Consciência ambiental – por Tatiana Barros

Expressão – Jornal universitário – USJT

Ano 14 nº08 setembro de 2007, pág 2

Consciência ambiental

 

A Educação de Jovens e Adultos trabalhando com projeto social na Universidade

Tatiana Barros

Grupo desenvolve, junto à professora, técnicas de reciclagem para montar um porta-retrato A Diretoria de Extensão da Universidade São Judas Tadeu, preocupada com a degradação do meio ambiente e com o desenvolvimento cultural e intelectual da comunidade, disponibiliza projetos educacionais dentro das atividades oferecidas pela Educação de Jovens e Adultos – EJA (1ª a 8ª séries do ensino fundamental), do Centro de Alfabetização Prof. Alzira Altenfelder Silva Mesquita – CAAM, que visam contribuir para a formação de uma sociedade consciente da preservação do meio ambiente. O CAAM é uma escola autorizada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que oferece gratuitamente a educação de jovens e adultos. Esse projeto, idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão da USJT, tem como objetivo articular a teoria à prática, e oferece aos alunos dos Cursos de Pedagogia e Formação de Professores um espaço de vivências pedagógicas.

A escola, então, abriu as portas, no início de agosto de 2006, para o Projeto deProfessora coloca a “mão na massa” para terminar o porta-retrato. Educação Ambiental, que teve como objetivo educar a comunidade e sensibilizá-la para as questões ambientais. Desenvolvido com o segundo segmento da EJA (5ª à 8ª séries), num total de 50 alunos, dez professores e a comunidade composta por familiares e alunos.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do CAAM, a professora Dinéia Hypolitto, esse projeto teve como foco desenvolver uma postura crítico-reflexiva sobre as questões de cidadania e de meio ambiente.

A proposta de trabalho foi interdisciplinar, e permeou todas as disciplinas do currículo, estipulou e preservou atividades dinâmicas e criativas, que exigiam a participação ativa dos alunos como planejamento, pesquisa, oficinas e saídas a campo. “Apesar das dificuldades e limitações que surgiram no dia-a-dia da escola, o projeto, como um todo, superou as expectativas, o que possibilitou aos alunos e professores perceberem que estas atividades ampliam a construção de uma visão solidária fundamentada na cidadania e na compreensão com a problemática ambiental”, afirma Dinéia.

Dentro do projeto de Educação Ambiental, foram desenvolvidos vários outros subprojetos interligados para apoiar e complementar as disciplinas trabalhadas na escola. A “Arte de Reciclar Papel” é um deles, e tem como finalidade mostrar a importância do respeito à causa sócio-ambiental, que proporciona, também, desenvolvimento da cidadania, a solidariedade e a auto-estima dos envolvidos, por meio da reciclagem do papel.

Para a professora de Educação Artista do referido projeto, Elisa Mello Kerr, qualquer detrito jogado no lixo afeta a natureza. Daí a preocupação em enfatizar dentro da área de Educação Artística a reciclagem de papel.“Nós trabalhamos como auxílio às outras disciplinas. É um projeto interdisciplinar. Quando trabalhamos com a reciclagem, passamos para os alunos o seguinte: o porquê de se trabalhar com reciclagem. Temos que retirar da natureza o que não pertence a ela, que é o lixo.”

Esse projeto teve entre seus objetivos divulgar que o papel reciclado (jornal, folha de caderno, aparas de papel) é utilizado como objeto de decoração, dando como exemplo o papel de cebola, empregado na fabricação de capas de cadernos e blocos de folhas. A professora acrescenta que os alunos aprenderam a trabalhar com paspatur, para decoração de porta-retratos, caixas de presentes e cadernos, tudo feito com o auxílio do material reciclado. O que resulta em um crescimento profissional, ambiental e artístico para o grupo. “A reciclagem não exige a utilização de grandes materiais e você ainda possibilita que as pessoas obtenham um trabalho domiciliar, uma ocupação”, afirma Elisa.

Para justificar a interdisciplinaridade, Dinéia Hypólitto lembra que na execução desses projetos, um dos objetivos que se pretende atingir é a integração das disciplinas e dos diferentes saberes das diversas áreas do conhecimento.

 

Para conhecer todo o Projeto Ambiental e seus subprojetos visite o site da Profª Dinéia Hypolitto.

 

Anúncios

7 Respostas to “Consciência ambiental – por Tatiana Barros”

  1. GERLANDIA Says:

    OLÁ,PARABÉNSPELO TRABALHOR ADOREI.ESTOU ESTAGIANDO,DOU AULA DE ARTE,MAS FAÇO FACULDADE DEBIOLOGIA,COMESSE TRABALHOR TEMHAVER COMMINHA AREA ,GOSTARIA QUE VC MIM DESSEDICAS PARA TRABALHARCOMTURMA,BJS.OBRIGADA.

  2. xandi Says:

    Tatiana A onde vc concluio o curso de pedagogia?

    • Elisa Kerr Says:

      Xandi,
      A Tatiane cursou Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu – USJT, ela fez essa entrevista comigo – Elisa Kerr (graduada em Ed. Artística e Pedagogia na USJT) e com a Prof. Dinéia.

  3. alberto monteiro Says:

    ótima materia

  4. Girlene Feitosa Says:

    Excelente! o Projeto,Parabéns Professoras.

  5. Mayara Azevedo Says:

    Professoras Dinéia e Elisa,
    Parabéns por esse e por todos os projetos que são desenvolvidos no CAAM.
    E mais uma vez, obrigada pela atenção e preocupação que tiveram conosco. Como viram, a matéria teve uma excelente repercussão e foi capa do Jornal Expressão da Universidade. Parabéns mais uma vez e conte conosco para divulgação de mais projetos.

  6. prof Wanderley de O. neves Says:

    Professoras Elisa E Dinéia nota dez pelo projeto de Educação Ambiental. Eu estou maravilhado com os projetos desenvolvidos pela Universidade São Judas Tadeu, tendo á frente duas educadoras competentes . Parabéns mais uma vez. Prof. wanderley (USP- São Paulo )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: