarem sobre a importância dos exercícios e lutas praticadas por eles e os exercícios que praticam enquanto meditam.

Geografia

Muitas pesquisas foram realizadas para que os educandos pudessem fazer uma boa comparação entre as características geográficas entre as duas nações.

Matemática

Foram feitos muitos cálculos! Além disso, os alunos pesquisaram sobre curiosidades: o regime educacional japonês, religião, o desenvolvimento artístico, etc.

História

Foi executado um estudo sócio-cultural do Brasil imperial em comparação com contexto sócio-cultural do Japão imperial, bem como o impacto da abertura dos portos em ambos os países. Depois, os alunos estudaram sobre a dinastia Meiji, a modernização do Japão, a extinção da casta dos Samurais, a imigração para o Brasil e as dificuldades de adaptação que encontraram em nosso país.

Eu aproveitei para falar um pouco sobre jardinagem, algo que gosto muito, e resolvi ensinar um pouco sobre os elementos que compõem o jardim japonês e a importância desses elementos para essa cultura.

Uma das atividades propostas foi o passeio ao Bairro da Liberdade, um bairro tradicionalmente japonês de São Paulo

Isso é apenas uma amostra do trabalho. Todos nós, professores e alunos, pesquisamos muito para aprender sobre a cultura japonesa. Parabéns a todos os alunos; aos professores: Tatiana, Debora, Alain, Elisa, Leandro, Elaine, Juliana, Paulo e Agata; e as secretárias: Tereza, Deise e Maria. Ficou tudo muito bonito!

Anúncios

Tags: , ,

12 Respostas to “CEAM comemora o centenário da imigração japonesa”

  1. Surley P. Augusto Says:

    Cara professora Elisa parabéns pelo seu BLOG ! Tenho feito várias consultas para trabalhos sobre Portfólio , pois também sou professora de Português no Boqueirão – Praia Grande- Estado de São Paulo. Fui aluna da USJT do Curso de Letras , e me formei em 1977.Fico feliz em ver o trabalho que a professora Dinéia Hypolitto juntamente com a equipe de alunos do CEAM possam mostrar e compartilhar os trabalhos por meio do seu BLOG, que aliás é de muito boa qualidade. Professora Elisa continue dando exemplos de projetos realizados com sucesso aí, que estamos adaptando-os à nossa realidade, para crianças da nossa comunidade inspirados nos da USJT. Abraços Professora Surley Augusto..

  2. manu pink Says:

    OI ,ADOREI ESTE PROJETO INTERDISCIPLINAR, PARABÉNS PARA TODOS VCS, ESTE ELO ENTRE BRASIL E JAPÃO É DE ESTREMA IMPORTÃNCIA PARA A NOSSA CULTURA,PRINCIPALMENTE QUANDO ELEVAMOS PARA O CAMPO DA NOSSA AGRICULTURA, QUE OS JAPONESES SEMPRE ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR,ONDE REFERE-SE AS ÚLTIMAS GERAÇÕES DAS MÁQUINAS, PARA QUE O NOSSO BRASIL CRESÇA NA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO.

    BJOKAS PARA ELISA KERR E Dinéia Hypólitto .

    VEJAM AS NOVIDADES DO BLOG SOCIAL

    http://WWW.MAANUPINK.BLOGSPOT.COM/

  3. Profª Cristina Maria Salvador Says:

    Parabéns Elisa por mais este excelente trabalho. É motivo de orgulho para todos, principalmente dos que participam diretamente dos cursos de Pedagogia e de Formação de Professores, a oportunidade de compartilhar com uma aluna e um ser humano como você, durante estes anos. A seriedade e compromisso com que sempre enfrentou os desafios educacionais e agora como profissional, são exemplos a serem seguidos. Parabéns a toda equipe do CEAM pelo execelente, oportuno e justo projeto dirigido ao Centenário da Imigração Japonesa. Povo que veio contribuir com nossa riqueza cultural…

  4. Prof.ª Grazielle Medeiros Says:

    Parabéns pela excelente pesquisa e projeto realizado. Fiquei muito satisfeita e orgulhosa em saber que a Universidade São Judas tem um corpo docente espetacular, pela estrutura, pelos projetos desenvolvidos por você Elisa, juntamente com a Prof.ª Dinéia e a equipe do CEAM. Parabéns à todos!!!
    Beijos

  5. ELI BENDITO Says:

    Professora Elisa que lindo o trabalho que postou! Parabéns à equipe de docentes que apresentou o Projeto com a professora Dinéia Hypolitto, e especialmente um beijo nessa pequena Larissa , mas grande na beleza de sua voz.È de professores comprometidos como os do CEAM que este país carece. Gostaria de parabenizar ainda a Universidade SÃO JUDAS TADEU pelo trabalho do CEAM , que acompanho por meio do seu BLOG. Abraços Prof. ELI-Pprefeitura Municipal de São Paulo

  6. Leandro Souza Says:

    Querida Elisa.

    Admiro muito sua indescritível e visível dedicação ao ensino: você é demais Elisa. Foi ótimo o esforço do pessoal do CEAM na elaboração, desenvolvimento e concretização dos projetos para a comemoração do centenário da Imigração Japonesa. Ficaram muito boas as fotos dos projetos – parabéns.
    Agora, a Larissa, é muuuuuuito fofa mesmo, conversei com ela: ela é super, hiper, mega, blaster educada e comunicativa, e… fofa, rs.

    Abraços de urso e até breve amada amiga.

    PS: Gosto muito de você. Você é uma pessoa do bem.

  7. Lélia Campos Says:

    Olá Elisa. Que trabalho lindo!! Fico muito feliz de encontrar colegas de profissão tão comprometidos com nossa educação! Parabenizo todos os professores e coordenadores desse belíssimo trabalho!
    E que encanto é Larissa!!!

  8. Leliane Rocha Says:

    Cara Elisa
    Mais uma vez fico comovida ao visitar o seu blog, que sempre está repleto de informação e recheado de exemplos belíssimos.
    Parabéns!
    Parabéns a todos que participaram deste projeto, pela coordenação da profa. Dinéia e pelo alunos que participaram e enriqueceram os resultados.

    Parabéns!!!!

  9. Dinéia Hypolitto Says:

    Cara Professora ELISA, gostaria de parabenizar toda a EQUIPE de Professores do CEAM que trabalharam com o PROJETO CEM ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA.Parabenizo também Larissa que com a sua voz encantadora ,pode nos proporcionar um excelente número musical em japonês. Os alunos que realizaram os trabalhos contidos no projeto merecem DEZ. Valeu a pesquisa e o crescimento de todos. Abraços da Professora Coordenadora do projeto- Dinéia Hypolitto

  10. Luiz Cremonezi Says:

    Olá Professora Elisa estou revisitando o seu BLog e devo dizer que os seus trabalhos postados sobre o projeto A Arte de encadernar estão sendo de muita valia para a minha vida profissional. Gostei muito do projeto que você colocou sobre o Centenàrio da Imigração japonesa .Parabenizo a Equipe que realizou o trabalho e a coordenadora também. PARABÉNS para todos que participaram desse projeto educacional.ABRAÇOS Professor LUIZ CREMONEZI

  11. Prof. Denize Thomaz Says:

    Parabenizoa a equipe de professores e a coordenadora Dinéia Hypolitto pelo projeto CEM ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA postado neste BLOG. Estou encantada com o trabalho desenvolvido neste BLOG. Gostaria de parabenizá-la mais uma vez Professora Elisa, e dizer que PORTUGAL compartilha o seu BLOG junto a algumas instituições que visitei. Abraços Professora Denize Thomaz

  12. Lenita M. C. de Almeida Says:

    Cara professora Elisa e Dinéia mais uma vez observo a riqueza dos trabalhos elaborados por esta equipe tão comprometida com a Educação. Nosso país está precisando mesmo de professores que tenham esse tipo de perfil para a formação de cidadãos ctíticos e conscientes. Parabéns!Prof. Lenita C. de Almeida – Consultora Pedagógica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: