Projeto “A Arte de Encadernar”

O projeto “A Arte de Encadernar” contempla o universo artístico e estético das encadernações épicas (conheça mais sobres essas encadernações) e aborda o tema Preservação do patrimônio cultural por intermédio da conservação de livros.

O trabalho objetiva conscientizar os participantes da importância da preservação de sua memória cultural, para que haja o fortalecimento de uma identidade grupal em busca da transformação de sua realidade no exercício da cidadania. Foi usado um relato de experiência.

O objetivo principal do projeto é oferecer aos participantes a oportunidade do trabalho consciente de preservação. O trabalho de pôr capa nos livros de maneira correta e trabalhar em encadernadoras comerciais vai ter outra significação.

Tendo iniciado o projeto com uma pequena introdução da história dos registros dos suportes da escrita, tais como barro, metal, papel, papiro, pergaminho etc., e passando os alunos a reconhecer os diversos materiais utilizados nas encadernações atuais e nas encadernações épicas, houve uma grande mudança em suas aspirações futuras.

A arte de encadernar livros, com o intuito de conservação, tem transformado a vida desses alunos ao aprenderem sobre a relevância dos conceitos de restauração desse patrimônio, e todo o embasamento teórico que tem sido ensinado no projeto. Ao possibilitar o acesso às novas tecnologias, esses alunos, por meio do blog educacional, passaram a ampliar seus conhecimentos teóricos e associá-los às habilidades dessa arte, compreendendo a importância de associar a teoria com a prática, para que possam atuar como profissionais nesta área, sentindo-se capazes de tomar decisões dentro da ética profissional e cientes da necessidade de aplicar os conceitos de conservação do nosso patrimônio apreendidos em aula. É um projeto totalmente artesanal e, para propiciar os avanços necessários para o progresso dessa aprendizagem, nos reunimos duas vezes por semana, num período de três horas, com apenas quatro alunos.

A perspectiva futura é a possibilidade de os alunos ingressarem no mercado de trabalho como encadernadores ou mesmo, por terem adquirido as competências necessárias para ingressarem no universo do papel, poderem trabalhar com cartonagem, utilizando sua criatividade para confeccionar diversos objetos de decoração, como: álbuns, blocos, cadernos etc. Ao final desse projeto, eles serão capazes de realizar diversas encadernações clássicas, com critérios voltados para a valorização do acervo cultural. Esse projeto tem cumprido seu objetivo junto à comunidade local, a saber, reintegrar à sociedade pessoas que desenvolvem e aprimoram habilidades manuais, adquirindo novos saberes e competências que os impulsionem a buscar no mercado de trabalho a mudança sócio-econômica de sua realidade.

Autora: Elisa de Mello Kerr Azevedo

Palavras Chave: patrimônio cultural, preservação e encadernação.

Na apresentação do simpósio falei um pouco sobre a arte das iluminuras e as letras capitulares, como também, sobre o “Livro das Horas”

Bibliografia

 

http://bichopapel.blogspot.com/15/09/2007

https://elisakerr.wordpress.com

http://www.ateliermachado.com.br 04/05/07 

http://www.comphap.uns.arq.br/duvidas.htm

http://www.escritoriodolivro.com.br, 10/09/2007

http://www.moleiro.com. 03/04/2007

http://www.museu.gulbenkian.pt/nucleos.asp?nuc=a8〈=. 10/09/2007

http://www.unostiposduros.com/paginas/histo8b.html. 10/09/2007

http://pt.wikipedia.org. 05/09/2007

1984. ARANTES, Antônio Augusto. Estratégias de construção de patrimônio cultural/ Produzindo o Passado. São Paulo: brasiliense.

2000. CHOAY,Françoise. A alegoria do patrimônio. Lisboa: Edições 70.

1992. Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo. O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo:DHP

 

 

 

Anúncios

3 Respostas to “Projeto “A Arte de Encadernar””

  1. Maria Araujo Says:

    Gostaria de saber como trabalhar ARTE envolvendo patrimonio historico?

    • Elisa Kerr Says:

      Maria Araújo,

      Frequntei alguns cursos sobre educação e museu. Foi muito bom e mudou o meu olhar para a educação patrimonial. Aconselho, primeiramente, procurar um instituições e frequentar os cursos preparatórios que elas oferecem. A maioria deles tem um curso para professor. Educação patrimonial é bem complexa, mas esses cursinhos já introduzem um pouco o assunto, o que facilita bastante.

  2. Convite aos alunos. « art|educando Says:

    […] Para melhor conhecer esse projeto vá para a página “Projeto: A Arte de Encadernar” […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: