Conservar HQ`s e revistas

Esses dias tenho recebido um grande número de visitantes à procura de informações sobre conservação de HQ`s. Vou ver se consigo responder as dúvidas dos colecionadores dessa arte.

Arquivo para revistas e gibis.

Os HQ´s parecem não ser feitos para durar muito. Por isso, os cuidados devem ser redobrados para que possam permanecer em bom estado por mais tempo. A primeira informação é sobre a qualidade do suporte utilizado para a impressão dessa arte – o papel. Ele é ácido, frágil e rasga com facilidade. Portanto, as dicas que descrevo na página Como conservar seus livros estão valendo, e vou acrescentar mais algumas!

Como guardar os gibis.Para arquivar as revistas, gibis, livros infantis e outros impressos de meus filhos uso esse tipo de arquivo de escritório. Existem diversos modelos, é só escolher um que combine com seu ambiente. Veja na foto ao lado as mais diversas publicações que armazenei da maneira correta – em pé.

Outra coisa muito importante é a retirada dos grampos metálicos usado para unir as páginas da maioria dessas publicações. Com o passar tempo enferrujam e corroem o papel ao seu redor, o que tornará sua HQ mais frágil do que já é naturalmente. Portanto, substitua o grampo por linha de algodão. Agindo assim ,você já estará prolongando a vida útil de suas publicações. É um processo rápido e fácil de ser executado.

Siga as instruções abaixo:

1º – Retire apenas o primeiro grampo, com cuidado para não rasgar ou perfurar as folhas;

2° – Comece a trabalhar pelo lado de fora da HQ.

3º- Usando uma agulha sem ponta passe uma linha de bordar nos dois furos deixados após a retirada do grampo;

4º – Retire o segundo grampo e continue a passar a linha nesses dois furos;

5º – Após ter passado a agulha em todos os furos deixados pelos grampos, você vai retornar por todos os furos até chegar ao primeiro furo que você colocou a agulha;

6º – Pelo lado de fora da HQ você vai dar o nó unindo as duas pontas da linha.

Lembre-se, você primeiro desce costurando até o último furo do grampo e, depois, sobe no sentido do furo que começou a costura, para fazer a amarração.

Nunca guarde qualquer tipo de publicações a lacradas, elas podem mofar. Que horror, perder todas as suas preciosidades pensando que está preservando! O armazenamento a vácuo só é usado em determinados casos e por especialistas que possuem utensílios e ferramentas adequadas para armazenar esse suporte (o papel). O que aconselho, se tiver tempo e disposição, é colocar em saquinhos plásticos que contenham respiros. Isso sim é legal fazer, você estará protegendo seus HQ´s e revistas da poluição ácida e permitindo a oxigenação do material ao mesmo tempo. Mas lembre-se, não vede o plástico com fita adesiva e nem com grampos. Corte o plástico pouco acima do tamanho da revista para que ele não dobre e evite a oxigenação do papel.

No momento é isso, se tiver alguma dúvida deixe um comentário que respondo depois.

Elisa Mello Kerr

38 Respostas to “Conservar HQ`s e revistas”

  1. Grace Says:

    Acredite!
    Só ágora descobri seu site e acabei de ler esse texto sobre conservção de livros e as técnicas descritas, era justamente o que estava procurando! E neste exato momento estou scaneando um livro, com as páginas soltas e quebrando.
    Parabéns pelo site , é muito bom!

  2. Lauro Says:

    Ola estou pensando em emoldurar algumas revistas da minha coração para decorar o quarto dos meus filhos, mas estou com medo da danificar .

    Alguém sabe como fazer isso com segurança, como evitar que as paginas colem e principalmente evitar que a capa cole no vidro da moldura ?

    Agradeço qualquer ajuda.

    Lauro
    posicaosul@hotmail.com

  3. felipe Says:

    ola eu tenho uma coleçao de mangas em casa cerca de 200 mangas atualmente estou embalando em sacos plasticos aqui faz calor e deixo numa estante de madeira sera que seria melhor deixar fora do plastico e sempre passar um anti mofo na parede?

  4. Ricardo Says:

    Amigo, sou contra alterar o estado original da revista, para conservação. O processo de retirar os grampos é trabalhosa e adultera a revista. Os grampos devem envelhecer junto com a revista, faz parte do processo natural dos materiais e valoriza a antiguidade da coleção. Claro que devemos tomar cuidado de conservação para diminuir esse processo.

  5. Como conservar seus livros | Livros e Afins Says:

    […] especialista em reparação Elisa Melo Kerr dá algumas dicas de como conservar seus livros e de como conservar as suas histórias em quadrinhos. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || […]

  6. Sandro Lopes Says:

    Olá! Saudações! Gostei das dicas. Por favof, o que recomenda para um HQ que molhou e ficou com as paginas enrugadas depois de secas. Será que consigo deichar como antes? As páginas são normais de papel jornal (ou pisa brite, como tem sido chamado). Grato, Sandro. Sandrolopes75@gmail.com

    • Elisa Kerr Says:

      Casa já esteja seco, coloque algo bem pesado sobre ele. Se persistir, use um ferro que não seja a vapor numa temperatura bem fraquinha (que vc possa passar a própria mão) coloque sobre as folhas um papel sulfite branco e lentamente passa página por página. Lembre-se que o ferro tem que estar na temperatura morna e proteger as página com um papel branco. se vc perceber que está soltando tinta no paepl, pare o processo imediatamente.

  7. semensatoaline Says:

    Adorei sua postagens, irei fazer isso nas minhas HQ´s

  8. Renata Says:

    Parabéns pela ótima publicação! Eu agradeço muito já que foi util, de verdade. Mas você poderia fazer um video sobre como costurar as revistas depois que os grampos são retirados, não entendi direito essa parte.
    Obrigada desde já.

  9. Diego Says:

    Pesquisem e comprovem!

    Dica para corrigir folhas rasuradas: Procurem nas principais papelarias, pela fita mágica (ou fita invisível) própria para corrigir este tipo de erro. Mas não use fita adesiva comum, pois esta sofre amarelamento, e possui resíduos químicos que causam danos com o tempo. Agora, a fita mágica, apesar da cor fosca, semelhante ao pastel, possui uma incrível transparência e invisibilidade, depois de aplicada, sendo quase impossível visualizar o local da aplicação, e não deixa aquele brilho visível como na fita adesiva comum. Preço varia conforme marca e qualidade, (entre R$ 2,00 a 07,00 um rolo pequeno), mas pode ser usado muitas e muitas vezes, copiem e colem esta mensagem em outros sites e blogs, ajudando a divulgar esta informação, vejo muitos materiais raros, cobertos com fita adesiva amarelada, na lombada e nas folhas, causando danos irreversíveis nas obras. Isso por falta de conhecimento, na maioria das vezes! Vamos lá! Por favor! Cada um divulga ao menos para 2 pessoas! Obrigado e viva a cultura!

    (Mensagem pronta, basta copiar e colar)

  10. Carrie May Says:

    Elisa, você teria um e-mail para entrar em melhor contato? Eu coleciono HQs e elas ficam guardadas em uma pequena estante, mas nem todas dão para ficar enfileiradas de pé. Por isso, gostaria de lhe enviar em anexo as fotos de como eu as organizo e saber se estão corretas e tal. Segue o meu e-mail: evil.rpg@hotmail.com
    Obrigada!

  11. Caio Says:

    Oi … quando crescer quero ser mangaka e gostaria de saber como conservar minhas páginas de mangá por longos anos . Como não rasurar a folha , como cuidar dela para que nada de ruim aconteça (pois dá trabalho fazer mangá, muito trabalho kk) . Me responda por favor, pois eu dependo desta sua resposta para que algum dia eu possa me tornar um mangaka.

  12. tereza mattos Says:

    Gostei uteis informações vc do meio qual bog bem informativo s/encadernação e costuras… parabéns…

  13. Alexandre Varela Says:

    Ola Elisa, meu nome é Alexandre e adorei seu blog =D. Queria saber qual o plastico mais indicado para guardar os meus mangas, eu usava o pvc, porem ele não é indicado pois não deixa o papel respirar. Qual marca e onde eu posso encontrar um com respiros que vc falou? Tenho vários mangas e uns antigos tb que quero mante-los por um bom tempo ainda. agradeço desde já

    xando.varela@gmail.com

  14. Ricardo Lima Vieira Says:

    Boa noite,

    Estou pesquisando na internet sobre o melhor modo de acondicionar livros encadernados e encontrei sua intervenção. Gostaria, se possível, que me esclarecesse qual o melhor modo de acondicionar numa estante os livros encadernados (tenho dezenas, vários deles com cerca de mil páginas, pesados, da série Cambridge History of…), e sei que simplesmente colocá-los na posição vertical não os protege por inteiro, uma vez que a tendência da parte inferior das páginas é encostar na prateleira, devido à capa dura ser maior (uns 3 mm), o que leva a danos na parte superior interna da lombada.

    Pensei em colocar agulhas de crochê, daquelas grandes, plásticas, cortadas na espessura lateral de cada livro, para servirem de base, mas daria um trabalho enorme para acondicionar e manter.

    Atenciosamente,

    Ricardo Lima Vieira
    Professor de História
    Cruzeiro SP

  15. diego leal Says:

    olá,achei este site hoje ,achei simplesmente fantastico as suas dicas,e eu tenho pelo menos esta pergunta(por enquanto),eu guardava ate ontem meus gibis dentro de sacos plasticos,eu olhei em outro site que é bom da um ar neles,assim como voce mesmo diz ,mas eu queria saber se um pouco de luminosidade do sol é bom ou ruim para os quadrinhos ,pois penso eu que talvez ajudasse com o mofo e o amarelado,pois vi um dos meus gibis que não mexo a algum tempo e a capa interna estava amarelada ,fico grato por esse auxilio que esta prestando a todas os amantes da leitura de livros ou gibis,pois eles me ajudam a ter uma visão diferente do mundo o que acredito tambem acontece com muitos outros ,boa sorte com o site.

    • Elisa Kerr Says:

      Diego, a iluminação solar ou artificial é sempre ruim para livros e gibis. Quanto menos tempo exposto a luz melhor.

  16. José Glacuio Says:

    vou usar a sua dica para armazenar as figurinhas dessa copa! obrigado!!

  17. brusal Says:

    olá!
    Descobri seu site agora e acabei de ler esse texto e o sobre conservção de livros e fiquei maravilhado com as técnicas descritas, era justamente o que estava procurando!
    Parabéns pelo site , é muito bom!
    tenho uma dúvida, nesse texto você falou sobre não guardar qualquer publicação lacrada…enfim, com relação a materiais de papel, revistas, livros e etc, não se deve nunca guardá-los totalmente fechados? Eu estava pensando em comprar aquelas caixas organizadoras de plástico, como essas por exemplo :

    http://www.sanremo.com.br/produtos/utilidades.asp?id=Organizadores&Cat=Linha%20Top%20Stock

    seria então desaconselhável guardar materiais de papel nessas caixas? , pois acredito que elas ficam hermeticamente fechadas.

    E se realmete for totalmente desaconselhável guardar em lugares fechados, como evitar o acúmulo de poeira?

    Muito obrigado e parabéns!

  18. Raphael Pierre Says:

    Gostaria de saber se posso empilhar minhas HQ’s ou devo guardá-las em pé? O plástico deve ser da mesma medida que o gibi ou pode ser um pouco maior?

    • Elisa Kerr Says:

      Raphael,
      Se colocar em ficharios o plástico deve ter a mesma altura e vc deve fazer alguns buraquinhos para respiro. Lembre-se de tirar para folhear de vez enquando. Pode empilhar, desde ue guardado em local escuro.

  19. Elâyne Says:

    Oi, meu nome e Elâyne Pereira estou cuidando de uma biblioteca que os livros estão muito manchados devido o tempo e maus tratos, eu gostaria de pelo menos ameniza algumas manchas e fungos, já que sou alérgica e não consigo nem abrir alguns livros. Se der me mande algumas dicas e formas de limpeza para que não os perca, me da muita tristeza ver o tesouro cultural que tenho nas mãos se perder com o tempo!
    Agradeço por sua atenção, se puder mande a resposta para meu email elayne_pereira_@hotmail.com.

  20. Ariê Says:

    Olá estou louco atraz de plastico para colocar minhas Hqs da Panini formato americano da marvel.

    Estou em são paulo alguem conhece algum lugar, aguardo no e-mail ariepd@gmail.com obrigado!

  21. Maicon Says:

    Senhora Elisa Kerr , achei muito interessante seu blog.. apesar de já bem especificado gostaria de tirar duvidas minhas…
    Eu coleciono mangás e revistas… eu as condiciono em sacos plásticos e de tempos em tempos troco-os como a senhora aconselha…
    Como tenho algumas edições repetidas.. que apenas “guardo”, gostaria de saber se é aconselhavel o plastico tipo pvc… pois evita contato com ar né…. será que seria uma acondicionar as revistas ” a vácuo”??

    Obrigado pela atenção

  22. Jeagueraize Says:

    Hi, cool site, good writing 😉

  23. Fernando Says:

    Olá,
    Coleciono quadrinhos.
    O que faço é proteger as revistas com sacos plásticos, envolvendo-as totalmente, com fita tipo “durex”. Fiz uma série de furos nos plásticos com pregos, justamente para o appel “respirar”. Essa minha técnica é boa? Existe um tipo ou marca de plástico adequado para essa técnica. E posso fazer isso também com meus livros?

    Obrigado,

    Fernando

    • Elisa Kerr Says:

      Fernando,
      Livros precisam respirar. Leia a página “Como conservar seus livros”, aqui no blog, vc vai entender melhor sobre a oxigenação dos livros. No caso dos gibis, você pode fazer isso, mas terá que tirar do plástico de três em três meses, mais ou menos, para folhear e oxigenar. Por isso não aconselho se você não for muito organizado e não tiver tempo para isso.

  24. Elisa Kerr Says:

    Ace,

    Coloquei algumas fotos no próprio texto.

    Grata pela visita
    Elisa kerr

  25. Ace Says:

    Estou no processo de tirar os grampos, mas ainda nao passei a linha pq gostaria de saber se vc tem alguma foto pra que fique mais claro como fazer isto?

    Obrigado

  26. Elisa Kerr Says:

    Que bom Manu,

    Fiquei feliz ao vez meu texto sendo reproduzido em seu blog. Espero que seus leitores apreciem e façam uso das técnicas e dicas que passei.

    Um abraço
    Elisa

  27. manu pink Says:

    OI FOI UM PRAZER EM PODER UTILIZAR UM TEXTO SEU DE GRANDE IMPORTÃNCIA, PARA AJUDAR AS PESSOAS A CONSERVAR SEUS BENS MAIS QUERIDO QUE SÃO OS LIVROS, QUE BOM QUE CONHECEU MEU BLOG, TIVE A SORTE DE DINEIA ENTRAR NO MEU BLOG E COMENTOU QUE JÁ TINHA REALIZADO ALGUNS TRABALHOS COM VC.
    GOSTEI MUITO DESTE BLOG, COM CERTEZA ESTARÁ NA MINHA LISTA PARA DIVULGA-LO.

    BJOKAS,

    MANUPINK-O SOCIAL NA PRÁTICA.
    http://WWW.MAANUPINK.BLOGSPOT.COM/

  28. Augusto Machado Paim Says:

    Elisa, divulguei este post no meu blog sobre quadrinhos, http://www.cabruuum.blogspot.com
    Abraço!

  29. jefferson.eti.br » Como conservar livros e revistas Says:

    […] Sou obcecado por livros e coleciono hq’s desde que me entendo por gente. Hoje percebi que os guardava de forma totalmente errada. Se ama seus livros, revistas e hq’s veja como cuidar bem deles aqui e aqui […]

  30. Elisa Kerr Says:

    Maicon,

    Como restauradora de papeis não aconselho lacrar as revistas. O papel necessita de oxigenação e é por isso que aconselho folhear as publicações encadernadas de vez em quando. Você pode colocar dentro dos saquinhos, mas não lacrar. Faça um corte bem pequeno nos cantos dessa embalagem, e esqueça o PVC. Nos dias de hoje temos que ser práticos e esse tipo de embalagem (PVC) vai deixar você com preguiça de abrir de 3 em 3 meses para oxigenar seus gibis. Confesso que eu teria preguiça até mesmo de dar uma lidinha de vez em quando! E não se preocupe com o pouco de pó que possa entrar por cima da embalagem, quando vc tirar para folhear esse pó vai sair, então vc recoloca na embalagem. Qualquer dúvida é escrever novamente.
    Obrigada pela indicação do Site.

  31. Maicon Says:

    Ótimo artigo! Parabéns!!
    Estava lendo em um site (http://www.texbr.com/artigos/conservacao_a.htm), um colecionador falou em usar filme de pvc para embalar as revistas, mas com aquele filme ela fica totalmente lacrada isso funciona mesmo?

    Outra coisa voce falou em colocar em saquinhos deixando um pouco maior que a revista, desta maneira a poeira não pode danificar com um tempo?

    Abraço.

  32. Elisa Kerr Says:

    Romulo,

    Os quadrinhos podem ser guardados em sacos de plásticos, mas não pode ser envelopado e lacrado, faça alguns respiros nessas embalagens (corte com a tesoura os cantos da embalagem). Você deve deixar o saquinho pouco maior que o hq para que ele não dobre e feche totalmente o hq. De tempos em tempos terá que oxigenar as páginas (folhear).
    O empilhamento não é recomendado, mas você pode usar fichários para guardar seus hq, caso não possua os arquivos que sugeri, nesse caso não haverá necessidade de deixar a embalagem do tamanho do hq, apenas faça os respiros.
    Toda publicação, bem conservada, pode dura mais de 300 anos. Essa conservação dependerá de diversos fatores: clima adequado, manuseio, acondicionamento (como foi guardado durante os anos), material da publicação, qualidade da tinta …
    Qualquer dúvida comente novamente que terei prazer em responder.

  33. romulo Says:

    protejo as hq com plastico e as empilho. está certo? tambem gostaria de saber quanto tempo dura uma hq e depois de tomar os cuidados sugeridos qual a média de duração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: