Quadrinhos nas aulas de Arte
O Menino Esperto
Tatá é um menino muito esperto.
Ele tem 6 anos e já sabe escrever seu nome.
Ele gosta de brincar com seu amiguinho Luiz.
Luiz chamou Tatá para brincar.
Tatá falou: – Espera que vou pedir para a minha mãe.
– Oba a minha mãe deixou!
O dia estava muito quente. Por isso Tatá e Luiz foram acampar lá na praça. Levaram brinquedos e passaram o dia inteiro brincando. Depois chegaram a Mônica e o Cebolinha convidando-os para tomar Sorvete. Tomaram o sorvete e como já era noite voltaram para casa.
No caminho pararam para tirar fotografias das árvores que eram grandes e muito bonitas.
Ivanilda Carolina Souza
1º segmento. Termo III- 2006
Uma boa técnica para se trabalhar em artes são os quadrinhos. É uma técnica bem versátil, que possibilita a interdisciplinaridade. Na escola onde trabalhamos esta técnica, houve a união de duas disciplinas: Arte e Língua Portuguesa. Nosso objetivo com esse trabalho foi ensinar os alunos a construir um texto com princípio, meio e fim. Propusemos a eles que escrevessem uma historinha que vivenciaram quando criança. Nessa ocasião os alunos não se sentiram à vontade para criar uma história, mas aceitaram contar um ocorrido no passado, ou dos netos, o que foi muito bom, pois passaram a entender melhor como construir textos.
Paralelamente, a disciplina de Artes teve como objetivo consolidar essa aprendizagem na prática ao ilustrar três quadrinhos seqüenciais, cada qual representando um conceito trabalhado na Língua Portuguesa: no primeiro quadro, foi ilustrado o princípio da história; no segundo, o meio e no terceiro, o fim. Ao mesmo tempo eles aprendiam, também, conceitos de equilíbrio das cores, visão espacial, lateralidade, primeiro e segundo planos, perspectiva.
Uma das adequações feitas nesse projeto foi em função da dificuldade desses alunos para desenhar; então propusemos que selecionassem revistas, gibis, jornais para recortar e colar, para compor suas ilustrações.
Embora essa técnica tenha sido usada com jovens e adultos, essa arte é muito indicada para o desenvolvimento infantil. Aliás, nossas crianças são extremamente curiosas! Explorem essa técnica com elas e deixem que liberem sua criatividade!
Este trabalho foi divulgado pelo CEAM, em seu jornal online EDUCA-AÇÃO da Universidade São Judas Tadeu.
Recomendo:
Uma visita a quatro sites: um com o históricos dos quadrinhos , outro com atividades para se trabalhar quadrinhos com crianças Oficina de Educação Através de História em Quadrinho e para o educador A nona arte HQs e também, “tecendoCidadaniacomARTE”.
A leitura do livro:
RAMA, Ângela. VERGUEIRO, Waldomiro. BARBOSA, Alexandre. RAMOS, Paulo. VILELA, Túlio. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
Confira, também, as histórias e fotos dos trabalhos relacionados abaixo:
A caça
Seu José gosta muito de caçar tatu. Um belo dia ele foi caçar e o filho queria ir junto. Mas o pai não deixou porque ele queria levar o cachorro. O menino obedeceu ao pai, mas ficou chorando.
O menino chorava muito.
– Eu quero o meu cachorro!
– Você não vai levar o cachorro! Dizia o pai.
A mãe veio e disse:
– Deixa ele levar o cachorro!
Mas o pai não deixou.
Zelinda
1º segmento termo III 2006
Mônica e Murilo
Esta é história de Mônica e Murilo.
Eles tinham um cachorro de nome Lilo.
Eles adoravam brincar no quintal e na praça com o cachorro.
Um dia Lilo saiu de casa e demorou para voltar. Os dois ficaram desesperados e saíram para procurá-lo. Encontraram Lilo no meio das flores.
– Ufa! Foi só um susto.
Deste dia em diante, Murilo colocou uma coleira no cachorro e nunca mais o deixou sair sozinho.
Amara Maria da Conceição1° segmento termo III- 2006
A Confusão
Tudo aconteceu há algum tempo atrás. Meus filhos ainda eram pequenos, foi um tempo muito gostoso.
Como eu trabalhava fora, tinha pouco tempo para levá-los ao cinema, parques, ou festas de aniversário dos amigos.
Eduardo tinha muito medo de cachorro. Tinha tanto medo, que quando foi no aniversário do primo Alexandre quiseram fazer uma brincadeira com ele, soltando o cachorro. Quando Eduardo viu o cachorro vindo em sua direção subiu na mesa do bolo e foi uma confusão danada.
Maria José
1º segmento termo III- 2006
Alita e João
Esta é a história de meus pais. Eles moravam na roça e resolveram vir para São Paulo porque a vida na roça era muito difícil.
Na roça eles criavam gado, cabra, galinha, e tinham plantação de milho, feijão, mandioca, batata doce, algodão, e fava.
Meus pais lutaram muito para sobreviver. Lembro-me que minha mãe ia procurar alimento na casa da minha tia para dar aos meus irmãos.
Com as dificuldades da vida meus pais me mandaram para São Paulo, e logo em seguida vieram meus irmãos. Eles ficaram para vir depois, pois tinham que resolver alguns problemas. Não víamos a hora de meus pais chegarem também. Finalmente é chegado o dia de meus pais pegaram o ônibus a caminho da cidade para se juntarem á nós.
Severina
Termo III Iº Segmento- 2006
A Festa no Sítio
O mês de junho é o mês das festas juninas.
Fui ao sitio de minha mãe em Bragança Paulista. Chegando lá resolvemos fazer uma festa. Então fomos buscar ovos para fazer vários bolos, compramos pinhão, pipoca, batata doce e gengibre para fazer quentão.
Chegando lá na cidade lembramos que tínhamos que falar com o padre e aproveitamos para convidá-lo para a nossa festa. Depois fomos atrás da lenha para a fogueira. Festa junina sem fogueira não é festa junina. Foi umafesta maravilhosa. Dançamos até o dia amanhecer.
Neide
1º segmento. Termo III- 2006
Os Macacos
Certos macacos são como algumas crianças, que vivem por aí fazendo “estripulia”. Puxam os cabelos dos outros e roubam frutas do quintal do vizinho.O macaco desta história é um tremendo “cara-de-pau”. Faz todo mundo de bobo, cria confusão. Mas, é um macaco legal.
Milva
1° segmento – Termo II – 2006.
O Menino RogérioEra uma vez um menino que se chamava Rogério. Ele saiu de casa para trabalhar e quando chegou lá, teve uma grande surpresa. Seu amigo Bruno falou para ele que aquele trabalho estava muito ruim e pediu para o Rogério que fosse trabalhar com ele.
Danielle
1° segmento-Termo VI-2006.
O Sonho de Juninho
Seu José e Dona Rita, moram no sítio e eles têm quatro filhos, Juninho, Pedrinho, Jorginho e Verinha.
Juninho é o mais velho, ele gosta de andar a cavalo e seu sonho é de ganhar uma corrida de cavalos.
É quinta feira, o céu está bonito, é lua cheia, as estrelas brilham; adamirando toda aquela beleza sua mãe comenta:
– Que noite linda! – falando para seus irmãos que estavam ali, perto dela.
Para completar tanta beleza, Juninho chega feliz, pois seu pai fez sua inscrição na corrida de cavalos que será no próximo sábado.
Cleusa Gomes Bezzera
1° segmento – Termo VI – 2006.
Rio Tietê: da Nascente à Noite Paulistana
Na cidade de Salesópolis é onde se encontra a nascente do rio Tiête. Ele passa por outras cidades até chegar a São Paulo.
Chegando aqui já poluído com tanta sujeira, sendo impossível encontrara vida nele.
Mas apesar de toda esta poluição não só deste rio, mas também a sonora, do ar, e a visual…
São Paulo possui a melhor vida noturna!
Maria José Pereira
1° segmento – Termo VI – 2006.
A Pescaria que não Deu Certo
Amanheceu e Chico Bento decidiu ir pescar, porque era domingo e também ele estava com vontade de comer peixe.
Ele levantou-se, se arrumou e saiu, mas na querendo ir sozinho, resolveu chamar o Cascão.
O cascão disse que não ia pescar porque estava brincando de carrinho.
Então ele resolveu chamar o Zé Lelé, que saiu correndo e atropelando, dizendo:
– Eu estou indo jogar bola!
Nervoso ele resolveu ir sozinho pescar. Comprou uma vara e foi direto para o rio.
Chico Bento ficou tentando pescar, por horas e horas…
Ficou na beira do rio tentando pescar por muito tempo, mas não conseguiu nenhum peixe.
Chico Bento ficou desanimado e achou melhor comprar um peixe. E assim foi mais um domingo.
Joelma de Souza Sanna
1° segmento – Termo VI – 2006.
Uma Família Feliz
Dona Dalva tem um único filho chamado Júnior. Um dia ela viu o menino brincando e alimentando um cachorro. Ela falou:
– Junior, seu pai não vai gostar de ver você com este cachorro!
Outro dia o Sr. Cláudio, o pai de Júnior viu o menino com o cachorro e falou:
– Eu não quero você com esse cachorro, vou levá-lo embora.
Dona Dalva, escondeu-se entre as árvores de sua casa para que Sr. Cláudio não a visse e viu que Junior ficou uma fera!
Cláudio viu a tristeza de seu filho e ficou pensativo.
No dia seguinte Sr. Cláudio resolveu trazer o cachorro e ele mesmo o alimentou.
Dona Dalva, quando viu a alegria de Júnior, disse para seu marido.
– Como é bom ver nosso filho feliz, não é?
E foram felizes também brincar com Júnior e seu cachorro.
Maria Alice Pereira Araújo
1° segmento – Termo IV – 2006.
10 agosto, 2013 às 20:54 |
frrf
11 abril, 2013 às 20:11 |
gostei muito deste blog gostaria de mais idéia para trabalhar nas aulas de ARTE de ensino médio
11 janeiro, 2012 às 14:09 |
quero aprender a desenhar com você
28 dezembro, 2011 às 16:25 |
vitoria
28dezembro 2011
gostei desse blog e goostaria de algumas ideias para trabalhar com artes na alfabetização. minha monografia será sobre artes na sala de aula
27 janeiro, 2011 às 21:13 |
Ficaram lindas as historias..as composições foram bem criativas!!
Abraços carinhosos pra vc e parabéns pelos trabalhos realizados.
4 janeiro, 2011 às 10:39 |
Oi sou estudante do curso de geografia e iniciei um projeto sobre o ensino de Geografia com as HQs sou iniciante faço o 3 periodo queria alugumas dicas sobre Hqs junto com a Geografia…
Parabens pelo Trabalho!!!!
13 novembro, 2010 às 20:33 |
Olá eu simplesmente me sinto envolvida por demais quando o assunto é Artes visuais,eu estou no 3 periodo de Lincensiatura de artes visuais.E gostaria de receber dicas e se possivel caso possa me ajudar..aulas prontas.Pois tenh um pouco de dificuldades.E quero me apronfundar na preparação da aula!
Abraços e belo trabalho em seu blog!!
Aguardo respsotas Elisa!!!
11 setembro, 2010 às 13:43 |
oi! amei o site!! mt interessante!! gostaria de receber dicas de trabalho com arte do sexto ao nono anoo! beijooo
5 agosto, 2010 às 17:10 |
Boa Tarde,
Sou educadora, Pedagoga, e estudante de pós graduação em Psicopedagogia, gostei muito deste espaço, como posso me associar à ele??
Parabéns pelas idéias!!!
No aguardo
Monique.
23 junho, 2010 às 11:19 |
adorei seus trabalho, parabens tambem gosto muito de artes
30 maio, 2010 às 11:24 |
gostaria de receber relatórios, tecnicas,atividades ,provas etc para trabalhar diversas linguagem do 3º ao 5º ano do ensino fundamental disciplina linguagem
16 fevereiro, 2010 às 17:38 |
Amei o desenvolvimento das aulas das histórias em quadrinhos!Muito significativas.PARABÉNS!!!!
14 novembro, 2009 às 9:07 |
Adorei a idéia, conheci este blog através da professora Dinéia e sempre dou um olhadinha rs…quero utilizar os quadrinhos nas aulas teóricas de Educação Física. Acredito que será bem interessante. Obrigada!
6 outubro, 2009 às 22:45 |
vc faz placa para porta c/ esrito benvindo?
grata
milene.
7 outubro, 2009 às 10:07 |
Ainda não, mas vou abrir um atelier em breve e estou pensando em trabalhar com madeira, mas isso será o ano que vem.
1 fevereiro, 2009 às 20:22 |
parabéns, adorei suas idéias para trabalhar com quadrinhos e meus alunos se divertiram muito.
1 fevereiro, 2009 às 22:47 |
Ana,
Trabalhar com Arte na maior parte do tempo é muito divertido. Um abraço
17 janeiro, 2009 às 14:24 |
eu cotei muito porque eu ueria ser assim poque esse menino ele é muito eperto porque ele perguntou se ele podia brinca e mae deixou a ele é bem educado inteligente é isso que eu quero dizer obriada
3 setembro, 2008 às 12:20 |
qro receber informativos sobre a materia acima
16 agosto, 2008 às 19:24 |
Boa noite,
Gostaria de receber sugestões de como trabalhar com alunos que tenham dificuldades de memorização.( aluno com já três anos em sala de aula,porém ainda não consegue memorizar as vogais).Bem como gostaria de receber sugestões para homenagear os alunos na formatura de alfabetização.
Obrigada,
Lucineide Cabral.
27 junho, 2007 às 1:02 |
Amei fazer este trabalho, pois ele possibilita criar varias historias somente com quatro paginas, alem de estimular a imaginação das crianças te proporciona criar varias historias com o mesmo livro.
parabens pelo blog.
22 junho, 2007 às 19:17 |
Oi Elisa,
Que ótimo trabalho, ao mesmo tempo você uniu arte, história, criação e elaboração de imagens, textos, tornando-se um trabalho prazeroso e gratificante.
Parabéns.
Noemi Alcaraz
20 junho, 2007 às 0:41 |
Prof. Neuza
Tem razão, esse trabalho foi desenvolvido em função da dificuldade que nossos alunos apresentam para construir um texto. Uma simples reunião pedagógica na qual foi apresentada a difuculdades dos alunos identificarem os três momentos distintos da construção dos textos. Essas reuniões pedagógicas, por mais simples que sejam, produzem frutos muito bons, tanto para os educandos, como para nós, os professores. É um momento propício para troca de idéias e interação dos professores.
19 junho, 2007 às 23:13 |
E pensar que tudo começou com uma reunião no CEAM. Viva a imaginação. Parabéns pelo trabalho realizado no blog e na sala de aula. Profª. Neusa
19 junho, 2007 às 6:51 |
Bom dia professora Elisa , a convite da professora Dinéia estou revisitando o seu blog, que aliás está muito bom e rico para pesquisa. Adorei o seu trabalho sobre Quadrinhos, e devo dizer que os resultados obtidos foram fantásticos. Eu já trabalhei com quadrinhos para as turmas de alfabetização em uma escola municipal , e concordo que este é um caminho que abre muitas portas para a alfabetização. Parabéns pelo seu trabalho e pelo Blog que está muito interessante. Prof. Denize thomaz