USJT e Senai: juntos no “Arte de encadernar”

Acompanhe as publicações sobre o projeto “Arte de Encadernar”

Projeto “A Arte de Encadernar” ganha duas prensas. A Universidade São Judas Tadeu recebeu duas prensas para auxiliar nas aulas do projeto “A arte de encadernar” do Centro Educacional Profª Alzira Altenfelder Silva Mesquita – CEAM, no dia 24 de março de 2011. Houve uma celebração para a entrega das prensas da qual participaram, além de dois alunos do Senai que as projetaram, professores, alunos, a comunidade, o diretor do Centro de Extensão Prof. Fernando Ferrari Duch e o coordenador do CEAM Prof. Ms. Ubajára Soares de Oliveira.

O Projeto “A arte de encadernar” vigora desde 2007; o curso tem duração de três semestres, dividido em três módulos. Tamiris Ciuccio, monitora do projeto e aluna do 4º ano de jornalismo na USJT, explicou passo a passo como o projeto se desenvolve e mostrou a importância das prensas para o curso. A Ms. Elisa de Mello Kerr Azevedo, criadora do projeto, diz que é indispensável o uso das prensas, “Sem ela não teríamos como ensinar o processo de encadernação”.

Os alunos do SENAI, criadores do projeto das prensas, têm apenas 16 anos, André da Silva Lima e Eduardo Shiroma se emocionaram ao saber que o projeto beneficia a sociedade e ajuda a inclusão de pessoas no mercado de trabalho. Hoje em dia, não há ninguém que produza esse tipo de equipamento; trata-se de um mercado no qual o SENAI poderá investir futuramente. No projeto, os alunos aprendem desde a história do papel até como preservar uma obra. A aluna Sonia Regina Chiqueto, 52 anos, do 2º semestre, estava na apresentação das prensas e diz se dentificar com o curso, “Adoro as aulas, eu sempre gostei de papel, recortava e colava de tudo.”

Acessem as fotos aqui no site da Universidade São Judas Tadeu

Deixe um comentário