Portfólio

Precisei simular um portfólio de aprendizagem para a disciplina de avaliação do curso de Pedagogia. Resolvi montar esse portfólio com atividades artísticas desenvolvidas com meu filho de 8 anos, como se ele fosse meu aluno na escola. Fiz essa proposta a ele e para minha surpresa ele concordou. Tem sido muito gostoso realizar essas atividades. Ele é muito arteiro e artístico também! Gosta de desenhar, tem muitas habilidades, coordenação motora e imaginação. Bom, qual criança não tem muito imaginação? É por isso que temos de aproveitar esses momentos das crianças, antes que o tempo passe!

Vou publicar duas atividades que podem ser feitos em sala de aula e com a família.

1ª Proposta da atividade: a família confecciona a capa do portfólio como achar melhor, desde que seja um trabalho familiar. O importante é proporcionar momentos de interação entre a escola e a família.

Victor, Sofia e eu escolhemos para ilustrar a capa uma viagem que fizemos ao interior de Minas Gerais no mês de setembro. Como sou encadernadora, optaram por eu fazer e eles darem as sugestões.

Álbum para portfólio infantil

Estou confeccionando uma capa bem diferente para montar esse portfólio. Uma ilustração no estilo HQ, feita com tecidos de patchwork e muito papelão. Na verdade, estou fazendo um álbum.

Álbum para portfólio infantil

2ª Proposta : Em sala de aula a criança cria uma história sobre essa viagem, que foi ilustrada para a capa do portfólio. Novamente estamos trabalhando a família e seus valores.

Leia a historinha que o Victor escreveu. Ao terminar de escrever ele disse: “Escreve aí mãe: Uma história da vida real”

As cachoeiras

Estávamos na casa da minha prima Marilda. Ela é muito legal e mora em Santa Rita, em Minas Gerais. Lá tem muitas cachoeiras! Elas são perfeitas e muito perigosas, já teve até alguém que quase morreu.

Eu queria muito ir à cachoeira do Boqueirão da Mira, mas já era tarde e ficava muito longe. Então fomos à cachoeira do Sô Ito, que ficava bem mais perto e ainda tinha sol.

O caminho para a cachoeira era de areia, tinha muitas árvores e uma igrejinha do tamanho de um centímetro. Na beira da cachoeira tinha muitos girinos nadando. Eu peguei um girino pra ver e fiquei com muita inveja da minha irmã que pegou muitos! Ficamos lá até escurecer. Na volta pra casa tinha muitos sapos.

Depois que saímos da cachoeira, fomos para o clube ver as pessoas da minha família e … depois fomos para a casa da Marilda dormir.

Victor de M. Kerr Azevedo

Nota: Essa página era um post que transferir para páginas, se quiser conferir os comentários vá para o post Portfólio na sala de aula.

Visite, também, o post Uma atitude interdisciplinar: a capa de um portfólio.

Pesquisas e entrevistas confira em Mais portfólio e O que colocar no portfólio e aprenda mais com nossos colegas e professores : João Maria Grilo, Sonia Cruz, e Dinéia Hypolitto.

99 Respostas to “Portfólio”

  1. Nicolas Says:

    Olha tenhi 12 anos, to na 6ª série… Minha professora mando a turma fazer um Portifólio de cada aluno, colocando uma auto avaliação, desenhos feitos em sala e trabalhos de alguns meses atraz… Pois acho que joguei alguns deles fora, então uma dica para professoras nóvas ou até as mais esperientes,

    AVISEM SUA TURMA ALGUM TEMPO ANTES DE FAZER ESSE TIPO DE TRABALHO, PARA NAO AMASSAREM OU JOGASSE FORA !…

    Atencioso Aluno …

  2. amynne Says:

    quero um portifolio e quero saber o preco

  3. CLEIDE Says:

    eu gostaria que me ajudasse a montar um mortifólio criança e desenvolvimnto preciso capa sumario e outros , vc é messa nisso conto com sua ajuda grata. cleide

  4. janira de sousa ribeiro Says:

    ola achei o seu blog me ajuder a fazer um portifolio do curso de pedagogia.

  5. janira de sousa ribeiro Says:

    ola me ajude a fazer meu portifolio de enceramento do curso de pedagogia

  6. mara Says:

    Ola, gostaria que mi ajudasse a motar um portifolio para meu filho
    o tema é “Minhas melhores lembraças” falando sobre a vida dele e com fotos, mais estou sem ideia e com problemas tambem e ta tudo muito complicado de ajuda- lo e quero que ele faça tudo direitinho . Vocês podem mi enviar alguns modelos para que eu possa ajudar meu filho?
    meu emial é Ws_net_@hotmail.com
    Obrigada!!

  7. Adriana Says:

    Vi q vc tem mta experiência em relatório ou portfólios d alunos, porém estou com dificuldade em formular um relatório a respeito de uma aluna inclusiva do 4º ano no ensino básico por ela ser cadeirante e apresentar sindrome da paralisia celebral, pois ela ñ fala, ñ tem cordenação motora e se recusou o ano todo d qualquer contato com algum material didático, seu desenvolvimento ao meu ponto de vista foi somente social, pois ao início ñ gostava d ter mto contato com várias pessoas ao mesmo tempo ou em ambiente com barulho(falas… músicas…). Gostaria mto de receber se possível a sua ajuda. Obrigada! Adriana Melo.

  8. Uma indicaçao especial « art|educando Says:

    […] nos blogs dos educadores João Grilo Alandroal , de Portugal e Elisa Kerr , do Brasil. Explore alguns links indicados por eles e preste atenção à organização que dão […]

  9. Roseli Says:

    Olá,estou iiniciando portfólio dos meus alunos de 2 anos, estou com dificuldades para fazer as avaliações, agradeço se puder me ajuar é o meu primeiro ano com crianças desta idade.bjos

  10. PAMELA Says:

    Olá, adorei sua ideia de Portfólio. Sou professora e desde do começo do ano trabalho com Recuperação Paralela, e também faço meu Portfólio com trabalhos dos meus alunos.

  11. PAMELA Says:

    Olá, adorei sua ideia de Portfólio. Sou professora e desde do começo do ano trabalho com Recuperação Paralela, e também faço meu Portfólio com trabalhos dosmeus alunos.

  12. Daiane Eloisa Orteney Says:

    Olá, Elisa.

    Em 2006 até 2008 fui professora da rede municipal de ensino de Itanhaém do Ensino Fundamental II. Lá, trabalhávamos com o portfólio e os alunos adoravam. Alguns professores “torciam o nariz” porque é trabalhoso, porém é bastante enriquecedor. A participação dos alunos é fundamental, pois digo que o portfólio é como se fosse um álbum de fotografias. Os alunos ficavam felizes ao relembrar os trabalhos realizados, felizes ao observar o seu desenvolvimento e por isso, assim como um álbum de fotografias, mostravam aos colegas e contavam sobre cada etapa do processo. Hoje, sou cursista da Escola de Formação de Educadores de São Paulo, e as suas contribuições são de extrema importância para novas idéias de trabalho, como também ressaltam a importância deste material no segmento da educação.

  13. RAQUEL GUIMARÃES Says:

    Oie!
    Amei as ideias, e o capricho com que foram executadas!!!

  14. PAULO VICTOR SOUZA MIRANDA Says:

    muito boa esta idéia de criasr um portifólio para registrar essas informações que muitas vezes ficam perdidas no tempo, faço parte do curso de formação, sei que terei alguma dificuldade pois tudo que é novo assusta um pouco… más vamos lá que no final tudo dará certo e será muito bom para minha formação e de todos os outros professores

  15. Aditon Fogaça Says:

    Gostei do exemplo usado para criação de um portifólio, só vem a contribuir como incentivo para colocarmos em pratica nossa criavidade .

    • Elizete de Souza Almeida Says:

      Trabalho num Centro de educação Infantil do Municipio de São Paulo, e a construção de portfólios já é uma prática incorporada pela maioria das educadoras. O resultado final é muito prazeroso para todos que apreciam, principalmente para as educadoras envolvidas e para as famílias, que através deste intrumento didático conseguem entender a dimensão e a importância do trabalho realizado com as crianças.

  16. Gizele Says:

    Oi.Meu nome é Gizele de Jesus e estou participando da Escola de Formação.Apesar de tem um tempinho lecionando,nunca havia sido apresentada à idéia de portifólio.Adorei a idéia e conto com suas orientações.Obrigada!

  17. Rubens Bonatelli Moni Says:

    Registros, fotos e textos, globalização e contexto, assim os portfólios.

  18. Rosilene de Carvalho Campos Says:

    Olá…….sou profesora de Educação Física e nunca trabalhei com portfólios.Sei que terei algumas difículdades na elaboração desse dossiê.Espero ter muitas conquistas através desse metodo de avaliação.
    Parabéns pela iniciativa do blog!Ele traz muitas informações e relatos que nos auxiliaram bastante!

  19. Rubens Bonatelli Moni Says:

    Na guerra de ideologias até à formação da consciência trabalhadora e de mundos do trabalho, a educação renova-se frente a concepções estabelecidas; o novo, a renovação das técnicas pedagógicas encontrou guarida no uso consciente do portfólio. No resgate da historicidade abusou-se de tal técnica, mas cidadania e educação democrática procuram a utilidade justa.

    • Rubens Bonatelli Moni Says:

      A educação democrática procura responder aos anseios de aprendizagem de todas as camadas sociais. Corpo docente, incluso coordenadores e direção, também criam portfólios (de alunos, professores ou compartilhados) em que o trabalho do aprendiz encontra formas de mostrar realizações e corolário de atividades. A reflexão pedagógica sobre as artes, ciências e filosofias, utiliza-se de proveitosas técnicas de profissionais, arquitetos e designers, ao pensar sobre a realidade e o trabalho de mestres e educandos em reflexão participativa.

  20. Lisângela Simões Says:

    Parabéns pela iniciativa, Profª. Elisa! Visitei seu blog como atividade de um curso a distância de formação de professores que estou realizando e senti que nele pude encontrar muitas questões referentes à criação de um portfolio.

  21. Francisco Says:

    Olá, tudo bem? Já trabalho a um bom tempo na educação. Mas tenho dificuldade de montar um portfólio. Acredito que esse curso vai ajudar neste trabalho.
    Abraços.

  22. Nanci Moraes Says:

    Oi Elisa!
    Na minha história profissional, há uma página carinhosamente guardada: foi o dia em que conheci Samuel Kerr, ministrando uma palestra na sede da FDE a nós – na época – multiplicadores do projeto “Por uma alfabetização sem fracasso” desdobrado no grande Projeto de abrangência estadual intitulado “Alfabetização: teoria e prática”. Samuel Kerr revelou-nos páginas emocionadas de seu portifólio mental, do seu processo de profissionalização e não menos sensibilização. Vocês são parentes ou se conhecem?
    Forte abraço
    Nanci – Cotia, SP

  23. Elisangela Says:

    Que maravilha seu blog!!
    Adorei a ideia do portfólio que voce fez com o seu filho.
    Estou encantada sem mesmo conhecê-lo. Participo do curso formaçao continuada da SEE-SP
    Um abraço.

  24. Marcia Alves Says:

    Cara Elisa
    Lindo o seu blog, é motivador, emocionante, interessante, instigador e muito reflexivo, parabéns, com certeza você é uma educadora que faz toda diferença
    Parabéns

  25. Rubens Bonatelli Moni Says:

    Já sabia que portifólio é técnica muito atual em educação (compreendida?!), mas aprendi muito sobre ele ao ler o artigo em pauta.

    • Rubens Bonatelli Moni Says:

      Educação é um pouco carisma de mestre, mas muito empenho e dedicação, sabedores de nossos limites enquanto formadores de consciências frente aos meios de comunicação de massas, a pedagogia utiliza-se de técnicas que responderam aos anseios de apresentação das atividades, reflexão sobre o mundo, formulação de textos, gravuras de historicidade. Originário da arquitetura, desenho e moda, espero agora aprender como melhor utilizá-lo no processo ensino aprendizagem em que professores também somos e aprendemos com os aprendizes.

  26. Priscila Says:

    Legal, vc servir como exemplo a tantos professor do estado de sp.

  27. Marthinha Says:

    Olá, Elisa Kerr!

    Adorei o blog! Acredito que contribuirá muito com o meu trabalho.
    Leciono há 11 anos e, até o momento, nunca fiz um Portfólio.

    Abraços,
    Martha.

  28. maria josé Says:

    Visitei este blog por causa do curso de formação de professores do estado de SP, aproveitei para tirei ótimas ideias para minhas aulas, agradeço os esclarecimentos, tenho o hábito de passear pelos blogs, mas confesso que ainda não tenho um portfolio decente. Quem sabe agora com o curso faça um. Abraços!

  29. Terezinha Says:

    Olá Elisa, estou cursando o módulo 2, da etapa1, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professor, e como tenho que fazer atividade de potfólio, encontrei em seu blog sugestões e orientações que irão ajudar-me muito. Parabéns pela sua criatividade!

  30. raquel coelho Says:

    Parabéns pelo trabalho!! Esclareceu ainda mais como fazer e como utilizar esta técnica diferenciada para facilitar a aprendizagem dos alunos e incentivá-los ao uso da criatividade . Excelente idéia!!

  31. Marly Says:

    Olá, estou fazendo o curso para formação de professores e estou adorando o seu blog. Nunca fiz um portfolio antes, mas estou certa que encontrarei informações importantes e ótimas dicas para fazê-lo. Abraços, Marly

  32. Marlene Machado Says:

    Olá Elisa Kerr

    Foi importante suas dicas, principalmente a de que podemos ficar a vontade quando escrvemos sobre nós, desde que não nos afastemos dos objetivos desse trabalho ou do destino do portfólio.

    Tenho razão?

    abraço

    Marlene Machado

  33. Jorge Says:

    Parabens.

    Adorei a plastica e simplicidade com objetividade.

    Familia é o centro de todas nossas emoções. Por isso, parabens
    novamente.

  34. eliane vidotto de oliveira rosada Says:

    Achei muito legal a estória de seu filho e a oportunidade que você criou de fazer um trabalho com ele. As crianças gostam de participar e se sentem importantes na vida dos pais. Assim você consegue acompanhar o desenvolvimento de seu filho ainda mais.Parabéns.

  35. Silvia R. C. Caetano Says:

    Visitei este bolg porque ele está sendo indicado no curso de preparação de professores iniciante, apesar de estar na educação há 17 anos, este é o 4º concurso estual que sou aprovada, mas o primeiro que promove um curso de preparação de professores, amei seu potfólio com a família, tenho três filhos e um sobrinho que mora comigo´porque ganhou a bolsa integral do PROUNI, e veio para a Faculdade em minha cidade, São José do Rio Preto- SP, meu esposo adora viajar e neste ano fomos para Fortaleza – CE (Janeiro) e também para Joenville, Piçarras e São Francisco do Sul – SC (Abril) imagina quanta coisa não teríamos para escrever já que ambas foram realizadas de carro, para Fortaleza, fomos pelo Sertão e voltamos pelo Litoral, foi mágico. Sou professora de matemática acho que a facilidade para montar um potfólio fica um tanto distante de minha disciplina. Parabéns!

  36. Tatiane Says:

    Olá Elisa, estou participando do curso de formação para professores do estado de São paulo e indicaram seu blog para leitura sobre portfólio, achei seu trabalho muito bom! Parabéns!

  37. Camila Cristina da Silva Pereira Says:

    Boa tarde Elisa!
    Visitei o seu site por indicação do curso de formação de professores da SEE, e fiquei muito entusiasmada com as atividades que propôs para construção do portfólio em familia. Tenho sobrinhos pequenos e sei como é importante incentiva-los as relações de aprendizagem, a terem prazer na vida escolar, a aprenderem novos conhecimentos, e achei que estas propostas têm o potencial de estimula-los neste sentido. Também imagino desdobramentos destas atividades na sala de aula, sou professora de artes. Parabéns pelo site, visitarei outras vezes para acompanhar o seu projeto. Abraço, Camila

  38. Maria Elizabeth Says:

    Estou fazendo o curso da SEE e fique muito supresa com seu Blog, que ideia maravilhosa construir o portfólio com seu filho. Pena que não confeccionei o dos meus filhos, que já estão no curso univesitário. Eu teria como lembrança as atividades feitas por eles no percurso estudantil.

  39. José Olavo de Souza pontólio Says:

    Que idéia fantastica, estou lendo sobre portefolio e não sabia que poderia existir uma interação onde a família também tivesse momentos de participação. Gostei, achei super diferente pois também trabalha o ponto da interação do aluno com a família. O mais legal é que a capa não é a penas algo bonito escolhido aleatoriamente, existe um contexto de uma história que faz parte da vida do aluno, então, até a própria capa acaba sendo um trabalho do portefolio, parabens, adorei.

  40. Roberto Says:

    Olá, sou professor do ensino médio da rede estadual e faço resumos regularmente e vou-os adaptando e atualizando. Este procedimento, poderia considerá-lo como um portfólio? Outra questão: relatórios de desempenho também fazem parte de algum item de um portfólio?
    Parabenizo-a pelo seu trabalho, abraço.

  41. Marilia Says:

    Gostei muito de sua idéia. Sou professora de geografia e penso em fazer com meus alunos um portfólio dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
    Parabéns pelo trabalho.

  42. Edson moreira sobrinho Says:

    Não conhecia a possibilidade de construção de um portefólio como a que você apresentou.Obrigado pelas informações.

  43. delma Says:

    adorei as dicas para fazer um portifolio.
    parabens!!!

  44. luciana dias brandao santos Says:

    amei seu blog, quantas informações! me ajudou bastante, os relatóris então, maravilhosos. valeu!

  45. valnice Says:

    parabens! sou coordenadora da educaçao infantil ate a quinto ano e nunca fiz um portfolio preciso montar com os professores e quero materiais de apoio me ajude por favor. BEIJOS E QUEIJOS

  46. cristiane Says:

    Olá gostaria de umas dicas para eu fazer um portfólio de pedagogia..quais os livros e filmes que eu posso assistir..Obrigada

  47. Gislaine Says:

    Oi… Estou cursando primeiro semestre de pedagogia e preciso fazer um portfolio do professor nota dez, e não tenho a minima ideia de como se faz você pode me mandar um modelo desde já agradeço.

  48. valdelice ventura Says:

    Elisa, adorei suas dicas sobre portfólio. Também sou professora e já adoto essa prática há algum tempo. Parabéns!

  49. ALDA CLEI L. C. MELO Says:

    Ola! elisa, muito lindo seu blog, estou na 6ª etapa de pedagogia e preciso montar, um potfólio de EJA, mas nunca montei um, não sei como fazer.
    Por favor será que você pode me ajudar com uma dica?
    bjs e boa tarde.

  50. Carina Gomes Says:

    olá estive a ver o seu blog e gostei muito.
    estou desesperada e preciso de uma sugestão para decorar um dossier de matemática se poder mandar sugestões para o meu email agradecia.
    obrigada

  51. ARISTINO DO NASCIMENTO ALMEIDA Says:

    COMO MONTAR UM PORTFOLIO PROFISSIONAL EM ADMINSTRAÇÃO

    • ARISTINO DO NASCIMENTO ALMEIDA Says:

      estou cursando 1° semestre e administração, preciso montar um potfolio profissional e não sei como, vale como trabalho

  52. Vania Paixão Says:

    Olá Elisa,
    Gostei muito de seu trabalho, confesso que ao encontrar seu bloc fiquei encantada, muito legal nossas crianças precisam de profissionais apaixonados, iguais a você!

    Parabéns….

  53. Rafa Says:

    Elisa, portfolio é uma palavra de origem inglesa, portanto não contém o i nem o acento agudo na letra O.
    Bom, gostei bastante do post aqui, preciso entregar um portfolio agora, na semana que vem, e estou em busca de idéias para a capa, vc conhece algum site que tenha capas e modelos de portfolio, para inspiração ?
    []

    • Elisa Kerr Says:

      Olá Rafael,
      Bom, não escrevo port[i]fólio com esse i no meio da palavra, se por acaso em algum lugar do texto está assim foi um erro de digitação e não porque não conheço a palavra. Em alguns texto, costumo escrever nos TAGS portefolio (palavrachave), pois é assim que se escreve no português de Portugal. Quanto ao acento no O, estou a espera dos letrados decidirem como será o correto em nosso português, pois não há um consenso, nem mesmo nos títulos dos livros, mas se você fizer uma pesquisa no google acadêmico descobrirá que a maioria escreve com o acento.
      Valeu!

    • Daniela Viana Says:

      Rafa, sou professora de inglês e, portanto, digo que a palavra pode, sim, ser escrita com ‘i’ e acento agudo. Não defendo a bandeira do aportuguesamento do vocabulário de línguas estrangeiras, mas as palavras sofrem alterações gráficas até mesmo na língua materna! É natural que ao longo do tempo as palavras sejam alteradas de acordo com sua pronúncia, isso acontece nas línguas em geral, com certeza nas duas que conheço razoavelmente: português e inglês.
      Elisa, parabéns pelo blog ou blogue, se preferir!

  54. andreia lopes Says:

    olha tenho que fazer portfolio a cada diciplina e não tenho nenhuma base coco faser eu estou no primeiro semetre de pedagogia me ajude.

  55. Márcia Regina Says:

    Oi Elisa gostei muito do seu trabalho.
    Tenho que fazer um portifólio para faculdade sobre Lingua portuguesa do curso de letras, estou totalment perdida não sei nem o que é, nem como começar.Se vc puder me ajudar.
    bjus

  56. Letícia Mota Says:

    Cara Elisa,
    Seu blog é incrível, estou realmente encantada…
    Comecei a estudar didática para prestar um concurso, no comcei pensei que só serviria para fazer uma boa prova e alcançar o objetivo de passar.
    Então tive uma agradável surpresa, me encantei pelo tema, percebi que para ser um bom professor é preciso muito mais que simplesmente saber um conteúdo.
    Sempre sonhei e ser professora e agora vislumbro a possibilidade de trabalhar de maneira a fazer diferença na vida dos alunos e na minha própria.
    Na semana que vem darei uma aula para a banca examinadora do concurso e queria que fosse algo bacana.
    Sou advogada e darei aula em direito, infelizmente, na faculdade, principalmente no direito, as questões pedagógicos não são valorizadas.
    Pensei em propor como uma das forma de avaliação a construção de um portfólio, onde os alunos pudessem dissertar sobre o que pensam dos conteúdos, onde eles pudessem realizar atividades vizualizando o seu crescimento e me ajudando a refletir sobre a minha prática docente, os pontos que devo melhorar, etc.
    Assim, gostaria de saber se vc pode me ajudar com dicas, como será uma aula avaliativa quero saber se cabe a proposta de construir um portfólio e se couber como posso introduzir, explicar como se dará sua formação.
    Desde já agradeço, seu blog é um espaço incrivel para aqueles que consideram a educação um valor humano.

  57. iara helena de camargos Says:

    gostaria de saber montar um portifolio para Educação Especial . beijos

  58. Rosana Coelho de Andrade Rodrigues Says:

    Gostaria de algumas dicas para elzaborar um portflolio. Trabalhei esse semestre com atividades praticas em aulas de espanhol e preciso faser um portlolio para apresentar para a minha supervisora. Tenho muitas ideias porem quero ter um esqueleto como faze-lo. Agradeço desde já.

    • Elisa Kerr Says:

      Rosana,
      Digite portfólio no pesquisa do blog que vc encontrará mais informações para te ajudar.
      Grata pela visita

  59. jaqueline da silva Says:

    Professora Elisa,

    A senhora é otima professora, adorei suas fotos e amo suas roupas.

    ass.: Sua aluna Jaqueline da Silva serie: 6 B

    • Elisa Kerr Says:

      Jaqueline,

      Apesar das broncas em sala de aula, quero que saiba que amo ensinar, amo meus alunos. E acredito na frase “Quem ama educa”. Vou pegar no pé de vocês sempre!

  60. Adriana Says:

    Ola!

    Preciso de sua ajuda! Estou no V período de pedagogia e tenho que montar um portifólio da disciplina de matemática. Você pode me ajudar? Achei seu blog muito interessante. Abraços

  61. sonia Says:

    Olá Elisa, estou precisando de ajuda na decoração das páginas do meu portifólio. Já montei as páginas, mas quero decorá-las. Você pode me ajudar? Adorei o seu blog. Beijos

    • Lilian Thais Says:

      olá Elisa, estou prescisando de ajuda,como fasso um portífolio das disciplinas estudadas no semestre do curso de pedagogia.

      Gostaria se possivel de umas dicas de como devo começar são 07 disciplinas ao todo. e qual é o melhor modelo de capa para esse tipo de portifólio.

  62. inayana Says:

    preciso de uma capa de portfolio é para o meu curso d arquitetura e nao tenho a minima ideia como fazer, pois é o meu primeiro me de uma sugestão;desde ja obrigado!!!

  63. Laura Lopes Ribeiro Says:

    Olá, quero produzir um portifólio das atividades realizadas em sala com meus alunos da Eja 4 fase, em língua portuguesa juntamente com as aulas de história. A minha idéia é convidar dois alunos a cada aula para anotarem sobre as atividades e posteriormente relatar, após, iremos partir para a correção com a turma e retextualização. Quando todos tiverem participado da construção dos textos, iremos montar o nosso PORTIFOLIO GIGANTE da EJA. Quero usar fotos e textos escritos por eles e toda a criatividade da decoração ficará por conta deles. Sera que ficará bom? estou no caminho certo?

    • Elisa Kerr Says:

      Laura,
      É isso mesmo, você monta com seus alunos e criam juntos. Se você puder compartilhar conosco depois será muito bom.
      Um Abraço.

  64. Solange Duarte Moreira Says:

    preciso elaborar um portfólio do curso de RH, no qual temos que inserir as informações/trabalhos realizados em sala de aula a cada término de módulo. Portanto, preciso muito de sua preciosa colaboração, pois nem sei como iniciá-lo.

  65. Portfólio nas aulas de artes « art|educando Says:

    […] Precisei simular um portfólio de aprendizagem para a disciplina de avaliação do curso de Pedagogia. Resolvi montar esse portfólio com atividades artísticas desenvolvidas com meu filho de 8 anos, como se ele fosse meu aluno na escola. Fiz essa proposta a ele e para minha surpresa ele concordou. Tem sido muito gostoso realizar essas atividades. Veja a proposta e os resultados nas páginas – do lado direito do blog –  com título iniciando com a palavra Portfólio. […]

  66. soraia tabatinga Says:

    Preciso de um modelo com sugestões de introdução sobre Instrumentos de Avaliação no curso de especialização em Docência do Ensino Superior. Te agradeço muito

  67. gracielli Says:

    Oi!!!!

    Precisava de um modelo de protifólio para usar com meus alunos de 4 anos que estão no período preparatório!!!
    Desde já lhe agradeço!!!!

    Beijosssss!!!!!

    • Elisa Kerr Says:

      Gracielli,
      De uma olhada no do meu filho, é um bom modelo, faça as devidas alterações e pronto. Tem várias atividades publicadas, avaliação, etc.

  68. Cecília Portela Says:

    Oi linda, vc não imagina como tem me ajudado nesse assunto sobre Portfólio. Trabalho com consultória pedagógica e vivencio muito esse temo. Usei até seu material como exemplo em algumas oficinas. Parabéns querida. Sou de Fortaleza, ceará. Beijos

  69. Vanessa Gonçalves Santos Says:

    a rede municipal de camaçari oportunizou aos professores um modo “diferente” de registro avaliativo das crianças, seja o prortfólio mas
    Penso em implementar este processo em 2009, com o grupo, se tiver mais sugestões que possam ajudar nesse início…. te agradeço!!
    Bjs!

  70. silvia Says:

    Olá. Preciso de modelo de potfólio para registrar o progresso de meus alunos do 4ºano do ensino fundamental. Obrigada pela atenção.

  71. Adriana Regina Says:

    Gostaria de receber um texto pa introdução do meu protfólia.
    Grata,

  72. Aline Says:

    Elisa,
    Sou coordenadora pedagógica de ed. infantil na rede pública. Seu blog tem contribuído bastante nas minhas pesquisas e estudos.
    Venho estudando sobre portfólio e agora (em 2008) a rede municipal oportunizou aos professores um modo “diferente” de registro avaliativo das crianças, seja o prortfólio ou não, mas a maioria dos professores ainda não “ousaram”…….
    Penso em implementar este processo em 2009, com o grupo, se tiver mais sugestões que possam ajudar nesse início…. te agradeço!!
    Bjs!

  73. Elisa Kerr Says:

    Fabiana,
    Em que posso te ajudar?

  74. Elisa Kerr Says:

    Edimar,

    Um portfólio profissional você monta como quiser, mas o educacional deve seguir a ordem cronológica para que o professor avalie o processo de construção de seu conhecimento. Aconselho a dinamizar mais o portfólio, caso tenha realizado trabalhos em grupo, acrescente fotos do grupo trabalhando, estudando, vídeos; se fez estágio em alguma instituição, coloque faça o mesmo coloque algumas fotos. È bom que você acrescente o seu parecer pessoal sobre cada resumo de texto, ou seja, de sua opinião sobre o assunto, assim você torna seu portfólio pessoal. Lembre-se que o portfólio tem que refletir o aluno, se você colocar só os resumos o portfólio refletira os autores.
    Grata pela visita

  75. edimar josé lima Says:

    Elisa

    estou cursando o 1° ano de administração, e preciso montar um portfólio acerca de alguns trabalhos da disciplina
    de Responsabilidade Social. São alguns textos q estudamos e resumimos! Para montar esse portfólio eu devo seguir a mesma sequência desses seus exemplos? Ou tem alguma diferença?
    Grato

  76. Fabiana Souza Says:

    Preciso criar um portfolio sobre didatica em educação a distancia me ajude.
    Desde ja agradeço

  77. Elisa Kerr Says:

    Luiza,

    Você visitou a página Mais Portfólio? Nessa página eu indico alguns texto e o educador português João Grilo. Com esses textos você terá mais base para montar seu portfólio. Não tem modelo, mas você tem que entender bem o processo. O formato de apresentá-lo depende de você, pode ser uma pasta decorada, uma bolsa, uma caixa. Leia lá no João Grilo, ele é bem didático em sua explicação.

  78. Luzia Says:

    Olá Elisa Tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo Blog percebi que você pode ajudar muitas pessoas e gostaria que me ajudasse.
    Estou finalizando o curso de Artes e preciso entregar um portifólio daqui três semanas mas não tenho noção de como fazer. Porém tem um modelo uma regra a seguir ou não? Será que poderia me enviar algum modelo com relação a estrutura, textos e algumas dicas de capas?

    Se puder me ajudar ficarei grata desde já,

    Obriagada

    Luzia.

  79. josie Says:

    oi!!! meu nome é Josie, estou no curso d pedagogia e tenho 3 portfólios pra entregar um deles não deve ser usado a pasta catalogo, gostaria de algumas dicas de capa e se posso usar um caderno brochura, para a montagem ou se vc pode me dar uma outra dica e alguns modelos de capa
    e qual material usar pra que seja criativo e bonito.
    beijos!
    obrigado desde já…

  80. Elisa Kerr Says:

    Rosana,

    Trabalho com alfabetização de jovens e adultos e usamos as fichas que publiquei no blog. Colocamos as ativisdades mais significativas para o registro. Assim sabemos se estamos conseguindo ajudar aos alunos em seu desenvolvimento. Muito do que publiquei sobre portfólio são resultados de minha experiencia, em sala de aula, com jovens e adultos.

  81. Rosana Says:

    Gostaria de saber como são feitos os portfólios da alfabetização
    de jovens, adultos e idosos, eo parecer inicial e o parecer final com o objetivo de cada atividade.

  82. isvania Says:

    Olá Tudo bem!!!

    Gostaria de montar um portifolio sobre atividade musical, tenho tdo o conteúdo mais não sei montar, gostaria de uma ajuda.Aguardo uma resposta , o mais breve possível. bjos

  83. Elisa Kerr Says:

    Rafaela,
    É simples, separe as atividades que você mais gostou, coloque em ordem cronológica para que o leitor perceba progresso e a continuidade de seu desenvolvimento. Dê um parecer sobre cada atividade que escolheu e porque escolheu, descreva a importancia dessas atividades para o seu desenvolvimento profissional e pessoal etc. Não há uma regras definidas, o portfólio é pessoal, o que escrevi são sugestões. Digite portfólio no compo do procura do próprio blog que você vai encontrar várias páginas que escrevi.

    Profª Elisa

  84. RAFAELA Says:

    Preciso muito criar um portifólio, para um curso sobre linguagem e alfabetização que estou participando, não sei nem por onde vai, estou perdida, a minha turora disse que eu deveria selecionar algumas atividades aplicadas na disciplina de linguagem e fizesse um relatorio sobre o que observei ao aplicar a atividade, por favor mim ajuda e para quinta-feira( 14/08/2008)…

  85. Elisa Kerr Says:

    Nicinha,

    Posso te ajudo no que me for possível. A capa é simples. Ela reflete o dono do portfílio, seu pensar, seu gosto pessoal, ou seja, tem que ter sua cara. Quantpo ao conteúdo que deve conter, isso fica a cargo de cada orientador de curso em comum acordo com o aluno. Você precisa questionar mais seu professor.
    Faça com calma. Primeiro estude bastante o tema “portfólio” e seus objetivos, funcionalidades, a bibliografia, etc; e só depois se preocupe em montá-lo. Essa montagem acontece naturalmente quando compreendemos bem o seu propósito.
    Qualquer coisa volte aqui.

  86. nicinha Says:

    Olá, estou no 1º semestre da faculdade de pedagogia à distância.
    E já de cara devo montar um portfólio sobre as perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar /fundamentos históricos e filosóficos da educação brasileira. eu tenho lido bastante sobre Piaget.Vygotsky e outros.
    Agora olhando esse prim. passo. que é a confecção da pasta., me vem várias idéias para essa parte que também é muito importante, fazer de tinta terra, ou quem sabe de papelagem, mas o que me confunde memo. é iniciar como? com as pesquisas. o que coloco antes do que. e a finalização? quantas páginas deverá ter no máximo. pode me orientar? grata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 127 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: