Escola da Ponte

 

Imagem retirada do blog da Escola da Ponte

Trabalho de Psicologia da Educação do curso de Formação de Professores (Educação Artística) apresentado à Universidade São Judas Tadeu (2005), sob orientação da Professora Zenáide Caciare Pereira.

A Escola da Ponte é uma escola pública da Vila das Aves situada no subúrbio da cidade do Porto em Portugal. Coordenada pelo Prof. José Pacheco, a escola é conhecida por seu projeto inovador, pois rompe com os padrões tradicionais.

É uma escola sem turmas, que não segue o sistema padrão de seriação/ciclos adotado pelas instituições de ensino em Portugal. A escola não tem paredes internas para separar os alunos de acordo com a idade ou série. As crianças e os adolescentes compartilham o mesmo espaço físico, um grande galpão, muito bem estruturado para pesquisa e de fácil acesso aos alunos. Esses, por sua vez, se agrupam de acordo com a área de interesse a ser pesquisada, independente da faixa etária.

Assista ao vídeo, depois continue a leitura.

A escola é embasada na autonomia dos alunos e professores, na qual se aprende a liberdade responsável e a solidariedade. Estes são os grandes valores cultivados dentro da Ponte.

Os alunos da Ponte são educados para serem cidadãos, exercitando a cidadania. São chamados a praticar a democracia dentro da própria escola, como cidadãos autônomos. Na prática da democracia, organizam assembléias para resolverem problemas de disciplina entre eles. O aluno que desrespeitar as regras, predeterminadas por eles mesmos, é convidado, perante todos, a refletir e pronunciar-se sobre seu comportamento dentro da escola.

Segundo ALVES (2004: 12),

O que mais fortemente começou a me impressionar na Escola da Ponte foi a doce e fraternal serenidade dos olhares, dos gestos e das palavras de todos, crianças e adultos. Ali, ninguém tem necessidade de engrossar ou elevar a voz e de pôr em bicos de pés para se fazer ouvir ou reconhecer pelos demais – porque todos sabem que sua voz conta e é para ser ouvida”.

É uma escola na qual se concretiza o sonho de todo educador. Existe uma aprendizagem significativa que se tornou possível graças ao relacionamento cultivado dentro dessa escola. Um relacionamento interpessoal, autêntico e afetuoso, que respeita a individualidade de cada um. Os alunos e profissionais não são vistos como máquinas de produção de conhecimento, mas como pessoas normais em busca de um caminho seguro, embora conscientes de sua transformação constante.

Os professores que vão lecionar na Escola da Ponte precisam se ajustar ao novo modelo, mas há tempo para se acostumar a esta nova experiência de vida. Para a escola a principal qualidade do professor é ser gente, ser capaz de ver em todos dentro da escola um ser único. Essa experiência que o transformará em um professor carinhoso e o levará ao caminho da multidisciplinalidade, e o tornará capaz de auxiliar seus educandos a gerenciar sua própria aprendizagem. Os professores desenvolvem nesses alunos capacidades e competências que os ajudarão a continuar a construir o de se adaptar a qualquer mudança que ocorra em suas vidas, e leva para casa estas potencialidades de auto-regulação e respeito ao próximo. PACHECO (2005) afirma que: “Para mudar temos de refazer conceitos e desfazer certezas”.

Quanto aos alunos, estes aprendem a usar a sua curiosidade e a capacidade de investigação a favor da construção do conhecimento. FREIRE (2005: 86) confirma esta teoria: “O fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve. O que importa é que professor e alunos se assumam epistemologicamente curiosos.”

Veja o Blog da Escola da Ponte, confira a responsabilidade dessas crianças. Na verdade não existe só um blog, pode pesquisar que você encontrará vários, tanto para professores, como para os alunos.

Também recomendo o livro de de Rubens Alves, é excelente e vale a pena.

ALVES, Ruben (2001). A Escola que Sempre Sonhei, sem imaginar que Pudesse Existir. Campinas-SP: Papirus.


 

Epistemologicamente: referente à epistemologia, que é a reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano.

40 Respostas to “Escola da Ponte”

  1. thais Says:

    qual e a metodologia da escola ?

  2. roseli Says:

    ola boa tarde gostaria de saber a metodologia desta escola.

  3. Fabio Cristiano Says:

    Boa tarde,
    Meu nome é Fabio Cristiano da Silva Rocha, sou acadêmico do curso de pedagogia nas Faculdades INTA, na cidade de Sobral, no estado do Ceará – Brasil, estou fazendo o projeto da minha monografia sobre a escola da ponte e gostaria muito de obter mais informações de uma fonte mas estreita e segura, estou deixando os meus e-mails fabiocristosanto@hotmail.com e fabior@fariasbrito.com.br para contatos, caso possam me ajudar, por favor entrem em contato comigo.
    Grato.

  4. pletcheryml Says:

    is now some sort of place with regard to bars and restaurants

    Thus, search all around for a browsing mall program that provides discount ugg shoes or boots, join this program, and research options and rates until you look for the perfect combine. Who appreciates, you may just get addicted on the exclusive shopping mall encounter. Most credit cards are approved!.

    They can be basically relatively tranquil then own ruching on the side of needing at bay a lot of supplemental room in your home or simply bedroom or living space. In recent times, frolic within the water use shows produced when it comes to type, element along with the format. The unique styles and designs connected with frolic in the water apply are generally in truth modifying, as a result maintains up to date using the most up-to-date improvements on the inside swimwear along with select one that is the fact is examining through which the particular existing design.

    After viewing the complete offering of men’s boots and shoes available at Deckers, and also on the groundwork of anecdotal data, we merely don’t envision “men’s” becoming a very purposeful part of the firm’s product sales. For one, industry is highly competitive, and we question that Ugg are ever going to really be capable to shed it is “female reputation.” Additionally, we have been not pleased with the company’s fashion impression. In The new year, for example, sales jumped 38%, nonetheless inventories more than doubled.

    Simply no they don’t make the listing Hally which undoubtedly saddens you. You might have laid decrease some community class credentials there. Forced to UGG Knightsbridge Boots 5119 Chocolate Outlet to take the bus from the additional genteel environs of Sandgate, within what may possibly only be defined as a residing hell of flanellette, chiko rolls, kingswoods, mums, bums, bastards plus roll your own durries.

  5. Raissa Figueiredo - Editora e Distribuidora Educacional Says:

    Bom dia, Elisa.
    Gostaria de solicitar sua autorização para utilizar parte deste texto num dos livros da Editora Educacional, onde trabalho.
    Você poderia me mandar um e-mail para formalizarmos esse pedido?
    Att.
    Raissa Figueiredo
    Assistente Editorial

    (31) 2126-0995

  6. Priscilla Lessa Says:

    Sou professora da rede pública do município do Rio de Janeiro. Preciso conversar com o Professor José Pacheco. Ele é uma pessoa acessível? Como posso encontrá-lo??? Gostaria de ter mais informações sobre o projeto. Agradeço desde já a atenção e aguardo ansiosamente a resposta. Um forte abraço, Professora Priscilla.
    e-mail pblessa@hotmail.com

  7. marcolandio gurgel praxedes Says:

    no brasil o negocio ta meio distorcido… usam apenas o lema mas na pratica o bicho pego e aescola tradicional e retrogada reaparece nao dia dia chagando a casos de aplicaçoa de leis da ditadura militar contra professores….

  8. marcolandio gurgel praxedes Says:

    boa reportagem

  9. Neusa Says:

    Oi , por favor mande algumas experiência pra mim , quero ficar bem inteirada com a escola ponte, sou Brasileira moro na cidade de Mossoró-RN , MEU TELEFONE 08496113652, 084 33163578

  10. Ana Cristina Bustos Says:

    Estou praticamente concluindo o pos-graduacao em sustentabilidade em educacao pelo intituto atitude (Florianopolis). Tenho o prazer de conhecer pessoalmente o professor Jose Pacheco, que e um de nossos docentes. Em abril de 2011 estaremos apresentando ao publico em geral nossos trabalhos de aplicacao dentro da otica de educacao libertaria, com a presenca de nossos professores orientadores, inclusive do professor Jose, que sera a ocasiao de nossa formatura. Interessados podem entrar em contato comigo, ou no atitude.instituto@gmail.com

  11. Carlos Roberto Says:

    Gostaria de saber mais detalhes sobre a palestra do Professor José Pacheco, como consigo contato com a sua coordenação?

  12. Elizangela Telma Giovane Says:

    Estive na escola da Ponte em maio de 2008 e me encantei pela escola, principalmente pela biblioteca que se chama Rubem Alves. Na escola não ha sala de aulas e os alunos sao quem fazem as assembleias ou seja o professor por lá é mesmo considerado um mediador as crianças entre sí ajudam umas as outras colocando cartazes tipo: JÁ SEI / PRECISO SABER…A ESCOLA DA PONTE É PEQUENA E QUEM ANDOU COMIGO POR ALGUNS COMODOS FOI UMA ALUNA DE 9 ANOS, as crianças que apresentam a escola, claro que tenm suas dificuldades como toda e qualquer escola publica.

  13. Déborah Says:

    Olá,

    Gostaria de conhecer a Escola da Ponte, mas não consigo me comunicar com os responsáveis pelas visitas no e-mail disponível no site… Como posso fazer? Se puderem entrem em contato comigo,
    Obrigada, Déborah Chaves. deovchaves@gmail.com, deochaves@yahoo.com

  14. maria elaine Says:

    Acredito que o aprendizado se dá a partir de experiências prazerosas e instigadoras.
    Conheci o profº José Pacheco e me encantei no seu trabalho. Gostaria de conseguir alguma forma, para multiplicar uma experência tão marcante. Só hoje 27/08/2010 soube do curso do ano passado. Existe algum novo iniciando agora, nesta época do ano?
    Por gentileza, me envie uma resposta.

  15. Jacqueline Rocha Gomes Says:

    Sou brsileira, ouropretana,licenciada em matemática.Além de dar aulas de matemática, também trabalho em um projeto Social muito bonito,tanto no seu espaço físico quanto na missão:transformar vidas.Estamos nos esforçando, entre em nosso site para conhecer o Projeto(www.projetorodamoinho.com.br) Conselheiro lafaiete, Minas Gerais

  16. Jacqueline Rocha Gomes Says:

    Acho a metodologia da Escola da ponte linda, e Rubem Alves não exagerou ao dizer que é a escola dos sonhos……. Buscar o conhecimento é muito, saber o que fazer com ele depois de adquirí-lo é tudo……… Esse é o meu sonho, que os meus educandos tivessem a oportunidade de viver, nem que fosse por um dia ,a experiencia da ponte…….

  17. alessandra coelho Says:

    olá, tudo bem!
    gostaria de conhecer a ponte, como poderia realizar esse sonho?
    sou especialista em educação pela puc-sp.

    • Gabriela Says:

      Basta ligar para a escola da Ponte e agendar uma visita. Fiz isso em 2008, fui muito bem recebi da por uma raparigazinha. Na época achei o tel de lá com auxílio do google.

  18. Eunice Lopes Says:

    o meu comentário é uma pergunta, se a Escola da Ponte já existe a 40 anos com esse método maravilhoso, porque não se expandiu em Portugal e não se tornou um modelo de referencia? Se existe outras escolas em Portugal com esse método da Ponte, quantas são?agradeço muito a informação.

  19. PROFESSO DE ARTES VAUTIER RANGEL MARCONDES Says:

    sou professor de artes aqui no BRASIL dou aula para adolescentes do ensino fundamental e ensino médio , gostaria de uma nova prespectiva de aula um plano que requer agora o aprender pra aprender professor e aluno juntos percorrendo o estudo com conciência , vivência par não esquecer o que apendeu na prática , pois ele não decorou e depois esquece o que estudou , desde 1996 ultimo ano que fiz naquela época uma reciclagem , preciso de ajuda se poderem me ajudar como o PROFESSOR JOSÉ PACHECO falou na apeosp aqui em SÃO PAULO no BRASIL GARTO , MEU E-MAIL vaumar@hotmail.com

  20. VAUTIER RANGEL MARCONDES Says:

    sou professsor de artes aqui no Brasil e sou membro da apeosp da cidade de Campinas /SP professor Pacheco poderia me ajudar com artes que eu estou defazado nessa matéria pois o estado não ajuda muito peço socorro mande- me coisas novas de artes com estrutura de aprender e aprender , grato paz profunda namastê

  21. walcira da silva costa Says:

    Gostaria de me comunicar com o professor pacheco sobre esse linod modelo de escola para a vida

  22. fernanda rodrigues da silva Says:

    Sou brasileira e estou terminando o curso de letras , ao fazer a pesquisa para minha monografia , descobri a escola da ponte ,que bate exatamente com o meuconceito de educação moderna . gostaria de receber algo mais sobre o funcionamento da escola. obrigada. Um grande abraço para os irmãos portugueses.

  23. Simone Says:

    Boa tarde!!!

    Gostaria de saber se a abordagem pedagógica utilizada pela Escola da Ponte é a cognitivista (Piaget)?

    Desde já agradeço a atenção,
    Simone.

  24. Lilian Says:

    Boa Tarde!!
    Por gentileza, gostaria de obter informações sobre a Pós-graduação. Quando iniciarão as aulas? Ainda há a possibilidade de eu me inscrever?

    Atenciosamente,
    Lilian

  25. Eliana Press Says:

    Oi, Pessoal!

    Eu estava vendo os comentários de vocês sobre o exêmplo da Escola da Ponte e do Prof. José Pacheco. Como NADA É POR ACASO, o Prof. José Pacheco é docente de 4 disciplinas na Pós-graduação que estamos lançando “SUSTENTABILIDADE EM EDUCAÇÃO: Gestão Socioambiental dos Processos Pedagógicos”, a se iniciar em março aqui em Florianópolis/SC! Esta acontecerá em um final de semana por mês, pára possibilitar a participação de pessoas de outras localidades. O Prof. Pacheco estará proferindo uma Palestra aqui em Floripa em 6 de fevereiro, cuja entrada será gratuíta para inscritos na Pós. Envio-lhes abaixo mais informações. Caso haja interesse, será uma imensa satisfação ter vocês conosco!

    PRESENTE DE INÍCIO DE ANO PARA VOCÊ: PALESTRA COM JOSÉ PACHECO

    “EDUCAÇÃO PARA A NOVA HUMANIDADE:
    A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DA PONTE/ PORTUGAL”

    ÀS 19 HS, EM 6 DE FEVEREIRO DE 2009, na ASSEFAZ, Lagoa da Conceição/Florianópolis, com

    JOSÉ PACHECO:

    Fundador da Escola da Ponte em Portugal, referência mundial de sucesso e inovação em pedagogia;

    Mestre com Reconhecido Notório Saber. Autor dos livros ‘Contributos Para a Compreensão do Círculo de Estudo’,

    ‘Quando For Grande’, ‘Sozinhos na Escola’, ‘Cartas a Alice’, ‘Para Alice, Com Amor’, ‘Para os Filhos dos Filhos dos Nossos Filhos’,

    ‘Caminhos Para a Inclusão’, ‘Escola da Ponte – Formação e Transformação’.

    GARANTA SUA VAGA NA PALESTRA JÁ!

    Inscrições: R$ 40 ou R$ 35 cada, para mais de duas pessoas

    Contato: 48 – 9933 5833 e atitude.instituto@gmail.com

    INSCREVA-SE NA PÓS ‘SUSTENTABILIDADE EM EDUCAÇÃO’ E GANHE A ENTRADA PARA A PALESTRA !

    ____________________________________________________________________________________________________

    Especialização em nível de Pós-graduação Latu-Sensu

    SUSTENTABILIDADE EM EDUCAÇÃO:
    Gestão Socioambiental dos Processos Pedagógicos

    Gestão Sustentável – Transdisciplinaridade – Transpessoalidade – Inclusão – Ecologia

    Taxa de inscrição: R$ 150

    Mensalidades a partir de março: R$ 350

    Desconto nas mensalidades para grupos de 2 a 10 pessoas: (nº de pessoas) X 2%

    Encontros em um final de semana por mês.

    Esta Formação te habilitará a:

    *Sintonizar-se com seu Propósito de Vida e expressá-lo em sua profissão;

    *Ministrar aulas em Ensino Superior, Graduações e Pós-graduações, expandindo teu trabalho para o âmbido acadêmico,

    *Trabalhar com:

    Direção e Coordenação Pedagógica, Pedagogia de Projetos, Educação para a Sustentabilidade, Metodologias Transdisciplinares,

    Didática Transpessoal e Jogos Cooperativos, Arte e Estética Sustentável, Mediação Pacífica de Conflitos,

    *Liderar projetos Socioambientais de estudo e intervenção na interface escola-comunidade.

    Solicite sua Ficha de Inscrição: 48 – 9933 5833 com eliana ou pelo email- atitude.instituto@gmail.com
    Atenciosamente, Eliana Press.

  26. Elisa Kerr Says:

    Olá Gabriela,

    Já tentei entrar em contato com o corpo docente da escola da Ponte e não obtive sucesso, também não me empenhei muito. Se estiver muito interessada é só entrar no blog dos alunos da escola e falar diretamente com eles.

  27. gabriela fernandes Says:

    gostaria de saber como é a formação dos profissionais.

  28. Maria de Lourdes Says:

    Ólá Elisa, parabens pela realização desse blog, com estas informações para nós, futuros educadores, com esses recursos que nos orienta para um direcionamento profundo. Muito obrigada por este grande exemplo de Educação e sabedoria. Que Deus-a abençoe.
    Maria de Lourdes

  29. Cleci Bianchin Says:

    Parabéns pelo trabalho de voces. É simplesmente maravilhoso. Um exemplo que deveria ser seguido por muitas escolas em meu país.
    Obrigada por existir pessoas com essa “sabedoria”.

  30. Luana Mantovanelli Says:

    Realmente esse modo de ensino é o sonho de todo educador.
    As crianças, privelegiadas, que estudam na escla da ponte certamente crescera com um formação exemplar!
    Espero que futuramente existam muitas escolas da Ponte, aqui no Brasil! Obrigada Elisa, por toda a atenção dada para o 1APGN!
    Beijos
    Luana

  31. Bem vindo 1º ano da Pedagogia da USJT - 2008 « art|educando Says:

    […] lá de Portugal, da Escola da Ponte, na página do YouTube. Depois vocês passearão na página da Escola da Ponte. Assim, vocês estarão conhecendo duas abordagens diferentes que trabalham com projetos […]

  32. luzia ap maciel Says:

    ola Mara,
    estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a escola da ponte! e posso te dizer é fantastica tenho encontrado escritas surpreendentes parabens, pelo seu trabalho! .!.
    gostaria se possivel que vc me enviasse algo sobre planejamento anual, da escola com o tema literatura………….. para que possa terminar minha pesquisa, pois não estou encontrando muitos artificios para tal função …… desde ja agradeço obrigado ………………

  33. vinicios Says:

    legal

  34. sueli rodrigues Says:

    oi Elisa , achei muito interessante tudo que estou aprendendo sobre a escola da ponte, se for possivel me mande mais informaçaes obrigada

  35. Elisa Kerr Says:

    Oi Elisa,
    Que bom receber sua visita no blog. Vc sabe melhor do que eu como essa escola funciona e se vc e seus colegas quiserem falar, ou acrescentar alguma coisa, serão bem vindos. A contribuição de vcs é de grande valia.
    Um abraço
    Elisa

  36. Mara Says:

    ola!!!
    Chamo-me Mara e sou uma aluna da escola da PonTE…
    Fiquei contente com o seu artigo…
    tambem queria dizer para lerem o livro do Ruben Alves… Pois é magnifico…
    Beijos

  37. Marcos Novais Says:

    Oi Elisa, como vai?
    Gostaria de a parabenizar pela realização desse blog, com tantas informações interessantes e valiosas para nós, futuros educadores. Esse recurso pode nos orientar muito, portanto só temos a agradecer e pedir que Deus a abençoe sempre. Elisa, você é um grande exemplo para a Educação e para a vida!
    Seja muito feliz, sempre!

  38. Andréia ramos Says:

    Obrigada por essa multiplicação e doação do saber…

  39. Mariana Dias - 1°APGN Says:

    Olá Elisa Kerr
    Gostaria de lhe agradecer,por fazer do seu blog um meio de nós (alunas do 1° ano),estarmos aprendendo cada vez mais.
    Se todas as pessoas fossem como vc,que buscam aprender sempre e mais e dessa forma ajudar o próximo… mta coisa seria diferente!
    Um Grande Abraço.
    Mariana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: