O que colocar no portfólio?

Pois é, que dúvida. Também fiquei assim quando comecei a estudar o assunto. A minha compreensão só ocorreu ao consolidar a teoria com a prática. Tive a oportunidade de montar este portfólio com meu próprio filho, e foi muito bom.

O mais interessante nesse processo de avaliação é que ele nos permite observar a inteligência que nossos alunos já possuem e o quanto cada um precisa ser aprimorado ou até mesmo despertado. O portfólio só faz sentido se for para despertar e aprimorar as competências dos educandos.

Portanto, esqueça essa pergunta: “O que colocar no portfólio?”. A pergunta muda para: “Como trabalhar a atividade para colocar no portfólio”. Pode ser: avaliação, projetos, atividades, pesquisas, etc.

Publiquei algumas atividades trabalhadas com meu filho (depois publicarei outras) nas páginas abaixo. Você pode visitá-las agora, mas volte em seguida.

· Consciência Ecológica – Os macaquinhos
· Criar História – Os macacos
· Consciência Ecológica – Tuga
· Mosaico

Sugiro a leitura do artigo escrito pela professora Dinéia Hypólitto O USO DO PROTFÓLIO, A REFLEXÃO E A AVALIAÇÃO publicado na Revista Integração da Universidade São Judas Tadeu.

Assista também, parte da entrevista concedida pela Prof.ª Dinéia Hypolitto à CINETVNET sobre portfólio.

Elisa Mello Kerr


About these ads

Tags: , ,

63 Respostas to “O que colocar no portfólio?”

  1. Leila Reis Says:

    Bom dia.

    Estou montando um portfolio pessoal para a Disciplina de Didatica II, no curso de Pedagogia, porém tenho muitas dúvidas sobre a ordem das informações, capa e se os textos estão ficando mt longos. Sei lá! Estou achando sem ordem. Comecei pelo casamento de meus pais, falei um pouco sobre minha infância, meu casamento e terminei com minha vida proficional e escolar.
    A outra coisa posso dividair por topicos? Exemplo: 1) vida pessoal, 2) vida escolar, 3) vida proficional, etc.
    Obrigada pela atenção.

  2. Sonia Dantas Says:

    ostaria de modelos de portifolio para trabalhar com crianças de 2 e 3 anos(maternal), 4 anos e 5 anos , pois estou querendo implantar este modelo de avaliação em minha Escola. Desde já agradeço, um abraço a todos.

  3. fernanda Says:

    oi desejo fazer um portfolio com meus alunos do 3º ano (antiga segunda série) e estou meio perdida alguem pode me ajudar? obrigada

  4. Rosana Amaral Says:

    Ge saber como elaborar um portifólio coletivo que tanbém apareça a evolução das crianças. Estou perdida em saber o que colocar em um portfolio?

  5. Maria Denise R. D .Corradin Says:

    A abordagem sobre avaliação com uso do portfólio e da da avaliação formativa, esboçam uma possibilidade de acompanhamento mais individualizado na sala de aula. O portfólio ser utilizado nas série posteriores possibilita a apreciação de um real histório escolar.
    Abraços
    Denise

  6. Maria Denise R. D .Corradin Says:

    A abordagem sobre avaliação com uso do portfólio e da da avaliação formativa, esboçam uma possibilidade de acompanhamento mais individualizado na sala de aula.

  7. Elba Rodrigues Says:

    Olá professora Elisa,
    Parabéns pela belíssima entrevista. Tenho fascínio por quem ama significativamente o processo de construção de conceitos na educação infantil. Sou Pedagoga e fiz uma outra graduação em Matemática. Um feliz casamento, essa dupla. Sou professora da rede estadual de ensino da Bahia e fui convidada para coordenar um trabalho na área de educação infantil numa escola particular. Estou temerosa, mas tenho coragem de assumir desafios. Mas, estou precisando da sua ajuda, se for possível. A minha experiência durante toda a trajetória profissional foi com Fundamental II. O que a sra. me sugere?
    Grata, Profª Elba

  8. Rosemary Borba Says:

    Preciso fazer um portfolio para o berçario como fazer? Escola Evangelica Rei Davi

  9. Maria Jeane Says:

    Bom dia,fiz da quinta serie ao terceiro ano medio em quatro anos,e entrei na faculdade de pedagogia,e agora preciso fazer um portfolio da aula de pratica a cada quinze dias somente duas aulas no mes,e como não fiz ensino medio normal,estou me sentindo perdida,sem saber fazer um portfolio,porisso queria a sua ajuda para fazer pelo menos o primeiro,sem mais no momento e ja agradecendo,obrigada.

  10. patricia helena pereira karatanasov Says:

    Gostaria de saber como fazer um portifolio de crianças de 8meses a 2 anos e meio. aguardo resposta.

  11. audenir Says:

    Olá!Gostaria de maiores esclarecimento como montar um portfolio com crianças pequenas de 1 e2 anos,pois esta é minha primeira experiência,espero ansiosa por resposta.Um grande abraço.

  12. Cleide Abreu Says:

    Ola! gostei muito de sua entrevista, mais na verdade preciso saber como se constroi um portfólio, a parte físia. Pois fiz um estágio para a obtenção de nota na Faculdade.
    Desde de já agradeço a atenção

    Cleide e-mail cleidefabreu@hotmail.com

  13. Cleide Abreu Says:

    Gostei da sua entrevista, mais na verdade eu gostária de saber a parte física de um portfólio, pois tenho algumas dúvidas o que deve ou não ser colocado nele, e como devo dividi-lo.
    No meu caso fiz um estágio na área de pedagogia, para a obtenção de nota na Faculdade, e preciso saber como fazer e o que devo relatar no mesmo.
    Desde já agradeço!
    Cleide e-mail cleidefabreu@hotmail.com

  14. Cleudeci Rosa Says:

    Olá!!!
    Sou da secretria de educação,cood de educação infantil.
    Gostaria de receber modelos de portifolio para crianças de 2 a 5 anos,
    Aguardo resposta.
    Obrigada!!!!

  15. Joanes Carvalho Says:

    A escola onde trabalho nos apresentou a proposta de trabalhar com portfólio no início do ano, estou separando várias atividades, mas gostaria de modelo para saber como montar, preciso de um norte. Ensino grupo 5, e gostaria que ficasse bem legal, agradeço pela atenção e dedicação.

  16. Carla Patrícia Says:

    Gostaria de modelos de portifolio para trabalhar com crianças de 2 e 3 anos(maternal), 4 anos (1º período) e 5 anos (2º período), pois estou querendo implantar este modelo de avaliação em minha Escola. Desde já agradeço, um abraço a todos.

  17. Cássia Says:

    SE possivél me diga ou oriente sobre esse trabalho com berçário.hotmail. cassiadejesus!@hotmail.com obrigada

  18. Cássia Says:

    Querida, achei interessante seu blog. Estou presizando de ajuda. preciso fazer um projeto para trabalhar com berçário de mais ou menos de seis meses a dois anos e meio. se der me manda no imaill bjs obrigada

  19. solange Says:

    Estou precisando urgente de modelo de portifolio para educaçao infantil.

    • Elisa Kerr Says:

      Olá Solange, já postei um modelo, ele é válido para qualquer idade é só observar o seu aluninho e escrever.
      Um abraço

  20. Maria Patricia Says:

    Estou fazendo um portifolio da disciplina de patologia e gostaria de dicas de como montar.

  21. Chandra Says:

    Queria saber como é um modelo de um portfólio, quais os itens e tal

    • anarodrigues Says:

      olá ,,professora gostaria saber como trabalhar ou seja quais são os itens p/um portifólio ?obrigada !

  22. Janaina Mª Brito Says:

    Gostaria de saber qual a estrutura de um portfólio que será entregue à secretaria de educação com as atividades dos alunos desenvolvidas por bimestre, com o objetivo de avaliar a ação pedagógica do professor em relação ao ensino aprendizagem.

  23. eliana medeiros miranda Says:

    Gosteria de receber orientações de como orientar um portifólio para o ensino fundamental de 9 anos 1ºano, se possível , ficarei muito grata

  24. MARIA NELY PEREIRA DOS SANTOS Says:

    gostaria de receber sugestões de atividades e materiais para um portifolio que estou desenvolvendo na educação infantil estou iniciando esse trabalho com muito entusiasmo. agradeço de ante mão

  25. Lisley Vendramim Says:

    Gostaria de receber materiais e mensagens sobre portifolio na educação infantil e principalmente sobre berçário… Estamos iniciando este trabalho riquissimo e quero oportunizar a melhor forma de aproveitar o trabalhos dos alunos para o portifolio. Agradeço desde já

  26. Daniel Barone Says:

    Profa. Elisa boa tarde,

    Sou o editor da Forma Escrita Projeto Editorial. Estou entrando em contato pois vi seu conteúdo sobre portfolio, fiquei interessado e gostaria de fazer um contato telefônico. O telefone da editora é 19 38766789. Peço por gentileza que entre em contato para conversarmos melhor.

    Att.
    Daniel Barone
    editor

  27. Tereza Camilo Says:

    Foi ótimo ter encontrado o seu blog e poder trocar ideias.

  28. valdirene Says:

    Preciso fazer um portfolio para o berçario como fazer? desde ja agradeço sua atençao

  29. Mariana Says:

    oi,eu estou começando a estudar pedagogia e eu nao sei bem au certo como fazer o portfolio.eu tenho todas as anotaçoes mas não sei bem ao certo como coloca-los no trabalho.me ajuda.

  30. Teresa Rocha Says:

    Estou muito confusa, pois fui pega de última hora numa escola onde trabalho há 3 meses e eles estão implantando o portifólio de recreação. Se puder me falar algo, ficarei muito grata.

  31. Denise Says:

    Olá, adorei, seu trabalho! sou professora de Educação Infantil.
    Gostaria que me ajudasse a desenvolver umas atividades com crianças de 2 a 3 anos, sobre respeito e partilha, poisessa turma que estou atendendo no momento é muito agressiva, eles estãona fase da individualidade “tudo é meu” meentende?
    agradeçosua ajuda desde já
    umabraço a voce!

  32. cida Says:

    você esta de parabens pois é abençoada por Deus. Tudo que precisava saber está em seu blog. Perfeito!

  33. Adriana Says:

    Bom dia! Necessito montar um portfólio para crianças de 1 ano e 2 meses e realmente nunca trabalhei com portfólios e não sei nem por onde começar. Preciso mesmo de um modelo, de umas dicas que puderem me passar…por favor, é urgente…obrigada…Adriana

    • Elisa Kerr Says:

      Dê uma vasculada no blog que vc encontra alguns modelos de capas, fichas a serem preeenchidas, atividades e o que colocar nele. O importante é ler os textos indicados.

  34. ana cristina carvalho martins Says:

    preciso montar um portifólio e trabalho com pedagogia de projetos.Preciso de sugestões de atividades para alunos de 4 e 5 anos e de sugestões sobre quais as atividades consideradas importantes para a montagem do mesmo.

  35. DALVANIR Says:

    Foi buscando na internet o que colocar no meu relatório de 2009 com um de grupo de professores, que me apaixonei pelas ideias maravilhosas que a professora Dinéia Hypolitto fala em um breve comentario rico em conhecimentos.

  36. Kesia Says:

    Elisa,
    Trabalho com portifólios há 5 anos, com turmas de 5ª a 8ª série em Geografia, nunca tinha feito uma leitura sobre o assunto, tudo o que sei é na prática, então fui aprendendo com os erros que cometi. Este ano fui convidada a falar sobre o portifólio e a avaliação, então pesquisando na internet achei o seu blog. Excelente e com dicas de leitura sobre o tema, e com certeza comprarei os livros.
    Gostaria de saber se posso utilizar suas informações em minha apresentação, claro colocarei a origem da fonte.
    Excelente ano para você.

    • Elisa Kerr Says:

      Olá Kesia,

      Obrigada por sua visita e por seus comentários. Tudo bem, citando a fonte pode usar os textos e exemplos à vontade, o importante é socializarmos essas informações. Um grande abraço e mais uma vez, obrigada pela consideção.

  37. mirian Says:

    gostaria de sujestões de portifólio para trabalhar com o berçário!!!!
    Socorro nunca trabalhei e estou aflitíssima e nem tenho sugestões de atividades!!!
    Socorro, me ajude por favor!!!

  38. Adriana Regina Says:

    Gostaria de saber se existe uma sequ~encia certa para fazer um portfólio, o que vem primeiro, o que não pode faltar, como terminar?

  39. Raquel Says:

    Sra Andréa
    Vamos agradecer aos professores que estão procurando informações justamente para enriquecer suas formações e consequentemente melhorar a Educação no Brasil. Se você souber, ou vir alguém, que nunca cometeu “erros de português”, por favor, avise-me!!!

  40. Andréa Says:

    Os professores de um modo geral deveriam se preocupar também com seu desenvolvimento, os erros de português nas colocações acima são primários, conjugações e gerundismo então, nem se fala.
    Que triste realidade…

  41. Elisa Kerr Says:

    Patrícia,

    O que vc precisa saber?

  42. Patricia Says:

    Boa tarde!
    comece a trabalhar em um colégio que utilizam o portifólio e eu nunca tive contato (no geral) e gostaria de uma orientação, principalmente para a Educação infantil.
    Desesperadamente agradeço

  43. Juliana Says:

    Olá, gostei muito do blog, e gostaria de saber se vc pudesse dar algumas dicas e receber sugestões de atividades lúdicas, de desenvolvimento e de estimulação para berçário. Vou iniciar o projeto de docência em uma Escola de Educação Infantil e não encontro materiais e registros para esta faixa etária. Preciso urgente!!!!!

    Atenciosamente, e como montar um portifolio com berçario (1 a 2 anos).

  44. priscila alves portella Says:

    Gostaria de ter algum material que me mostrsse como faço um portifolio para trabalhar com berçario 1, 2 e maternal, preciso me reciclar, estou buscando ajuda, já que não tenho essa capacitação dos órgãos públicos educacionais. Help!!!

  45. Juliana Says:

    Olá, gostei muito do blog, e gostaria de saber se vc pudesse dar algumas dicas e receber sugestões de atividades lúdicas, de desenvolvimento e de estimulação para berçário. Vou iniciar o projeto de docência em uma Escola de Educação Infantil e não encontro materiais e registros para esta faixa etária. Preciso urgente!!!!!

    Atenciosamente, e como montar um portifolio com berçario (1 a 2 anos).

  46. Elisa Kerr Says:

    Nara, Rosana e Elisa,
    Desculpe a demora ao responder. É importante montar com calma e durante o ano. O portfólio da escola, ou de aprendizagem, deve contém o processo de desenvolvimento do aluno. Vocês já olharam as fichas do portfólio de aprendizagem que publiquei? E as atividades que fiz com meu filho? Dêem uma observada no preenchimento das fichas dos trabalhos realizados com o Victor(lado direito da tela). Assim vocês poderão entender melhor como se faz. Não se preocupe com a quantidade de paginas, o importante é a qualidade das atividades e registro do desempenho do aluno, seja ele bom ou ruim.
    NOTA: se a escola está implantando o portfólio esse ano, o ideal é começar na primeira classe da escola, e só depois de bem familiarizados (alunos e professores) com o portfólio é que a escola deve implantar nas séries seguintes.
    Será que consegui responder a vcs duas? Qualquer coisa deixe outro comentário, assim que possível retorno.
    Não existe modelo, cada escola monta, o portifólio é bem flexível.
    Grata pelo privilégio em poder responder.

  47. Elisa Says:

    Profª estou iniciando como prof de educação infantil 2 e 3 anos e estou desesperada para fazer o portfólio dos meus alunos tenho pouco prazo e muitas dificuldades sobre que título colocar como identificar os trabalhinhos quantas págs deve ter um portfólio, estou muito confusa, aguardo.
    Um abraço Rosana

  48. Elisa Kerr Says:

    Nara,

    Respondo depoiscom mais calma. OK!

  49. Nara Says:

    Sou nova na área da educação e estou com um grande problema para a produção do portifólio dos meus alunos,gostaria de saber as “palavras chave ” o que avaliar para poder fazer um bom trabalho na hora deste tipo de avaliação.

    Desde já agradeço

    Obrigada Nara Suzana.

  50. marilu Says:

    Adorei esse trabalho de divulgação sobre portfólio.Estou atuando como tutora de um curso para professores da Educação Infantil e gostaria de receber mais informações sobre o trabalho com portfólio e se puder me mande um modelo pelo meu email.Um abraço e muito obrigada!

  51. Bete EGB Says:

    Olá
    Nossa estou lendo e adorando este assunto, e me fez despertar para criar novas possibilidades na montagem do portfólio.
    Aproveito para convidar a todos a visitar o Blog Livro Animado – Livro Encantado , um projeto internacional da marionete e saúde – Brasil, que agora tem seu espaço próprio cultural e ambiental “Solar da Beira”.
    marionetesaude@gmail.com
    Um abraço
    Bete

  52. Elisa Kerr Says:

    Salete,
    Me perdoe, achei que já havia te respondido. Publiquei algumas sugestões de fichas para portfólio. Vc não encontrou no blog? Não tenho vídeos para te passar. O que posso fazer é te orientar com perguntas direcionadas. do tipo perguntas e respostas. Façamos isso aqui no próprio blog. Suas perguntas podem ser pertinentes as outras pessoas. Assim estarei multiplicando a informação. Vamos tentar assim? Aguardo sua resposta.
    Um abraço
    Elisa

  53. Maria Salete Martins Cortez Says:

    Professora Elisa assisti o filme Narradores de Javé, me indique um teórico para eu possa fazer anologia ao filme.
    abraços

  54. Maria Salete Martins Cortez Says:

    Professora Elisa não obtive resposta sua. Aguardo no meu e-mail salete.cortez@hotmail.com

  55. Dana Says:

    Também gostaria de um modelo de portifólio para Ed.Infantil, já li livros e textos, mas preciso ver um para entender melhor. Obrigada ! Pode mandar por e-mail ? danaemon@bol.com.br

  56. Maria Salete Martins Cortez Says:

    Profa Elisa,
    Trabalho com ed. infantil em creches, me interessei por este processo de avaliação, mais sinto muita insegurança. Li a Revista criança, mas tudo pra mim ainda parece muito distante. Pesquisei na internet encontrei este site que esta me ajudando muito. Assisti ao video da prafa. Dinéia Hypolitto, excelente infelizmente parece que esta faltando concluir. Também achei excelente os trabalhos que a sra. fez com seus filhos. Espero que a sra. me entenda porque sou muito lenta para aprender, gostaria de mais uns videos e a continuação deste como também os trabalho com seus filhos. Estou mandando o meu e-mail se não for pedir muito é a forma mais fácil que tenho de ver.
    Fico anciosa aguardando sua gentileza.
    Um grande abraço

  57. Claudia Motta Says:

    Profª Elisa,
    Estou iniciando Pedagogia e necessito de sugestões de como fazer um portfolio. O trabalho, brevemente, será solicitado porém quero saber como se faz.
    O tema é sobre o “Ensino de Jovens e Adultos-EJA”. Como fazer. Existe um “siga passo a passo”?
    Um grande abraço.

  58. Prof. lenita de Almeida Says:

    Professora Elisa eu já havia assistido a Entrevista da Professora Dinéia Hypolitto concedida a CINETVNET sobre a Avaliação, mas devido este último post sobre o que colocar no Portfólio fiquei bastante motivada a assistir novamente , e devo dizer que descobri mais alguns itens importantes para o meu trabalho na área de Educação Infantil. O trabalho feito com o seu filho também foi muito criativo e motivador, pois as crianças adoram criar histórias e trabalhar com as cores.Devo lhe informar que devido a motivação causada pelo seu blog , já estou implantando o PORTFÓLIO em algumas escolas onde presto acessoria na área de Educação Infantil Parabéns mais uma vez, e continue com as sugestões , pois têm sido de grande utilidade para os educadores que tem acessado o seu BLOG.Prof. Lenita de Almeida- Consultora Pedagógica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 105 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: