Projeto Educacional: CA-AM, a “rádio” dos meus alunos

Todo semestre os professores do Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos do programa de  Extensão da  Universidade São Judas Tadeu precisam elaborar um projeto interdisciplinar. Este semestre o tema escolhido por alunos e professores foi“A influência da mídia na sociedade”. Grande parte das atividades das diversas  disciplinas foram pautadas nesse tema.

Minha disciplina é Artes e meus alunos, insistentemente, pediam que eu elaborasse uma peça teatral para encenarem no encerramento do semestre.  A princípio, relutei um pouco, mas resolvi aceitar. Juntamente com a disciplina de História,  montamos uma peça teatral: “Rádio CA-AM  54 a 85 kHz: a rádio que conta a nossa história (clique e tenha acesso a peça e toda a bibliografia consultada para para sua elaboração). Foi montada a linha do tempo entre 1954 e 1984, na qual transmitiam- se momentos históricos e artísticos desse período.  Durante a peça o locutor anunciava a frequencia da rádio de acordo com o ano dos acontecimentos.

Essa peça só foi possível porque todos os professores nos auxiliaram:  participaram das encenações, ensaiaram os alunos, treinaram a leitura adequada para a peça e a coreografia. Foi muito gostoso ver o envolvimento de todos nesse trabalho.

Essa peça educacional não tem a pretensão de formar atores, nem locutores, muito menos cantores. Nossa intenção foi promover a aprendizagem dos educandos de forma lúdica, participativa e com grande envolvimento dos participantes para que possam refletir sobre cada período histórico e perceber os benefícios e perigos do uso da mídia na sociedade.

P.S. O nome CA- AM foi inspirado no CAAM – Centro de Alfabetização Alzira Altenfelder Mesquita que no próximo semestre passa a se chamar CEAM – Centro Educacional Alzira Altenfelder Mesquita .

Vejam as fotos .

A peça foi encenada no Teatro 90º da USJT.

Anúncios

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Projeto Educacional: CA-AM, a “rádio” dos meus alunos”

  1. Edson Luiz Barbosa dos Santos Says:

    Parabéns, eu estava lá na apresentação pessoalmente e eu pude sentir a vibração que este projeto, como também outros projetos do CEAM, libera no ar. Isto é igualado a uma grande Aura, e o que acredito é que isto promove as pessoas, envolve bons espiritos e agrada ao criador. Nem preciso dizer que concordo, plenamente, com a Professora Dynéia e espero que o CEAM sempre exista.

  2. Dinéia hypolitto Says:

    Professora Elisa KERR e alunos da 8 série do CAAM- USJT-Parabenizo o Projeto desenvolvido com tanta maestria por toda a equipe de professores e alunos do CAAM. Estive presente na apresentação do projeto , e só tenho a dizer que realmente superou as minhas expectativas.Educar é compartilhar saberes e fazeres . Parabéns a todos do CAAM que participaram para que este evento tivesse o brilho e o sucesso na apresentação. Abraços.Coordenadora pedagógica do CAAM- USJT Prof. Dinéia Hypolitto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: