Oficina de Papel Machê

Este post, em especial, é um agradecimento ao 1.º ano do Curso de Pedagogia da Universidade São Judas Tadeu. A Prof.ª Dinéia Hypolitto, docente da disciplina Fundamentos da Educação Infantil do referido curso, convidou-me, por ser professora de Educação Artistica, ministrar uma palestra sobre a Abordagem Reggio Emília.

Ao planejar as aulas teóricas, percebi a necessidade da montagem de uma oficina prática  sobre o tema em questão, e uma prática que levasse os alunos a  refletir sobre a produção realizada. Sendo ela uma amante das artes, e tendo consciência de sua importância para o desenvolvimento infantil, aceitou prontamente.

Propus à turma que trabalhássemos com modelagem, tendo como base exploratória o papel machê e máscaras de carnaval.

Assistam ao vídeo dos(as) alunos(as) durante a  oficina de máscaras.

No primeiro momento, os alunos aprenderam a trabalhar a massa de papel, e modelaram máscaras e algumas bonequinhas. No segundo momento, trabalhei a base teórica da abordagem. Por último, elas finalizaram as suas produções, e conversamos sobre as dificuldades encontradas durante a produção de todas as máscaras e bonequinhas. Essa reflexão é fundamental para o trabalho da Abordagem Reggio Emília para que a próxima produção atinja melhor os seus objetivos e desperte novas competências.

Por que papel machê?

Com o papel machê, podemos trabalhar em qualquer comunidade ou grupo social. Seja na escola ou em entidades sociais, com crianças ou adultos (nesse caso possibilita, ainda, ajudar no orçamento doméstico), pois não gastamos nada para fabricá-lo. Só precisamos de papéis que serão jogados no lixo. Com essa técnica, podemos trabalhar a consciência ambiental e a organização dos espaços de convivência das crianças. Basta ajudarmos nossos alunos a compreender que aquelas bolinhas de papel, ou aviõezinhos que voam pela sala de aula, enquanto não olhamos, podem se transformar em outros objetos construídos por suas próprias mãos.

O papel machê é utilizado pelos chineses desde II A.C. Fiquei admirada ao saber que eles fabricavam leme para seus barcos de papel machê impermeabilizado. Isso, e muitas outras curiosidades sobre a história dessa técnica você encontra no blog Um pouco do que eu gosto.

Por que modelagem?

A criança é artística por natureza. Logo nos primeiros anos, começa a explorar o mundo e a representá-lo por meio da arte: rabiscar, montar, desmontar, dançar, dramatizar, criar histórias, lutar, cantar etc. Por isso, não tenha receio de usar e abusar das representações artísticas em sala de aula.

A modelagem contribui para o desenvolvimento cerebral do ser humano em qualquer faixa etária. Por meio dela é possível estimular, o córtex cerebral, e acelerar seu desenvolvimento.

A pedagoga Silvia Mara da Silva nos diz que por meio da modelagem “… é possível estimular o córtex cerebral, e dessa forma, criar novas vias neurais que irão favorecer novas aprendizagens…”. Leia mais sobre a sua experiência no site Centro de Vida Independente .

A criança começa a se interessar por modelagem logo nos primeiros anos, e devemos explorar sua necessidade tátil para enriquecer seu desenvolvimento. Qualquer massa que colocarmos em suas mãozinhas ela tentará modelar. Com isso ela aprimora a percepção, a criatividade, a coordenação motora (principalmente a fina), a auto-expressão, a socialização etc.

Agora que sabemos sobre a importância da arte e da modelagem para o desenvolvimento infantil, devemos pensar em pequenas oficinas de aprendizagem por meio desta forma de expressão: a modelagem.

Na Abordagem Reggio Emília, o educando tem a oportunidade de escolher o material que deseja utilizar para representar suas inquietudes e pesquisas. A minha sugestão é que as professoras, primeiramente, montem pequenas oficinas diversificadas: uma de argila, outra de papel machê, outra de massinha feita de farinha ou comprada. Essa criança gozará do privilégio da escolha consciente para representações maiores (elas são capazes disso). Assim, ela reflete sobre sua produção, repensa seu fazer e até mesmo recomeça. Isso é autonomia!

Veja o resultado da oficina de papel machê.

Alguns dias após a oficina de papel machê,  as alunas(os) do curso de pedagogia  tiveram a oportunidade de participar da oficina massiducando, ministrada pela profª  Prof.ª Graziele Medeiros, na qual os mesmos alunos(as) tiveram a oportunidade de aprender atrabalhar com massinha. Clique aqui para visitar essa oficina. Veja também o projeto da disciplina Ludicidade, da turma de pedagogia da Faculdade de Visconde de Cairu , BA, no blog da Manúpink.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

56 Respostas to “Oficina de Papel Machê”

  1. renata Dadasio Says:

    gostaria de saber sobre cursos de papel marchê

  2. Fátima Austin Says:

    Quero muito aprender a fazer sapatos decorativos de papel marche como devo fazer?
    obrigado.

  3. Claudette Braga de Macedo Andreassa Says:

    Cara Professora Elisa

    Novamente quero parabenizá-la, desta vez pela Oficina de Papel Machê.
    Achei sensacional!
    As máscaras ficaram muito lindas.
    Quando se começa a fazer algo novo a expectativa é grande, até se chegar aos resultados.
    E o resultado foi magnífico!
    Pelo vídeo e pelas fotos podemos sentir o envolvimento de todos, desde os alunos, você e a Profª Dinéia Hypolitto, que foi quem orientou os trabalhos.
    Os alunos se tornaram crianças por um momento, assim como você e a Profª Dinéia também e deve ter sido muito divertido.
    Tudo que se faz com alegria e responsabilidade só pode dar certo!

    Claudette Braga de Macedo Andreassa, Educadora Musical.

  4. Fernanda Forchito Says:

    Professora Elisa,
    Agradeço muito pela oportunidade que nos foi dada em conhecermos essa proposta de trabalho, foi um conhecimento adquirido que com certeza renderá muitos frutos!!!
    Mais uma vez muito obrigada!! Abraços Fernanda Forchito 1º APGN

  5. Nádia Ubaldo de Oliveira Says:

    Professora Elisa,

    Muito obrigada pelo carinho e paciência com as alunas do 1ºapgn, adorei fazer a máscara foi muito criativo… Obrigada abraços

  6. Leliane Rocha Says:

    Professora Elisa,
    Cada vez que visito seu blog me surpreendo com tamanha dedicação e beleza. As máscaras ficaram muito belas. Parabéns as pessoas que participaram desta oficina, pois puderam expressar-se e mostar-se um pouco para nós. Todas as máscaras contam um pouco de cada um. A paciência, o amor e a perseverança tornam as pessoas especiais.
    Parabéns!!!!! Abraços
    Leliane Rocha – Professora de Comunicação Social

  7. lenita maria de Almeida Says:

    Olá professora Elisa, parabenizo você e a professora Dinéia pela oficina de PAPEL MACHÊ , e os resultados da exposição on line. Fico feliz por saber que há muito comprometimento com a educação Infantil por parte da Universidade São Judas Tadeu. AS alunas do 1 ano do curso de pedagogia estão de parabéns pelos belíssimos trabalhos postados ! MESTRE Em Educação e Consultora pedagógica-Lenita Maria de Almeida

  8. Elisa Kerr Says:

    Olá Esther,

    Seus comentários estão aqui, veja a lista:
    14/08 Bem vinda 1 ano pedagogia USJT 2008,
    25/09 Sugestoes de fichas de aprendizagem,
    27/09 Sugestões de fichas de aprendizagem,
    29/10 este não está aparecendo porque você fez para a foto da mascara (não sei como trazê-lo para cá).
    03/11 Oficina de apel machê.

    Será que tem mais? Fui olhar no spam e não tem nada lá!
    Se perdi algo me desculpe.

  9. Esther Says:

    ola!!!!
    estou escrevendo de novo…. nao saiu meu recado, e faz tempo que mandei.
    bom queria agradece-la pelo seu carinho e dedicacao para com a turma do 1 apgn, beijao e muito obrigada.

  10. Erika Maria Luz Says:

    Boa tarde Elisa, fiquei muito contente e satisfeita em participar da sua oficina, pois estou adquirindo mais conhecimento, agradeço pela sua paciência conosco beijos até a próxima!

  11. Renata Belini Says:

    Olá Elisa quero parabenizá-la, pela oficina e pelas aulas que você nos proporcionou, adorei tudo! até a próxima

  12. Marli dos Santos Angelica Says:

    Olá, professora Elisa, fiquei muito contente em participar da sua oficina. Olhei a exposição das fotos ficaram maravilhosas, principalmente a minha mascara de carnaval! Brincadeira gostei de todas.Você está de para parabéns pela sua paciência, e seu talento pela arte. Espero que volte a nos proporcionar outras oficinas.
    Beijos no coração e muito sucesso, até a próxima!
    Marli!!!

  13. Elisa Kerr Says:

    Priscila,
    Ontem eu vi a capa de seu portfólio, ficou linda! Todos os portfólios ficaram lindos, mas a sua capa foi resultado da oficina e isso me deixou muito orgulhosa.
    Parabéns

  14. Priscilla Piffer Says:

    Elisa, deixo aqui um pequeno comentario para te parabenizar pela elaboração do vídeo, da oficina de papel machê, pela propria oficina e o excelente trabalho elaborado com os alunos de Pedagogia da USJT. Sua oficina me proporcinou uma nova aprendizagem que acabei por aplicar como capa d meu portfolio….

    Os trabalhos ficaram otimos, a elaboração do video tambem… Vi minha bruxinha linda (risos)…. Amei esse seu carinho com seu trabalho e com o trabalho de nós alunos….

    Um grande bjo e sucesso sempre…

    Prih!!!! =)

  15. Aline Cristina da Cruz Says:

    Oi Elisa, quero agradecer pela aula e a paciência de nos passar um pouco de sua experiencia e talento com arte.

    Obrigada pela aula e parabéns pelo blog, a exposição está linda!

    Bjos Aline

  16. Lucas Melhado Says:

    Elisa,
    Foi muito boa esta sua oficina e a exposição e o video ficaram maravilhosos, parabens.
    Muito obrigado!

  17. Carolina Dantas Says:

    Olá Professora Elisa!

    Adorei as aulas de marche! Muito obrigada!
    As fotos também ficaram muito boas e a aula teórica sobre a Reggio Emilia foi recheada de conhecimentos, mais uma vez agradeço.

    Beijinhos

  18. Monalisa Alvarenga Says:

    OIi Profª Elisa!!
    toda sua paciÊncia e dedicação se transformou em um belissimo trabalho.
    Obrigada por compartilhar conosco todo seu dom pela arte…

    Bjoo’ss Bom FDS!!

  19. Monalisa Alvarenga Says:

    OI Profª Elisa!!
    passei para prestigiar seu trabalho conosco, no 1apgn.
    Obrigada por compartilhar esse dom da arte que vc tem…

    Bom FDS!!!

    Bjo’ss
    Monalisa Alvarenga

  20. Maria Ignez do Vale Gois de Morais Says:

    Parabéns pela aula e apresentação do trabalho, as fotos ficaram muito bonitas, aprendi muito com a oficina de papel marchê, sempre gostei de arte e este trabalho me possibilitou uma experiência nova que irei levar a diante.

    Obrigada pela pasciência e dedicação com todos nós.

    Maria Ignez do V. G. Morais 1APGN

  21. Maria Ignez Says:

    Parabéns pela aula e apresentação do trabalho, as fotos ficaram muito bonitas, aprendi muito com a oficina de papel marchê, sempre gostei de arte e este trabalho me possibilitou uma experiência nova que irei levar a diante.

    Obrigada pela pasciência e dedicação com todos nós.

    Maria Ignez

  22. geise grangeiro costa Says:

    Elisa,
    Antes de mais nada muito interessante o seu blog.
    Já li artigos e comentários que me indicam caminhos interessantes de reflexão e mudanças de minha prática.
    Participei também da oficina de Papel Maché e de sua apresentação sobre o Régio Emilia, fiquei curiosa para saber mais. Pena que o tempo é pouco para conviver com pessoas tão interessantes como você.
    Parabéns pelo ingresso na Prefeitura de São Paulo e pela sua apresentação da escola e do acolhimento, imagino que você já esta começando em um lugar que saberá te valorizar. Beijão e até o próximo encontro aqui na São Judas. Geise 1 APGN.

  23. Aline Souza Firino Says:

    Oi Elisa,

    Quero parabenizá-la pelo belíssimo trabalho com papel marchê, não esquecendo da excelente aula que tivemos sobre Reggio Emilia.
    Muito Obrigada pela disponibilidade e paciência com todos nós.

    Beijos e Boa Sorte na sua nova jornada!

    Aline Souza Firino 1APGN

  24. Kamila silva Modesto Says:

    Boa Noite Elisa,
    Fiquei encantada com este post sobre nossa oficina de papel machê. Muito obrigada pelo carinho e dedicação que você sempre demonstra, nos ajudando e orientando. As fotos publicadas e, principalmente o vídeo, me deixaram emocionada.
    Confesso que sempre gostei de artes, e durante um tempo deixei adormecer esta paixão, me focando em outros assuntos que, na época, considerei mais importantes. Sua aula sobre o Régio Emilia, falando da importância da arte, de como pode ser trabalhada de uma maneira satisfatória, e posteriormente a oficina que ilustrou tudo que foi discutido, despertou novamente meu gosto pela arte.
    Por este motivo, agradeço sinceramente pela oportunidade de ouvir suas palavras e nelas sentir sua paixão.
    Obrigada,
    Kamila Silva Modesto 1 APGN

  25. Viviane Silva Santos Says:

    Olá Elisa!
    Ótimo trabalho, parabéns por sua disponibilidade, paciência, dedicação e orientação …os belos trabalhos apresentados, provém de uma excelente e estimulante aula!!!
    Obrigada.
    Viviane.

  26. Suzana Borges Says:

    Prof Elisa
    aprender sempre é bom, obrigada por nos mostrar algo tão lindo e simples. Espero ter mais oportunidades como esta.

  27. mikaelly de sousa Says:

    Olá,professora td bem com vc?
    Quero te parabenizar,pelo trabalho realizado e pela dedicação de nos ensinar de uma maneira divertida e consciente.
    Adorei a oficina!
    Obrigada por tudo,bjus fica com Deus

  28. Cintia Maria Leonardi Says:

    Ola! Elisa

    Parábens pela oficina e pelo tempo que disponibilisou para nós, com muita dedicação.
    Adorei ter participado da oficina, pois gosto muito de trabalhar com Artes.
    Obrigada!

  29. Patricia Cristina Marin Says:

    Ola Professora Eliza

    Gostaria parabeliza-la pela maravilhoza oficia de papel mache,a qual realizou em nossa sala . obrigado pelo tempo e dedicação

    beijos .

  30. Gabriela Rodrigues Says:

    Olá, Professora Elisa,
    Quero agradecer pela oficina que realizou no 1°APGN e parabenozá-la pela linda exposição virtual que organizou, além de ter nos dado a oportunidade de conhecer a abordagem da Reggio Emilia.
    Muito Obrigada!
    Beijos
    Gabriela

  31. MICHELE QUEIROZ Says:

    Ola Prof Elisa,

    Parabéns pelo vídeo, ficou lindo!!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada pela dedicação, pelo tempo que passou conosco ensinando e ajudando-nos a enxergar outras possibilidades de ensinar para as crianças artes/ papel marchê.
    As mácaras ficaram lindas, você foi a grande esponsavél por esta linda esposição.

  32. Jackeline Says:

    Ola Porf Elisa,adorei todo o trabalho que você realiza e tudo o q você se fez na aula de papel mache em sala de aula, foi algo que aprendemos que jamais imaginamos existir. As máscaras,sem comentários, uma mais linda que a outra, parabéns pelo seu trabalho e obrigado pela oportunidade de aprendizagens novas,espero ter mais aulas assim com vc,bjos.

  33. Juliana Guessi Says:

    Professora Elisa,

    Obrigada pela oficina de papel marchê e pela abordagem da Reggio Emília, aprendi muito.

    Parabéns pela sua dedicação e comprometimento. Aliás, o vídeo ficou lindo!

    Amei…

    Beijos

    Juliana Guessi

  34. Gisele Macor Says:

    Olá Elisa, tudo bem ?

    Achei muito interessante a oficina,e a abordagem sobre a Reggio Emília pois não sabia muito sobre o assunto e foi fundamental para introdução do tema.
    Quando fiz a massa em casa pela segunda vez, me empolguei. Fiz quatro modelagens, a massa rende muito e é um ótimo recurso para utilizarmos em projetos com os alunos.

    A exposição ficou linda!

    Parabéns Elisa, excelente atuação!

    Adorei!

    Beijos Gisele

  35. Elisa Kerr Says:

    Regiane,
    Lembra quando falei que a abordagem Reggio Emplia trabalha com a reflexão sobre o trabalho realizado. Então não fique triste, o bom aprendiz encara o erro como processo de aprendizagem, reconhece o erro e faz melhor depois. Até suprerar o mestre!

    Um abraço a todas vocês

  36. Maria Fernanda crosta Pinto Says:

    Oi Professora Elisa, fiquei muito feliz com as suas aulas, espero que ano que vem tenha mais….
    Parabéns pelo seu trabalho, é maravilhoso!!!
    Agradeço pela oportunidade e pela atenção que vc nos proporcionou…
    Beijos…

  37. Regiane Alves Says:

    Professora Elisa,
    Quero agradecer pela oportunidade de participar da Oficina.
    Apesar de não levar muito jeito com artes adorei participar, aprendi bastante, afinal tive que fazer 2 máscaras, pois a minha deu errado e você até usou como exemplo na aula. Quase morri de vergonha, mas já superei (risos).
    Parabéns pelo trabalho lindo.

    Beijos*

  38. Sandy Soares 1 apgn Says:

    Olá…………

    Nossa como ficou linda a exposição das máscaras. Obrigada, pela aula teorica e prática que você nos proporcionou. Adorei essa oficina espero breve tê-la de novo.
    O vídeo ficou fántastico, mais uma vez obrigada pelo carinho e cuidado que demonstrou por nós alunos.
    Bjoooss…seu blog está maravilhoso!

  39. Cleusa Soares da Rocha Says:

    Olá Professora Elisa!
    Eu adorei fazer a oficina de papel marche

    Olá Professora Elisa!
    Eu gostaria de parabenizá-la e agradecê-la pela oficina de Papel Marchê.
    Foi muito gostoso por a mão na massa e espero que futuramente eu possa estar utilizando esta técnica de Papel Marchê, juntamente com as minhas crianças.
    As fotos e o vídeo ficaram ótimos.
    Beijos e obrigada por tudo.

    Cleusa

  40. Fabiana Poltronieri Conceição Says:

    Ola Professora Eliza

    Gostaria de agradecer pelo trabalho realizado na turma de pedagogia do primeiro ano , e gostaria tambem de te parabenizar , pela proposta pela paciencia e pelo tempo depositado em nós para que a oficina se torna-se especial ,
    adorei a minha participação , não só me diverti fazendo como aprendi um atividade nova de muito agrado e sabedoria

    as fotos e os vdeos ficaram belissimos uma bela exposição dos nossos trabalhos .

    Obrigado novamente

    Beijos .

  41. Ana Paula Ribeiro Lemos Says:

    QUERIDA PROFESSORA ELISA.
    Eu simplismente adorei a oficina de papel machê.
    amo artes, e agradeço a sua pasciência.
    Tanto a sua oficina quanto a da Graziele me proporcionaram mais recursos para trabalhar com as crianças.
    O papel machê então é um trabalho possível com crianças de todas as classes sociais.
    Eu nunca tinha ouvido falar da Reggio Emilía, aprender sobre a escola mais famosa da Itália foi ideal para a ocasião da oficina….
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Um grande beijo
    *Ana Paula*

  42. Priscila Trainotti Santos Says:

    Parabéns Professora Elisa, por sua didática e atenção.
    Muito obrigada pelo carinho!
    Havia me esquecido… o vídeo ficou maravilhoso!

    Bjs

  43. Silvia Aldina Pacheco do Santos Says:

    Professora Elisa, bom dia!
    Passei aqui para dizer que vi as fotos das máscaras e achei muito bom.Aprendemos coisas novas, muitas idéias é através desses cusos que conseguimos explorar nossa criatividade, cooperação, disciplina, etc. Gostei muito, espero que podermos ter outros cursos nesse sentido.Obrigada.Parabéns.

  44. Camila Pereira Francisco Says:

    Oi Elisa, queria agradecer pela oficina, e te parabenizar pelo trabalho.
    Você nos deu ótimas dicas para se trabalhar com as crianças.
    Parabéns mais uma vez.
    E espero que no próximo ano, nos tenhamos a oportunidade de desenvolver mais atividades como essa da oficina com com você.
    Beijos

  45. jarbas Says:

    Oi Elisa,

    Trabalho apaixonante. Analfabeto em artes, admiro qualquer empreendimento bem sucedido de ensinar beleza. Espero que as alunas do 1° ano tenham percebido isso e, como você, se engajem em estudos sobre as inspirações que Reggio Emilia pode oferecer. Aquela minha revista (Cuadernos de Pedagogia) sobre a experiência da cidade italiana deve estar em algum lugar por aqui. Se alguém precisar, tentarei acha e colocar à disposição. Abraço, Jarbas.

  46. Prof.ª Grazielle Medeiros Says:

    Querida Elisa,
    Parabéns pelo magnífico trabalho com os alunos do 1º ano de Pedagogia, você é talentosa e esplêndida!!! Tem toda a minha admiração.
    A diversidade das escolhas ao aprender, ou seja, a autonomia é uma virtude que podemos sim mostrar as nossas crianças. E entre essas representações a Arte encaixa-se como um luva para os pequenos, por serem completos artistas, eles vêem nas expressões o verdadeiro fio condutor para a comunicação.
    Beijos e muito, mas muito sucesso.

  47. Janaina Rodrigues de O. Says:

    Olá, Elisa

    Quero dizer que adorei a Oficina, e gostaria que em outras aulas pudéssemos ter a oportunidade de tê-la novamente. Espero que as suas aulas e seus ideias sejam sempre alcançados, pois em nossa Oficina não deixou nada a desejar. Adorei e meus Parabéns pela iniciativa e criatividade…
    mil beijos

  48. Luiz Cremonezi Says:

    Professoras Elisa e Dinéia ,fico muito feliz em ver que a preocupação com o ensino da arte dos futuros professores da educação básica esteja sendo muito valorizada pela Universidade. Parabéns aos futuros educadores pelos belíssimos trabalhos postados neste blog . Professor Luiz.

  49. Eli Bendito Says:

    Olá Elisa ,gostei muito dessa oficina de Papel Machê, e devo dizer que como professora da área da educação Infantil e pedagoga, gostei também de saber que vocês estão trabalhando a abordagem Reggio Emília, que prioriza muito a criatividade dos alunos e a arte desde a primeira infância.Parabenizo as alunas do 1ano do curso de pedagogia desta Universidade , a professora Dinéia Hypolitto e você, que têm realizado trabalhos de muita qualidade. Um grande Abraço . Professora ELI BENDITO-

  50. Wanderley de Neves Says:

    Professora Elisa e Dinéia , parabéns pelo trabalho desenvolvido junto ás alunas do curso da pedagogia. As máscaras ficaram belíssimas, e acredito que as alunas tenham conhecido com mais profundidade a abordagem Reggio Emília, tão importante na Itália, e já sendo trabalhada por alguns educadores pioneiros como vocês.!. Abraços.Professor de História- Wanderley de Neves

  51. Denize Thomaz Says:

    Olá professora Elisa, como sempre mais uma vez você me surpreende.! O trabalho realizado no 1 ano do Curso de Pedagogia da USJT juntamente com a professora Dinéia ficou lindo demais. Parabenizo a dupla pela realização de trabalhos tão criativos e importantes para a área da Educação Infantil . A minha nota é DEZ. Abraços Professora Denize Thomaz – Prefeitura Municipal de São Paulo.

  52. manupink Says:

    OIIIIIIIIII, ESTOU MUITO FELIZ PELO PROJETO , PRINCIPALMENTE PELA IDÉIA INOVADORA DAS MÁSCARAS!!!!!!
    PARABÉNS PELA TURMA DE PEDAGOGIA E A PROFESSORA, PELO LINDO TRABALHO!!!!

    VOU MANDAR O SITE PARA O MEU PROF. DE LUDICIDADE, SEI QUE ELE VAI AMAR!!!!!!!!!!!!!!!!!

    BJOKAS.

  53. Quézia Martinelli 1APGN Says:

    Olá Elisa, tudo bem?

    Estou passando por aqui, para te parabenizar pela elaboração do vídeo, da oficina de papel machê, achei lindo e muito bem elaborado. As fotos também ficaram lindas.
    Obrigada pela oportunidade de participar dessa rica oficina e aprender um pouco mais sobre artes.
    Que você continue assim: essa pessoa apaixonada, amante, das artes, com muita dedicação, capricho e amor, pois as crianças, que serão suas alunas, te agradecerão, afinal não são todas que desfrutarão de tal chance.
    Com certeza, você sempre será bem sucedida.

    Espero aprender muito mais com você, no decorrer da faculdade.

    Beijos. Que Deus te abençoe mais e mais! Bom fim de semana!

    Quézia Martinelli de Souza.

  54. Bárbara Santos Cury Says:

    Professora.
    Gostei muito das suas aulas, depois que você as aplicou tive mais opções para trabalhar no futuro.
    Muito Obrigada por esta oportunidade aproveitada e com um resultado maravilhoso que obtive.
    Beijos.
    Bárbara!

  55. Fernanda Lopes Martins Says:

    Cara Professora Elisa,
    Adorei as aulas que tivemos de papel marchê com você.
    Aproveitei bastante as suas dicas.
    Espero que você continue ajudando outros alunos, assim como você nos ajudou.
    Beijos e abraços,
    Fernanda Lopes Martins.

  56. dineia hypolitto Says:

    Cara professora Elisa primeiramente gostaria de agradecer pelo trabalho que realizou junto ao 1 Ano do curso de Pedagogia da Universidade São Judas Tadeu, para a disciplina de Fundamentos de Educação Infantil. As alunas fizeram máscaras belíssimas e também aprenderam a importância de trabalhar com modelagem desde os primeiros anos da infância, sem contar que ficaram encantadas com a abordagem Reggio Emília, a qual desconheciam. Parabenizo-a mais uma vez, pois o seu comprometimento e paixão pela educação é um exemplo a ser seguido pelos nossos alunos. Abraços. Professora Dinéia Hypolitto- Universidade São Judas Tadeu- São Paulo – Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: